Por Danielle Andrade
Publicado em 09/12/2025

Alunos e comunidade prestigiaram o aniversário de 30 anos da EPG Sophia Fantazzini Cecchinato, no Jardim Angélica, nesta sexta-feira (5) com uma programação especial, que reuniu apresentações artísticas e pessoas que marcaram a história da escola. O evento contou com exposições dos produtos desenvolvidos pelos estudantes do ensino fundamental na 2ª feira do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, em parceria com o Sebrae.
As atividades foram iniciadas com a abertura da diretora Márcia Furtado, seguida da execução dos hinos, da apresentação do Grupo de Metais da Orquestra GRU Sinfônica e de uma coreografia de balé realizada pela ex-aluna Beatriz Almeida Padin Giraldez e por sua aluna bailarina. Beatriz é filha da professora Uilma Giraldez, que começou sua trajetória como estagiária em 1999, acompanhou a mãe estudar na EJA, viu a filha e os sobrinhos passarem pela escola e, posteriormente, ingressou como servidora em 2005, onde atua até hoje.
O público também teve a oportunidade de acompanhar uma linha do tempo com um acervo de fotos e transformações pelas quais a escola passou ao longo de três décadas, exibição de um vídeo com memórias da escola e depoimentos de profissionais e ex-alunos. Logo depois, foi aberta oficialmente a Feira do JEPP. No período da tarde, houve ainda a participação do tenor Leonardo Genonazzo, coordenador de programas educacionais da Secretaria de Educação.
A escola foi fundada em 14 de junho de 1995, inicialmente atendendo alunos da educação infantil, uma necessidade da população da região na época. O nome da escola é uma homenagem à mãe do vereador Paulo Roberto Cecchinato, simbolizando a excelência das mulheres que cuidam bem de seus lares e preparam pessoas melhores para a sociedade. Atualmente, a unidade escolar atende turmas do ensino fundamental I.
A diretora do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas, Daniela Harumi Hikawa, e a supervisora escolar Ellen Lopes, além de outros representantes da Secretaria de Educação, marcaram presença no evento, assim como ex-diretores e funcionários da escola, entre eles Adão Rodrigues dos Santos, segundo diretor da unidade por mais de dez anos, o assistente de gestão escolar, João Marcos Ferreira, que deixou sua marca junto às famílias e alunos da região ao longo de uma década; Márcia Cristina Marques; Argentina Barbosa; entre outros.
2ª Feira do JEPP
Durante o aniversário, as famílias acompanharam a 2ª Feira do JEPP e conheceram os produtos elaborados pelos educandos de forma criativa, com o objetivo de despertar o empreendedorismo. O projeto é uma realidade na vida dos alunos, que aprendem a negociar, a comunicar e a solucionar problemas, além de se preparar para o futuro.
Entre os projetos expostos estiveram as descobertas empreendedoras no jardim sensorial, incluindo chás, mudas, extratos e plantas, como orégano, hortelã, hibisco, canela, alecrim, camomila, cravo (1º ano); brinquedos ecológicos feitos com materiais recicláveis (3º ano); produções culturais criativas (4º anos) e um espaço gastronômico com sabores e cores regionais gelinhos (5º ano). Além disso, contou com um espaço de confraternização na sala do Atendimento Educacional Especializado.