Por Carla Maio
Publicado em 19/02/2026

Nesta sexta-feira (13), o ritmo contagiante do Carnaval tomou conta das escolas Semeando para o Futuro, unidade parceira na Vila Rosália, e das EPGs Francisco Antunes Filho, na Vila Sorocabana, e José Jorge Pereira, na Vila São Rafael. Além de muita música e diversão, as atividades carnavalescas promoveram reflexões sobre a história e legado desse período festivo, favorecendo a socialização, a expressão corporal, a oralidade e o respeito às manifestações culturais, de forma segura e prazerosa.
Os alunos da creche na Vila Rosália se divertiram em um grande baile, com fantasias e coloridos que demonstravam a criatividade das famílias. De acordo com a coordenadora pedagógica Giovana dos Santos, a escola organizou as atividades para promover a integração e acolhimento, iniciativa inspirada na cultura brasileira e na adaptação das crianças a um novo ambiente. Para isso, cada turma contou com seu próprio bloquinho temático e as crianças curtiram a festa em um ambiente seguro e divertido, onde as crianças estavam representadas e confortáveis.

Na EPG Francisco Antunes Filho, a atividade de Carnaval foi desenvolvida pela equipe de professores de forma simples, lúdica e adequada à faixa etária das crianças. A proposta teve início com roda de conversa, na qual os educadores e os alunos refletiram sobre o que se sabia sobre o Carnaval, momento de valorização de suas vivências, conhecimentos prévios e escuta. Em seguida, as turmas dançaram e brincaram durante o baile com marchinhas tradicionais e saudosas, muito confete, serpentina, um toque especial de sorrisos e muito carinho compartilhado entre as crianças e adultos.

Já na EPG José Jorge Pereira, a música falou mais alto com um samba-enredo da unidade escolar, em que as crianças combinaram tradição e superação com transformação e inclusão. Mais que celebrar o carnaval, a escola valorizou uma das mais importantes manifestações da cultura brasileira, permitindo que as crianças conheçam, vivenciem e se conectem com as nossas tradições. De acordo com a diretora Márcia Fraga, é por meio das músicas que as crianças exploram ritmos, desenvolvem a expressão corporal, a coordenação motora e ampliam seu repertório cultural de forma lúdica e significativa.
Para a diretora, quando vivenciado no ambiente escolar com intencionalidade pedagógica, o carnaval se transforma em uma experiência de aprendizagem alegre que respeita a infância e promove o encantamento, o pertencimento e a valorização da nossa cultura.