Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Portal da Secretaria de Educação de Guarulhos


Alunos da EPG Silvia de Cássia visitam exposição do artista Maxwell Alexandre no Sesc Guarulhos



Por Carla Maio e equipe da EPG Silvia de Cássia Matias
Publicado em 14/08/2025

450 visualizações



Os signos preto, branco e pardo e a predominância de tons amarelos, verdes, vermelhos e azuis, em mais de 50 retratos pintados a óleo sobre papel pardo, chamaram a atenção dos alunos do ensino fundamental da EPG Profª Silvia de Cássia Matias, que visitaram na última terça (12) e quarta (13) a exposição Novo Poder: passabilidade, do artista plástico Maxwell Alexandre, no espaço expositivo do Sesc Guarulhos. 

As obras destacam-se pelo realismo e pela sensibilidade em retratar personagens negros em posições de poder e atitude. Durante a visita, os estudantes puderam apreciar a delicadeza com a qual o artista aborda temas como pertencimento, permanência e prazer, elementos que ressoam profundamente em suas próprias vivências. 

Para as turmas da EPG Silvia de Cássia, a exposição se tornou um espaço de reflexão e diálogo, onde os próprios alunos, como protagonistas de suas comunidades, puderam se conectar com a dinâmica de poder e representação presente nas obras e em seu próprio entorno.

O modo como o artista Maxwell Alexandre retratou as pessoas não passou despercebido pelos alunos do 4º ano Flávia Rebeca Cardoso Mendes, de 10 anos, Hector Menezes Costa, 9, e Davi Oliveira de Araújo, 10. “Todas as pessoas eram negras e estavam muito estilosas”, comentou Flávia. “Por enquanto eu nunca tinha visto pinturas com imagens de pessoas como as que o Maxwell pintou”, observou Hector. “Se eu fosse artista, queria pintar um quadro com crianças felizes indo para a escola”, disse Davi, animado.

De volta à escola, a jornada de aprendizado continuou. “Em uma roda de conversa mediada pelos professores, os alunos compartilharam as impressões que mais os marcaram. Impactados pela exposição, eles se sentiram inspirados a realizar uma releitura da obra que mais os tocou”, explicou a coordenadora pedagógica Cibele Malveiro do Nascimento. Cibele contou ainda que a atividade se tornou poderoso exercício criativo, no qual cada aluno pode expressar seus próprios sonhos e aspirações, projetando um futuro próximo com as possibilidades e os anseios que a arte de Maxwell Alexandre despertou neles.

“Me chamou atenção como ele descrevia a cultura negra, como ele falava sobre onde vivia no Rio de Janeiro, na Rocinha, em forma de pintura. Ele não falava em palavras, mas fazia pinturas com materiais que normalmente não são usados, como graxa de sapato e papel pardo. Se eu fosse uma artista, mostraria que todo mundo é bonito do jeito que é, não importa o padrão da sociedade, a pessoa pode viver do jeito que quiser e ser feliz do jeito que ela é, saber o seu valor”, explicou Maria Eduarda Dia de Oliveira, 11, aluna do 5º ano. 

A exposição Novo Poder: passabilidade segue até 1 de fevereiro de 2026, de terça a sexta, das 9h às 21h30, sábado, das 9h às 20h e domingo e feriado, das 9h às 18h, no Sesc Guarulhos, que fica na Guilherme Lino dos Santos, 1200 - Jardim Flor do Campo.

Saiba mais sobre a exposição em https://www.sescsp.org.br/editorial/sesc-guarulhos-recebe-a-exposicao-novo-poder-passabilidade-de-maxwell-alexandre/.

Galeria



Assuntos Relacionados

Educação


Outras Notícias