Por Carla Maio
Publicado em 05/08/2025
Livros feitos por muitas mãos, que reúnem as produções textuais das crianças e representam o olhar único de cada um sobre o mundo. Na culminância do projeto “Letras que contam histórias”, a EPG Procópio Ferreira, na região do bairro dos Pimentas, convidou os responsáveis e familiares para o lançamento de livros com histórias escritas pelos próprios alunos dos estágios 1 e 2 e 1º ano do ensino fundamental da unidade escolar, evento com direito a sessão de fotos e autógrafos
O evento de lançamento, que aconteceu no último dia 3 de julho e contou com as presenças do secretário de Educação, Silvio Rodrigues, e da Supervisão Escolar, ofereceu ao público leituras de histórias pelas crianças e compartilhamento das professoras sobre o desenvolvimento e produção do livro para cada turma. Todos os livros autografados agora fazem parte do acervo da unidade escolar. Para conhecer os livros com a história dos educandos, acesse https://padlet.com/saraal15/biblioteca-virtual-epg-proc-pio-ferreira-2025-1vnuzz3zz1jv2vdp/wish/kxodWG1AzEx0QgP7.
“O projeto surgiu da necessidade de incentivar o desenvolvimento da leitura e escrita das crianças. Percebemos que a linguagem vai além das palavras: é ferramenta de expressão, conexão e transformação. Por isso, buscamos um caminho que valorizasse o protagonismo dos educandos no processo de aprendizagem, tornando-os autores das próprias histórias”, explicou Carla Aparecida da Silva Cavalheri, coordenadora pedagógica da unidade, orgulhosa da produção textual dos alunos.
A parceira de Carla na coordenação pedagógica, Sara de Albuquerque Lopes, explicou que as crianças participaram de todas as etapas do processo, desde a escolha dos temas e personagens à revisão e ilustração das páginas. “Cada texto carrega traços de imaginação, aprendizados, sonhos e descobertas. Mais do que um produto final, o livro é o reflexo de uma jornada de crescimento, no qual, cada um descobriu que pode ser autor da sua própria história”, finalizou Sara.