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Alunos da rede municipal apresentam projetos de ciências durante a Semana do Conhecimento 2025



Por Carla Maio
Publicado em 29/10/2025
Editado em 29/10/2025, às 12:26

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Alunos do ensino fundamental e da educação infantil das escolas da Prefeitura de Guarulhos participaram na quinta-feira (23) de Feira de Ciências no Centro Municipal de Educação Adamastor, ação a que integrou a edição da ExpoCriatividade junto à programação da Semana do Conhecimento 2025. Desde segunda-feira (20), o evento vem oferecendo atividades gratuitas, como palestras, oficinas e apresentações de projetos voltados à ciência, à tecnologia, à inovação e à sustentabilidade.

Alinhados ao tema “Planeta Água – A Cultura Oceânica para Enfrentar as Mudanças Climáticas no meu Território”, os educandos da rede municipal apresentaram projetos de ciências desenvolvidos em suas escolas, no Salão de Artes do CME Adamastor. Durante as exposições, os educandos demonstraram grande domínio e desenvoltura para falar sobre a vida marinha, o meio ambiente, a cadeia alimentar, os brinquedos ecológicos, entre outros desafios do nosso tempo.

Fruto da parceria entre as secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação e a de Educação, a ExpoCriatividade tem como finalidade despertar a curiosidade científica de forma divertida, envolvendo educandos e educadores no ecossistema tecnológico guarulhense.

Confira os projetos apresentados pelas escolas:
EPG Carlos Drummond De Andrade

Do prato ao corpo: a importância da água na alimentação
Os alunos, organizados em grupos, confeccionaram os trabalhos, os expuseram na feira de ciências para a comunidade e cada grupo apresentou seu projeto, explicando seu real significado.

EPG Cesar Lattes

Água: essencial para a vida!

Os educandos foram divididos em grupos e pesquisaram sobre a água; desperdício e economia de água, a água no corpo humano, problemas relacionados a sua escassez, sua poluição e tratamento, ciclo da água e seus estados físicos, consumo de água na produção de produtos e a água virtual. Os educandos produziram cartazes informativos, maquetes, desenhos, slides simples, dramatização. Realizaram uma exposição com um circuito interativo explicando sobre a temática. Na culminância do projeto os educandos participarão de uma visita ao Núcleo Engordador, onde ampliaram seus conhecimentos sobre o meio ambiente, participaram de uma atividade guiada sobre ecossistema, ciclo d’água, observarão nascentes e curso d’água. Os educandos têm como objetivo compor um mural final ou um “jornal da água” realizado pelos educandos.

EPG Crispiniano Soares

Cultura Oceânica: uma experiência com mapa mental e dramatização na educação de estudantes surdos do ensino fundamental I
O trabalho em questão tem por objetivo comunicar o recorte de um processo formativo envolvendo o uso de mapa mental e de dramatização a partir da temática Cultura Oceânica, no trabalho em sala de aula com estudantes surdos falantes de Libras. São focos também desse recorte, a descrição e a apresentação das aprendizagens mobilizadas com os educandos surdos a partir da temática em questão. Os surdos são reconhecidamente sujeitos que, devido à perda auditiva, compreendem e interagem com o mundo por meio de experiências visuais, nesse sentido, o uso de mapas mentais e de dramatizações em sua escolarização tem se mostrado uma prática bastante satisfatória e proeminente como aporte metodológico para abordagem dos conhecimentos. É válido destacar que os estudantes participantes estão matriculados no ensino fundamental I, de duas classes bilíngues de surdos. Nesse espaço, a Libras constitui-se como língua matriz de instrução e mediação dos saberes, uma vez que é por meio dela, principalmente, que os sujeitos manifestam sua cultura. E a Língua Portuguesa, na modalidade escrita, é compreendida e trabalhada como segunda língua.

EPG Dolores Gilabel

Oficina de brinquedos ecológicos
Os educandos realizaram uma oficina de brinquedos ecológicos a partir do projeto denominado Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP em parceria com o SEBRAE, onde os educandos estudaram questões atreladas a sustentabilidade e ao empreendedorismo sustentável, culminando em uma exposição e oficina de brinquedos construídos com materiais sustentáveis.

