Por Carla Maio
Publicado em 17/10/2025
Editado em 17/10/2025, às 15:57
As escolas da Prefeitura de Guarulhos estão explorando a plataforma digital Matific, ferramenta com conteúdo de conhecimentos matemáticos que objetiva fortalecer as aprendizagens e envolver educadores e educandos em uma jornada inclusiva e dinâmica. A ação parte do conceito de Expedição Matemática, que busca valorizar o protagonismo dos educandos, estimular a cooperação, promover o prazer e transformar a aprendizagem matemática.
A plataforma digital Matific tem como principal objetivo promover situações em que os educandos possam aplicar conhecimentos matemáticos por meio de trilhas e desafios interativos. Dessa forma, é possível desenvolver o pensamento lógico, criativo e crítico, competências essenciais tanto para o desempenho em avaliações externas quanto para a formação integral dos educandos.
Na EPG Teresinha Mian Alves, no Jardim Álamo, os alunos têm demonstrado bastante autonomia na utilização da plataforma. Muitos já conseguem refletir sobre o que aprenderam e o melhor: como aprenderam. Os alunos afirmam que já conseguem resolver problemas de álgebra, com divisão e subtração, e atribuem tal aprendizado ao aprofundamento que a plataforma faz daquilo que o professor explicou durante as aulas. Os alunos também afirmam que a possibilidade de jogar com outros colegas é o diferencial da plataforma digital Matific.
O coordenador pedagógico João Paulo Araújo destacou que as formações em hora-atividade foram essenciais para que os professores pudessem se apoiar e compartilhar experiências, tirar dúvidas e compreender as possibilidades de uso e o funcionamento da plataforma, o que resultou em maior adesão do grupo.
Com a turma do 2º ano, a professora Deise Costa Ferreira fez pequenos agrupamentos produtivos e atribuiu as atividades da trilha educativa de acordo com os avanços ou dificuldades que os alunos demonstraram durante o uso da plataforma. Enquanto os alunos jogam, a plataforma monitora o desempenho de cada um deles para, em seguida, gerar relatórios que são observados pelo educador e com os quais é possível fazer intervenções em tempo real, diagnosticar a aprendizagem, avaliar e revisitar suas práticas pedagógicas e planejar novas estratégias de ensino.
Já o professor Anderson Antonovicz Lopes destacou o aspecto visual da plataforma, para ele, fundamental para chamar a atenção dos alunos e deixar o aprendizado mais divertido. O educador explicou ainda que a plataforma não prescinde do uso dos materiais e recursos didáticos com os quais os professores trabalham, já que uma coisa não vai substituir a outra. A plataforma digital Matific se apresenta como um recurso lúdico e intuitivo, que ajuda os alunos em seu processo de aprendizagem ao mesmo tempo em que auxilia os professores a obterem melhores resultados no ensino da matemática.
Para potencializar o uso da ferramenta pelas escolas da rede municipal, a Secretaria de Educação disponibilizou dois encontros formativos online com a professora Nadia Moya, formadora especialista da plataforma Matific. Nessa imersão formativa, os professores vão compreender o que é a plataforma e como ela pode transformar a aprendizagem dos educandos com recursos inovadores e gamificados. Para acessar o conteúdo, clique aqui.