Por Carla Maio
Publicado em 07/11/2025

Cerca de 150 alunos do 5° ano da EPG Teresinha Mian Alves, no Jardim Álamo, participaram na última quarta-feira (5) de aula inaugural do curso do Projeto DECID – Defesa e Cidadania, oferecido pela Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, em parceria com a Secretaria de Educação, para a formação de multiplicadores de boas práticas. O projeto objetiva estimular a responsabilidade social e o protagonismo das novas gerações na construção de comunidades mais seguras e resilientes.
Conduzida pela equipe técnica de Proteção e Defesa Civil e pelo subsecretário Rafa Zampronio, a aula inaugural abordou ensinamentos básicos de primeiros socorros, mostrando às crianças como agir com segurança em situações de emergência. Essa atividade tem papel fundamental na formação cidadã e no desenvolvimento da responsabilidade e do cuidado com o próximo, despertando nos pequenos o senso de autoproteção.
Para demonstrar o que aprendeu nessa primeira aula sobre a manobra de desengasgo, procedimento de primeiros socorros para desobstruir as vias respiratórias, a aluna Emanuela Santos, de 10 anos, contou com a ajuda da colega Sophia Ramos, 11, em uma rápida explicação. Já a aluna Manuella Alkimim, 11, ficou tão entusiasmada com a possibilidade de salvar vidas que disse pensar em estudar medicina quando crescer.
O curso segue durante as próximas seis semanas, quando as crianças aprenderão, de forma lúdica e participativa, sobre enchentes, escorregamentos, incêndios e segurança pessoa. O projeto será encerrado com um simulado prático de abandono, no qual os estudantes aplicarão o que aprenderam sobre prevenção e evacuação segura.
De acordo com a chefe de divisão técnica de gestão de proteção e defesa civil, Fabiana Aires, o Projeto DECID reforça o compromisso de Guarulhos em formar jovens cidadãos conscientes, solidários e preparados, contribuindo para a construção de uma cidade mais segura e resiliente.
Fundamentado no Decreto Municipal nº 40.678/2023, que estabelece a inclusão dos princípios de Proteção e Defesa Civil no currículo escolar da rede municipal de ensino, o projeto foi idealizado para as novas gerações que aprenderão, desde cedo, o valor de cuidar, proteger e agir com responsabilidade.