EPG Edson Nunes Maleka

Eu, nós e o oceano: preposições didático-metodológicas na educação bilíngue de crianças surdas

A proposta constitui-se em uma sequência de proposições didático-metodológicas (aulas expositivas; rodas de conversa; aulas práticas para confecção de cartazes e maquetes; visualização de vídeos; manuseio e leitura de história em quadrinhos; e aulas-passeio ao Aquário de São Paulo), pautadas em temáticas envolvendo à Educação Ambiental e à Cultura (e Consciência) Oceânica. Entre outros pontos relacionados, o trabalho visou ampliar o conhecimento sobre a fauna marinha e a preservação oceânica, somando-se ao sentimento de pertencimento planetário. Além disso, é oportuno comentar que os encaminhamentos citados se deram no contexto de uma classe bilíngue multisseriada de surdos, em que a Libras é a língua de instrução e de mediação dos conhecimentos, enquanto que a língua portuguesa, na modalidade escrita, é trabalhada na perspectiva de segunda língua ou língua adicional.

EPG José Jorge Pereira

SOS Oceano:  o tempo não apaga o lixo

Após o filme “Mufasa” os educandos dialogaram sobre os diversos animais incluindo os animais aquáticos, também foi apresentando o filme Titanic onde observaram a tecnologia (ROVs) um submarino operado remotamente sendo possível ver destroços no fundo do mar, o qual despertou a curiosidade e interesse dos educandos em saber como ocorre a decomposição no fundo do mar. Foram feitos estudos  sobre a decomposição dos materiais dentro e fora do mar, leituras sobre os impactos do lixo no mar e a necessidade de reduzir o uso de plásticos e descartar corretamente os resíduos, acompanharam através de observação prática o processo de decomposição de um alimento. Realizaram estudo das cadeias alimentares, confeccionaram cartazes ilustrativos, utilizando materiais recicláveis e resíduos coletados, representando os principais poluentes encontrados nos mares e oceanos. Além disso, criaram poemas autorais sobre o tema, expressando de forma criativa e sensível a importância de cuidar da vida marinha e do planeta. 

Água e vida!

Atividade relaciona o ODS 14, tem como objetivos; reconhecendo o papel da água para a manutenção da vida no planeta, conscientizar os alunos sobre a necessidade de preservar os recursos hídricos e evitar a poluição dos mares, rios e lagos, conscientizar e estimular o uso sustentável da água. Estimular o letramento científico por meio da construção e observação de um filtro caseiro, relacionar teoria à prática, oportunizar a compreensão dos processos de filtração e purificação da água. Desenvolver o respeito mútuo e o senso de cooperação coletiva. 

EPG Maria Isabel de Assis

O oceano começa aqui!

Após a formação em Hora-Atividade sobre o meio ambiente, e os vídeos apresentados no curso da Expocriatividade, partiu dos educandos o interesse trabalhar com desperdício e a poluição. O grupo realizou uma saída para conhecer o córrego do território o córrego das Almas, notaram que a água estava suja e presença de muito lixo, apesar de haver coleta de lixo, também foi apresentado vídeos, filmes e imagens sobre o córrego e estudaram de onde vem a água que abastece o bairro no caso o rio Cabuçú.

Realizaram rodas de conversa com os educandos sobre alimentação saudável e o desperdício dos alimentos. As educadoras exploraram todos espaços da escola, oportunizando brincadeiras com elementos da natureza, realização de roda de conversa sobre o meio ambiente e a poluição.  A Equipe tem como objetivo e fazer informativo sobre alimentação saudável, o uso consciente da água e separação de lixo, ampliar a discussão, reflexão para as famílias, como podemos contribuir para uma vida mais saudável em nosso território e para qualquer lugar que corram nossas águas.

EPG Monica Moredo  

Galileu Galilei: pai da Ciência Moderna

Iniciamos nossa interação com o pai da ciência moderna através da leitura do livro: O dinossauro que fazia au-au, de Pedro. Bandeira, que conta a história de um jovem personagem, também chamado de Galileu e curioso como ele, que precisa negar sua grande descoberta, deixando todos em dúvida quanto a veracidades dos fatos, assim como Galileu Galilei que precisou recuar no passado para ser reconhecido somente após mais de trezentos anos depois. Relacionamos toda essa discussão com a nossa realidade, discutindo o que é mais importante, estar com a razão ou manter a paz.

EPG Amadeu Pereira

“ODS 15 – Vida terrestre – Biodiversidade

A realização do projeto “ODS 15 – Vida terrestre – Biodiversidade Ameaçada foi marcada por grande envolvimento e entusiasmo dos educandos em todas as etapas. Desde o início, durante as rodas de conversa e exibição de vídeos, os alunos demonstraram curiosidade e interesse em compreender o que é biodiversidade e por que ela é tão importante para o equilíbrio da vida no planeta.

