Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Portal da Secretaria de Educação de Guarulhos


Alunos da rede municipal celebram Semana da Pátria com desfile cívico no Jardim Cumbica



Por Danielle Andrade
Publicado em 04/09/2025
Editado em 09/09/2025, às 11:26

397 visualizações

Para incentivar os valores cívicos e envolver a comunidade escolar, na última terça-feira (2) a EPG Bárbara Andrade Tenório de Lima, no Jardim Cumbica, promoveu o 1º Desfile Cívico Descentralizado em parceria com a Fanfarra da Escola Estadual José Alves Cerqueira César. A iniciativa, alinhada ao projeto político-pedagógico da escola (PPP) celebrou a Semana da Pátria, com atividades culturais que ampliaram os espaços de aprendizagem para além de aula. 

O ponto de parada escolhido para os ritos cívicos foi a " Praça L”, localizada entre os cruzamentos das ruas Lindo, Francisco Ferreira Duarte, Hermínia Francisca Ferreira e Venâncio, na qual os alunos entoaram os hinos Nacional, o de Guarulhos e o da Independência. 

As apresentações culturais valorizaram a temática da Semana da Pátria, os alunos do 1º ao 5º ano apresentaram cordéis autorais e alunos do 2º ao 4º ano participaram de um jogral, e uma canção com alunos do 5º ano do período da tarde. Professores e funcionários estiveram empenhados na organização, no estudo dos hinos e na criação de adereços. 

Um dos pontos altos foi a apresentação da bandeira oficial da escola, criada pelo aluno Isaac Natan, do 4º ano, por meio do projeto Bandeiras. A ação contou com a curadoria e posterior votação aberta à comunidade a comunidade escolar. As três bandeiras mais votadas receberam medalhas e a bandeira em 1º lugar foi reproduzida em tamanho real, tornando-se o símbolo oficial da escola. 

Para a vice-diretora Talita dos Anjos e a diretora Eufrasia Pereira, a iniciativa representou um momento único no bairro, com a participação da fanfarra e do desfile, e da presença do secretário de Educação, Silvio Rodrigues. Os moradores foram impactados positivamente ao reviver memórias afetivas, bem como o envolvimento da comunidade escolar e familiares, acompanhando a escola no trajeto. 

A escola, ao ocupar os espaços do bairro, valorizou a tradição da música de fanfarra, proporcionando a muitos alunos a experiência de ver esse tipo de apresentação pela primeira vez.

Galeria




Outras Notícias