Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Portal da Secretaria de Educação de Guarulhos


EPG Maria Isabel de Assis promove roda de conversa com famílias de alunos do atendimento especializado



Por Danielle Andrade
Publicado em 01/09/2025
Editado em 02/09/2025, às 12:15

501 visualizações

Como parte das atividades da Semana da Pessoa com Deficiência, a EPG Maria Isabel de Assis, no Parque Primavera, realizou nesta sexta-feira (29) uma roda de conversa voltada às famílias dos alunos atendidos pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE). A ação destacou a importância do diálogo entre escola e família, pautado no acolhimento, na igualdade de oportunidades e na inclusão social.

O encontro teve início com um momento de acolhimento, no qual os pais puderam se apresentar e compartilhar experiências relacionadas à realidade de cada criança com a professora do AEE, Rita de Cássia Felix. Entre os temas, a necessidade de conhecer os direitos da criança com deficiência, pois é essencial combater todas as formas de preconceito e discriminação. Assim como garantir uma educação inclusiva e de qualidade, com materiais acessíveis. 

A mãe Adriana Santos, relatou sua experiência ao descobrir o diagnóstico de autismo do filho Lucas Lisboa, de 7 anos. A insegurança de que não conseguiria ser uma boa mãe e o medo de como a nossa sociedade reagiria, se as pessoas estariam abertas para compreender o autismo. Já Denise Lemos, mãe do aluno João Henrique Pereira, 6, compartilhou que o filho já é atendido pelo neurologista e iniciará o acompanhamento com uma psicóloga da Unidade Básica de Saúde da região. 

As famílias assistiram ao vídeo “Meu Amigo Faz iii” (https://www.youtube.com/watch?v=uyAkjS8cvvI), que trouxe importantes reflexões sobre inclusão e empatia. A exibição fala do livro infantil da autora Andréa Werner, que aborda de forma sensível a diversidade como algo natural e positivo, motivando as crianças a encararem-na. Além disso, a reunião tratou sobre a Lei nº 13585/2017, que trata da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Em 2025, o tema da semana é "Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz!", mobilizando escolas, famílias e a sociedade para uma reflexão sobre o papel da inclusão e o respeito às diferentes formas de deficiência.

Durante a conversa, a coordenadora pedagógica da escola, Marcela Ferreira, ressaltou que a deficiência não define uma criança e nem o seu desenvolvimento, por isso as famílias precisam conhecer os seus direitos. “É gratificante perceber a evolução das crianças e esse assunto é muito reforçado em nossas formações". 

A programação também contou com uma dinâmica de integração, em que os participantes confeccionaram brinquedos utilizando com bexiga e farinha, proporcionando momentos de cooperação e afeto.




Outras Notícias