Na fase de pesquisa, a turma foi dividida em grupos, cada um responsável por um bioma brasileiro. Os alunos se dedicaram à busca de informações sobre os animais, plantas e ameaças de cada região, utilizando livros, vídeos e recursos digitais. Essa etapa favoreceu o desenvolvimento da autonomia, da cooperação e da oralidade, pois cada grupo compartilhou suas descobertas com os colegas.

Durante a produção dos trabalhos, as crianças mostraram muita criatividade na confecção de maquetes e cartazes, que reuniu textos e ilustrações produzidos por elas. As atividades de Artes e Português se integraram de forma natural, possibilitando a expressão das aprendizagens de modo lúdico e significativo.

A culminância do projeto foi um momento especial, que contou com a exposição e apresentações dos trabalhos. Os alunos participaram com orgulho, demonstrando domínio dos conteúdos e sensibilidade em relação à importância da preservação ambiental.

Como ação final, foi realizada a confecção e participação dos alunos no painel interativo com perguntas e respostas sobre os biomas do Brasil, dando ênfase aos animais ameaçados de extinção. Essa atividade proporcionou momentos de troca de conhecimentos, diversão e reflexão sobre a responsabilidade de cada um na proteção da biodiversidade.

De forma geral, o projeto possibilitou aprendizagens significativas, despertando nos educandos a consciência ecológica, o senso de responsabilidade ambiental e o entendimento de que pequenas atitudes podem gerar grandes transformações em prol da vida terrestre.

EPG Carlos Drummond de Andrade

Do papel à gota: uma jornada sustentável

Os alunos, organizados em grupos, confeccionaram os trabalhos, os expuseram na feira de ciências para a comunidade e cada grupo apresentou seu projeto, explicando seu real significado.

EPG Cerqueira Cesar

Movimento da dança, arte e vida

Os educandos experienciaram a integração da arte, dança e educação ambiental, tendo como tema central o movimento da água, suas formas e sua importância para a vida.  As crianças estudaram os estados físico-químicos da água e seu ciclo natural, ao mesmo tempo em que estimularam um olhar para a expressão artística corporal com a criação de uma coreografia inspirada no movimento da água.

EPG Jorge Amado

Jovens e adultos surdos e a vida marinha

O que é um rio? E uma lagoa? O que é uma praia? O que diferencia mar de oceano? A praia faz parte do oceano? E os vulcões, o que são e qual a sua relação com os mares? Questões como essas mobilizaram a curiosidade e o interesse dos educandos na proposta “Jovens e adultos e a vida marinha”, que, no segundo semestre deste ano, tem buscado promover a compreensão dos fenômenos naturais e dos diferentes ambientes aquáticos (ou corpos d’água). Valendo-se de aulas expositivas e dialogadas aliadas a uso propositivo e sistemático de imagens e vídeos, os educandos surdos foram provocados a conhecer e refletir sobre os elementos que compõem a vida marinha, ampliando seus repertórios linguísticos de Libras e científicos por meio dessa língua visual. É oportuno comentar que os educandos surdos estão matriculados em classes regulares do Ciclo II, da EJA, e são acompanhados por uma professora bilíngue, que atua em regime de codocência com o professor da classe regular.

O trabalho referente à ODS 14 – Vida na Água – foi desenvolvido de forma integrada e participativa. A proposta teve início com uma roda de conversa, na qual as crianças puderam refletir e dialogar sobre a importância da preservação da vida aquática e do uso consciente da água. Esse momento inicial despertou curiosidade e engajamento, favorecendo a construção coletiva de conhecimentos.

EPG Glorinha Pimentel

Atitudes no presente, ações para o futuro!
Em seguida, os alunos realizaram pesquisas e aprofundamentos sobre o tema, explorando diferentes fontes e materiais. Organizados em grupos, produziram maquetes e cartazes que representavam ecossistemas aquáticos, destacando a relevância da água para o equilíbrio do planeta e para todos os seres vivos.

As produções foram expostas na escola, possibilitando que todas demais classes tivesse acesso ao trabalho desenvolvido e refletisse sobre o tema. O encerramento do projeto ocorreu com a elaboração de um jogo digital na plataforma Wordwall, no qual as crianças puderam revisar e consolidar, de maneira lúdica e significativa, os aprendizados construídos ao longo do processo.

