Por Carla Maio
Publicado em 30/09/2025
Editado em 30/09/2025, às 7:21
A Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Gestão de Espaços Educacionais (DGEE), esteve representada em conferência internacional sobre ensino de línguas e avaliação, que aconteceu entre os dias 11 e 13 de setembro, na Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná. Na ocasião, a professora de língua e cultura inglesa Thalita Wanderley Queiroz fez um compartilhamento de experiência pedagógica sobre o material didático utilizado na rede municipal de Guarulhos.
Além da presença de Guarulhos, profissionais de diversas regiões do Brasil e também de outros países se reuniram para apresentar produções científicas, compartilhar práticas e participar de plenárias e workshops que contribuíram efetivamente para promoção de saberes. A participação em eventos científicos qualifica o processo formativo docente e fortalece vínculos e parcerias entre universidades estaduais e federais com os municípios brasileiros.
Essa já é a terceira vez que o município de Guarulhos participa do evento que acontece bienalmente. Neste ano, sob a temática “Caderno de orientações e unidades didáticas para promoção de educação linguística: do diagnóstico à publicação”, Thalita Wanderley Queiroz detalhou a trajetória identitária nas relações de aprendizagens e troca de saberes entre educadores e educandos, que culminaram na publicação utilizada nas aulas e nos cursos livres de línguas oferecidos nos espaços educacionais de Guarulhos e também nas unidades escolares da rede municipal por meio dos professores de língua e cultura inglesa.
Nessa edição, a conferência uniu três importantes eventos: a 5th Laalta Conference Latin American Association for Language Testing And Assessment, o VII EPIC – Encontro de Professores de Inglês para Crianças & VI Seminário de Avaliação em Língua Estrangeira para Crianças e o VI Semaple – Seminário de Avalição de Proficiência em Línguas Estrangeiras.