Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Portal da Secretaria de Educação de Guarulhos


Professores da EPG Professor Albertão aprendem a preparar iguaria típica do município em oficina




Publicado em 11/12/2025

211 visualizações


Uma sobremesa preparada de maneira muito simples, com mandioca, leite e açúcar, chamou a atenção dos professores da EPG Edson Antônio Alberton - Professor Albertão, que participaram no último dia 5 de oficina com o historiador Elton Soares e com a guia de turismo Araçari Salles, quando aprenderam a preparar o tradicional sorvete de mandioca, uma iguaria típica do município de Guarulhos.

A oficina é parte das ações finais do Projeto “Meu Bairro, Meu Mundo!”, que teve como objetivo aprofundar o reconhecimento e a valorização do território em que a escola está inserida, além de fortalecer o sentimento de pertencimento e o olhar sensível para a cultura, a história e as paisagens guarulhenses.

A vivência aproximou os educadores da cultura local, permitindo que elementos da culinária e da história guarulhense se transformassem em conhecimento significativo para os educandos. Durante a atividade, a diretora Silvia Charaba falou da relevância e oportunidade de conhecer e saborear o tradicional sorvete de mandioca, parte importante da cultura local, ação que permitiu aos educadores aprender de forma prática, valorizando as raízes da cidade e aproximando os alunos de sua história.

Além de enriquecer o projeto e tornar a aprendizagem mais significativa, a coordenadora pedagógica Mariana Camilo argumentou em favor de iniciativas que reforçam a importância de trazer a identidade local para dentro da escola, reconhecendo e valorizando as raízes da cidade também no contexto escolar. Já a vice-diretora Jaqueline Amaral destacou que a ação também promoveu integração entre os profissionais da escola, aproximou ainda mais a equipe e enriqueceu o trabalho pedagógico.

A culminância do projeto “Meu Bairro, Meu Mundo!” na EPG Professor Albertão celebrou o aprendizado construído ao longo do ano, unindo prática, cultura, história e território. Nesse contexto, o projeto consolidou experiências e reafirmou o compromisso da unidade escolar com uma educação contextualizada, significativa e conectada à comunidade.

 

Galeria




Outras Notícias