A atividade favoreceu o desenvolvimento de múltiplas habilidades, como a cooperação em grupo, a pesquisa, a criatividade e a expressão oral. Observou-se grande envolvimento dos alunos em todas as etapas, bem como o fortalecimento da consciência ambiental e do senso de responsabilidade em relação ao cuidado com a água e com a vida no planeta.

EPG Heraldo Evans

Viagem pelo tempo 

Os educandos realizaram um estudo sobre o tempo e suas formas de medição, fizeram a confecção e observação de um relógio solar registrando as mudanças e discutindo sobre a passagem do tempo, contagem das horas, também confeccionaram uma ampulheta coletivamente explorando o tempo medido pela areia, produziram um relógio analógico individual, aprofundaram o estudo da leitura e interpretação das horas. O aprendizado foi ampliado com o entendimento do relógio digital. O grupo pesquisou e criou cartazes com produções de texto sobre curiosidades dos tipos de relógio; Solar, Areia, Analógico e Digital. Por fim, participaram da leitura e gravação do trava-língua “O Tempo”. Apresentaram suas produções na feira de ciências da escola. 
Cidade das energias

Os educandos realizaram uma pesquisa em casa na qual buscaram informações gerais sobre os tipos de energia. Dialogaram e pesquisaram sobre energia, elétrica, solar, mecânica, eólica, térmica, hidráulica, química e sonora, buscando compreender melhor seu funcionamento e suas aplicações realizaram cartazes informativos sobre a pesquisa e fizeram uma maquete construída de forma criativa com materiais recicláveis, sendo apresentado de forma concreta os conceitos estudados pelos educandos, compondo assim “Cidade das Energias”. Compartilhado na feira de Ciências da escola.

EPG Manoel Rezende

Jogando com as águas: um jogo de tabuleiro para conscientização sobre a preservação dos oceanos – ODS14
O presente projeto surgiu da necessidade de traduzir e transmitir a cultura oceânica e experiências significativas para as crianças, articulando diferentes áreas e ferramentas: ciência, cultura e ludicidade. Desta forma, a proposta realizada com os educandos, combina a exibição de vídeos educativos, a leitura do livro ‘Amazônia das Crianças’ e o filme ‘Moana’, com debates sobre preservação, ancestralidade e a relação entre a natureza e a sociedade.  A partir dos estudos desenvolveu debates para a construção coletiva do jogo de tabuleiro. A Confecção do jogo conta com a elaboração de cartas de perguntas e desafios.
Iniciaram a confecção das cartas, dos tabuleiros e dos manuais, onde estão em processo de construção). O objetivo do jogo de tabuleiro é além de ampliar o conhecimento dos educandos sobre preservação dos oceanos (ODS14) e potencializar a socialização e aprendizado com outras turmas da escola e outros grupos.

EPG Maria Isabel de Assis

A água e sua importância para a vida e sustentabilidade

Após a formação em Hora-Atividade sobre o meio ambiente, e os vídeos apresentados no curso da Expocriatividade e a formação com os materiais novos que recebidos na escola a maioria de madeira, partiu dos educandos o interesse em trabalhar com a água, experiências e uso consciente. Visitaram o córrego das Almas que está no entorno da escola. Fizeram o estudo do ciclo da água e através de uma experiência cientifica, realizaram experimento prático mostrando a evaporação e condensação (água no pote com tampa de vidro e gelo, simulando nuvens e chuva). Montaram um mural com fotos onde relacionaram suas pesquisas, confeccionaram brinquedos com materiais recicláveis, realizaram o dia da família na escola onde participaram de oficinas e conheceram os projetos desenvolvidos pela escola.

Despertar o interesse dos educandos pela astronomia e pela história da ciência, mostrando a importância das descobertas de Galileu Galilei para a compreensão do Universo e para o avanço das tecnologias de observação, como o telescópio.

Relato da prática:

A atividade começou com uma conversa sobre Galileu Galilei e sua importância para o estudo da astronomia. Em seguida, a turma foi dividida em equipes, e cada grupo ficou responsável por pesquisar um tema relacionado ao cientista, como o heliocentrismo, as melhorias que ele fez no telescópio e o movimento pendular. Depois das pesquisas, os grupos apresentaram suas descobertas para a turma, compartilhando o que aprenderam.

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