Por Danielle Andrade
Publicado em 10/06/2025
Editado em 16/07/2025, às 7:20
Com o objetivo de fortalecer a rede de proteção a crianças e adolescentes, gestores das escolas municipais de Guarulhos participaram na tarde desta quinta-feira (5), do quinto encontro do Curso: Núcleo de Prevenção às Violências, coordenado pela Divisão Técnica de Políticas para a Diversidade e Inclusão Educacional e Programa Saúde na Escola (PSE), realizado no Salão de Artes do CME Adamastor.
A formação buscou promover conhecimento sobre os serviços que compõem a rede de proteção, fortalecendo o trabalho conjunto entre educação, saúde, direitos humanos, assistência social e demais órgãos de proteção, como a participação de representantes do Conselho Tutelar.
Durante o encontro, os participantes receberam orientações sobre como a escola deve proceder em casos de vulnerabilidade de alunos. “É necessário um conjunto de medidas de proteção para assegurar que as ações sejam efetivamente implementadas nas escolas. Por isso, o Conselho Tutelar, junto com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), assume o papel de grande importância nesse processo, como receber e investigar denúncias de violência, negligência, maus-tratos, abandono e encaminhar esses casos para que sejam tomadas as devidas providências”, explicou Jéssica do Nascimento, conselheira tutelar da região de Cumbica, acompanhada das conselheiras Alessandra Carvalho e Juliana Martins.
A iniciativa, realizada em parceria com a Comissão Intersetorial Permanente de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes – Guarulhos Cidade que Protege, visa a contribuir para a formação integral dos estudantes, por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, além de apoiar o enfrentamento das vulnerabilidades que impactam o desenvolvimento pleno de crianças e adolescentes no ambiente escolar.