Por Carla Maio
Publicado em 15/10/2025
A EPG Rogério Damião de Freitas, na região de Cumbica, reuniu a equipe escolar e familiares dos alunos no último dia 29 de setembro para uma roda de conversa sobre a importância da avaliação neuropsicológica como ponto de partida para identificação de condições atípicas nas crianças.
O encontro, mediado por profissionais de atendimento multidisciplinar, integrou a programação do Conselho Participativo de Classe e Ciclo da unidade e teve como objetivo abordar o papel das intervenções em Psicoterapia, Terapia Ocupacional e Psicopedagogia.
O Terapeuta Ocupacional Jonas Gouveia de Macedo, a Psicopedagoga Néia Aparecida Delafina Ramos e a Psicóloga Thais Ribeiro apresentaram o trabalho da clínica, propondo reflexões sobre o papel do professor na formação infantil, especialmente de crianças atípicas, além de trazerem momentos de acolhimento e reconexão com o propósito do ensino.
De acordo com a coordenadora pedagógica da unidade escolar, Ellen Nunes, o espaço foi importante para expandir a consciência e a reflexão dos educadores e familiares sobre como podem contribuir na identificação e desenvolvimento de crianças atípicas.