Por Danielle Andrade
Publicado em 03/12/2025
Editado em 03/12/2025, às 16:02
Em Guarulhos, uma das brincadeiras mais estimadas da infância está ajudando a transformar a relação entre lazer e segurança com alunos da rede municipal. O projeto Brincando com Pipas, desenvolvido pela empresa de educação Evoluir, com patrocínio da EDP, apoio da Lei de Incentivo à Cultura e implementação em parceria com a Secretaria de Educação, concluiu uma nova etapa de formação de educadores da rede pública, além de uma exposição dos trabalhos dos alunos da EPG Amadeu Pereira Lima, em Cumbica.
O evento de encerramento das atividades do ano contou com a presença dos patrocinadores do projeto da EDP, distribuidora de energia de São Paulo, familiares, equipe escolar e representantes da Secretaria de Educação. O pátio da escola estava repleto de pipas decorando o ambiente, com ilustrações e poemas para conscientização do público. Paulo Ramicelli, especialista em Responsabilidade Social do Instituto EDP, interagiu com as crianças sobre o Projeto Brincando com Pipas. Elas compartilharam a importância do projeto e apresentaram seus gritos de guerra, num momento de troca e aprendizado coletivo que envolveu a comunidade.
As escolas participantes do projeto neste ano foram as EPGs Amadeu Pereira Lima, Cora Coralina, Dorcelina de Oliveira Folador, José Carlos da Silva, Paulo Autran, Felício Marcondes, Giovana Angelini, Giseli Lazarini da Silva Portela, Jean Piaget, Manoel Bomfim, Perseu Abramo, Sítio do Pica Pau Amarelo e Undina Capellari Nunes. O projeto segue em 2026, e as inscrições para as demais escolas da rede municipal que desejam participar serão abertas.
Desde 2024, cinco escolas da região participam da iniciativa, que combina arte, cultura e conscientização sobre os riscos de empinar pipas próximo à rede elétrica. Nos dois anos iniciais do projeto, mais de 40 educadores foram capacitados e, agora, 18 novos professores finalizam o processo formativo e estarão aptos a aplicar as atividades com turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental em 2026, encerrando o ciclo de três anos do projeto na cidade.
Entre 2024 e 2025, o projeto já beneficiou diretamente 12.320 alunos da rede municipal de Guarulhos — sendo 4 mil apenas em 2025, além de 500 participantes indiretos em atividades de engajamento comunitário.
Em 2025, os alunos participaram de uma série de atividades que uniram arte, literatura e tecnologia: uma grande revoada de pipas, pockets shows com apresentações e performances artísticas, produção de livros e quadros em argila com desenhos sobre segurança, além de projetos fotográficos e uma campanha multimídia com podcast, música e painéis ilustrados. Ao todo, 1.000 livros infantojuvenis foram distribuídos às escolas e realizadas rodas de conversa com educadores e estudantes.
Pipas e férias escolares
Com a proximidade das férias escolares, quando crianças e adolescentes passam mais tempo ao ar livre, aumentando os riscos de acidentes com pipas e redes elétricas. Linhas metálicas e cerol podem causar curtos-circuitos, interrupções de energia e acidentes graves para animais, pedestres, ciclistas e motociclistas.
Dicas para soltar pipa com segurança:
Escolha locais abertos e afastados da rede elétrica, como parques, praças ou campos.
Nunca use fios metálicos ou papel laminado na confecção da pipa.
Evite cerol ou linha chilena, que oferecem risco de ferimentos graves.
Jamais tente resgatar pipas presas em fios, postes ou subestações.
Não solte pipas em dias de chuva ou com ventos fortes.
Para conhecer mais sobre a Evoluir acesse o site: https://evoluir.com.br/