Por Danielle Andrade
Publicado em 30/09/2025
Editado em 03/10/2025, às 13:46
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, passou a oferecer desde julho deste ano turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no período diurno. A iniciativa atende a uma demanda crescente de pessoas que enfrentam dificuldades para frequentar as aulas à noite, seja por motivos de segurança, distância ou incompatibilidade de horários. Além de ampliar o acesso à educação, a iniciativa proporciona formação em espaços acolhedores e repletos de atividades culturais, educativas nos CEUs e Centros Municipais de Educação.
Para celebrar a volta aos estudos, na manhã desta sexta-feira (26), a Secretaria de Educação promoveu um círculo de cultura no Centro de Incentivo à Leitura do CEU Ponte Alta, reunindo estudantes do período diurno para um momento de acolhimento e integração. Durante o encontro, os participantes compartilharam suas histórias de vida, trajetórias de superação e sonhos renovados por meio dos estudos. O momento contou com um café da manhã especial em referência ao Setembro Amarelo, reforçando a importância do autocuidado, do bem-estar e da autoestima.
A retomada da vida escolar é um passo transformador na vida de muitas pessoas que, por diferentes motivos, não puderam concluir a educação básica na idade apropriada. Foram muitos relatos emocionantes e reflexões sobre a importância de ser protagonista da própria história, evidenciando que quando é definido um propósito, é possível superar as dificuldades e acreditar no potencial de cada um, além de abrir caminho para novas conquistas.
O encontro também contou com uma apresentação artística dos alunos Marcelino Martins e Paulo Vitor de Campos, que encantaram o grupo com personagens de palhaço. Além de artistas circenses, eles participam das aulas de teatro do Cemear e realizam ações solidárias em hospitais e instituições, levando alegria a crianças e adultos.
As aulas presenciais diurnas da EJA acontecem no Centro Municipal de Educação e Artes (Cemear), com sede na EPG João Alvares, no bairro Macedo; no CEU Ponte Alta, com sede na EPG Edson Nunes Malecka, no Jardim Ponte Alta; e no CEU São Rafael, com sede na EPG José Jorge Pereira. As turmas atendem os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano).
Coordenado por Fabíola Moreira da Costa, chefe da divisão de formação do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas (DOEP), o projeto da EJA diurna teve início em julho deste ano e conta com a atuação das professoras Mirian Cristina Freitas, Marcia Maldonado e Simone Fukunaga. Elas participam de encontros online semanais com a equipe técnica da Secretaria de Educação para acompanhamento pedagógico.