Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Portal da Secretaria de Educação de Guarulhos


Professores e alunos compartilham expectativas de aprendizagens na volta às aulas nas escolas da Prefeitura



Por Carla Maio
Publicado em 10/02/2026
Editado em 10/02/2026, às 16:28

27 visualizações

Os alunos matriculados nas escolas da Prefeitura de Guarulhos voltaram às aulas na nesta segunda-feira (9) e, com eles, todo um universo de aprendizagens, curiosidades e descobertas que fazem parte do ambiente escolar. Para cumprir longa e desafiadora trajetória de 200 dias letivos previstos no calendário escolar, mais de 110 mil alunos da educação infantil, do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) devem se dedicar a inúmeras práticas pedagógicas e projetos desenvolvidos com o objetivo de elevar a qualidade do ensino oferecido na rede municipal.

Na EPG Rachel de Queiroz, no Taboão, o acolhimento aos alunos da educação infantil seguiu em ritmo de saudade dos colegas e dos professores. Com as crianças cheias de expectativas para brincar e desenhar livremente, aos professores restou a prazerosa tarefa de entoar canções, propor jogos e brincadeiras, garantir que todos se alimentassem e experimentassem, na prática, o que o projeto anual sobre meio ambiente objetiva: cuidar do bairro onde as crianças moram e estudam.

Para transformar aquilo que está no papel em realidade, as coordenadoras pedagógicas Adriana Casemiro Cotrim e Rosemeire De La Veja explicam que o planejamento para o ano letivo priorizou a importância do brincar e da interação, integrando-os ao projeto maior sobre meio ambiente. As atividades buscam conscientizar as crianças sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente através de jogos, atividades práticas e a criação de materiais educativos. A EPG Rachel de Queiroz também incorpora o trabalho com gêneros textuais, incentivando a escolha de livros e de artistas que abordem temas ambientais integrados ao projeto principal.

A professora do estágio II, Andreia Alves Souza, tem grandes expectativas em relação à aprendizagem dos alunos, principalmente quanto ao seu desenvolvimento cognitivo e físico. Para ela, práticas que incentivam o letramento das crianças e as colocam em contato com a leitura e a escrita são essenciais para prepará-las para a alfabetização no ensino fundamental, etapa seguinte da educação básica.


 




Outras Notícias