Publicado em 16/12/2025
Editado em 16/12/2025, às 17:13
“Traços e cores: explorando o mundo dos materiais riscantes” é o nome da mostra de trabalhos dos educandos da educação infantil da EPG Otoya Sato, no Jardim Presidente Dutra. O evento, que aconteceu na sexta-feira (12), contou com as presenças das famílias dos alunos e da comunidade, que se surpreenderam com os resultados dessa experiência pedagógica intensa e profundamente comprometida com o desenvolvimento integral das crianças.

De acordo com o coordenador pedagógico Renato Pinto Gotola, as turmas mergulharam ao longo do ano em uma jornada potente de experimentações com lápis, carvão, giz, pincéis, tintas, pedras riscantes, canetas diversas e suportes alternativos, um percurso que provocou o olhar, ampliou repertórios e fortaleceu a expressão gráfica como linguagem legítima da infância.
Como resultado do projeto, os visitantes experenciaram junto às crianças uma explosão de cores, texturas e narrativas visuais que afirmam a potência do fazer artístico na educação infantil.
Aprendizagens construídas com autonomia

Na sala da turma de estágio II da professora Maxwella Doca, o ambiente tranquilo e música serena convidavam as famílias a se envolverem em atividades artísticas que exploravam elementos da natureza como carvão, folhas e argila. De acordo com a educadora, esses materiais promovem a criatividade ao incluir a exploração de formas, como a simetria das folhas, pintura, desenho da natureza e autorretratos feitos com carvão.
O caminhoneiro Edson Ferreira, pai dos educandos Heloá, de 6 anos, e Everton, 4, aproveitou o dia de folga e a oportunidade de visitar a exposição para colocar a mão na massa e criar com seus filhos pequenas formas com argila, do mesmo modo como brincava quando criança.
Cada marca, cada risco e cada gesto revelaram processos investigativos, escolhas conscientes e aprendizagens construídas com autonomia. Mais do que uma exposição de trabalhos, o projeto evidenciou as práticas pedagógicas dos educadores, que dialogam com princípios de inclusão, valorização da diversidade, escuta ativa e garantia de experiências significativas para todas as crianças.
Intencionalidade e articulação com o currículo

Com sua turma de estágio I, a professora Adriana Lipi criou o Jornal da EPG Otoya Sato, que trouxe diversas possibilidades de trabalho com diferentes gêneros textuais. A educadora explicou que as crianças tiveram muitas ideias, como criar notícias sobre brincadeiras e uma feira livre. Temas como diversidade e respeito às diferenças também foram trabalhados através de textos jornalísticos, mostrando a riqueza dessa abordagem.
As produções apresentadas demonstram que cada sujeito, em suas singularidades, foi convidado a experimentar, criar e construir sentidos a partir das múltiplas possibilidades que os materiais riscantes oferecem. A professora do Maternal, Luciana Aparecida Dias de Oliveira, explicou que as atividades foram baseadas em brincadeiras e exploração do ambiente, uma abordagem natural e lúdica, com foco no bem-estar e na adaptação das crianças.
Plena de intencionalidade, a proposta articulada ao currículo da rede municipal objetivou fortalecer competências, estimular a curiosidade e promover experiências estéticas que consolidam a infância como território de investigação e autoria.