Por Carla Maio
Publicado em 11/11/2025
Editado em 11/11/2025, às 13:39
Nesta segunda-feira (10), alunos do 5º ano da EPG Aristides Castelo Hanssen, na Cidade Seródio, foram protagonistas do lançamento de livros autorais sobre temática antirracista. A iniciativa, que vai ao encontro do projeto pedagógico anual “Um Castelo de Sonhos”, objetiva valorizar a diversidade e construir caminhos para uma educação efetivamente antirracista, valorizar as culturas afro-brasileiras, indígenas e de outros povos, ampliando o repertório cultural dos educandos. O evento de lançamento insere-se na programação do Artes em Conexão e Novembro Negro 2025.

Durante o lançamento, a professora da turma, Cintia Quintas, recebeu as famílias das estrelas literárias para uma sessão de autógrafos e a entrega de certificados. De acordo com a educadora, os alunos escolheram o título Heróis Negros e cada criança criou um livro com seis partes escritas e seis ilustrações, com biografias feitas pelos pais.
O projeto envolveu pesquisa e trabalho de língua portuguesa, com diferentes gêneros textuais escolhidos livremente pelas crianças, como contos, poesias e crônicas, entre outros. O projeto, que começou em março, resultou em livros que também serão transformados em um jogo.
No livro do aluno Douglas Teixeira, de 11 anos, o protagonista negro se chamava Gabriel, um advogado que usa sua profissão para combater o racismo. Com a maturidade de quem está prestes a seguir com os estudos para o 6º ano do ensino fundamental II, Douglas contou que escrever um livro foi uma experiência ótima, porque além de aprimorar a escrita, ele e seus colegas puderam aprender e debater sobre como combater o racismo. Sua mãe, Maria das Dores Teixeira, disse estar orgulhosa com a conquista do filho e elogiou a escola pela educação humanizadora.
De acordo com a coordenadora pedagógica Marianna Lima, muito mais que sensibilizar os educandos, as ações propostas durante todo o ano letivo têm o potencial de transformar as relações sociais no espaço escolar e contribuir para a formação de cidadãos críticos, conscientes e atuantes.