Por Bárbara Braz
Publicado em 06/11/2017
Editado em 24/01/2020, às 13:16
Desenvolver habilidades práticas para a construção e manutenção de hortas escolares, introduzir conceitos de alimentação saudável, agricultura urbana e desenvolvimento das plantas. Esse é o objetivo da série de formações pedagógicas oferecidas aos professores da Rede Municipal durante as Horas-atividade.
A realização dos encontros formativos acontece a partir da parceria entre as Secretarias de Educação, Cultura, Esporte e Lazer – Secel e de Desenvolvimento e Assistência Social – SDAS, por meio do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas (DOEP) e do Fundo Social de Solidariedade.
Por meio da sensibilização dos educadores, a ação propõe ressignificar o olhar de cada participante em relação ao plantio e as possibilidades de aprendizagem que surgem a partir dessa iniciativa.
Até o momento, cerca de 350 professores de 17 unidades escolares já participaram da formação. Para a responsável da Divisão Técnica de Educação Ambiental da Secel, Carolina Gilli, as formações continuadas são essenciais para a prática dos professores: “Essas formações que acontecem em Hora-atividade são de extrema importância para fortalecer a troca de saberes, compartilhar experiências, ampliar o vínculo do grupo e contribuir com discussões no espaço escolar, além de aproximar as propostas à especificidade de cada escola”, concluiu Carolina.
As Horas-atividade
A hora-atividade (HA) é um dispositivo institucional fundamental para favorecer a concretização do Projeto Político-Pedagógico (PPP). É um tempo de trabalho coletivo dos educadores na escola, com a presença da direção, coordenação e professores. Tanto o PPP quanto a HA são instrumentos que ajudam os educadores a alcançarem a melhoria da qualidade da prática pedagógica.