Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Portal da Secretaria de Educação de Guarulhos


Nova Escola seleciona professoras da rede para compor novo time de autores



Por Bárbara Braz
Publicado em 14/11/2017
Editado em 14/01/2020, às 14:08

590 visualizações

Em julho deste ano, a Revista Nova Escola abriu um processo seletivo para a produção de 1500 planos de aula, com o foco no trabalho com a Linguagem Matemática. A iniciativa contou com a inscrição de 13 mil candidatos, nos quais apenas 150 professores-autores foram selecionados para compor o time de autores. Entre os selecionados estão duas Professoras da Rede Municipal de Guarulhos, Elissandra Gabarão Altemari, da EPG Afredo Volpi, e Juliana Portella de Freitas, coordenadora de Programas atuando no Cemead (Centro Municipal de Educação a Distância Maria Aparecida Contin).

O Projeto de Planos de Aula NOVA ESCOLA é uma iniciativa da Associação Nova Escola, que tem como objetivo disponibilizar gratuitamente e online práticas de todas as disciplinas do Ensino Fundamental que estejam alinhados com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

Para a professora da EPG Alfredo Volpi, Elissandra Gabarão Altemari, é muito gratificante fazer parte do Time de Autores da Nova Escola, pois além do aprendizado houve compartilhamento de saberes: “Construir coletivamente os planos de aula de Matemática pensando no esforço produtivo do aluno, levando-o a um aprendizado com satisfação e qualidade, é extremamente satisfatório. Não está sendo fácil esta elaboração, mas é muito válido para todo o Time e logo mais se expandirá por todo o Brasil. Acredito que vamos ajudar todos os estudantes e professores do Brasil”, destacou a professora.

A Coordenadora de Programas do CEMEAD Juliana Portella de Freitas, afirma que as formações oferecidas pela Secel contribuíram muito para a seleção: “A formação continuada é fundamental para repensar e ampliar o olhar sobre a prática pedagógica. Hoje estou como tutora no CEMEAD e temos como princípio as formações, estudos e discussões coletivas, esses momentos foram essenciais para a realização das etapas do processo seletivo”, pontuou Juliana.

No período de 2 a 5 de novembro, a Revista Nova Escola promoveu a Virada de Autores em Itapeva (MG), com uma intensa formação para a produção dos Planos de Aula, onde discutiram sobre a metodologia que será adotada na produção e sobre a BNCC.

O material feito pelo time de 150 educadores trará atividades diversificadas, orientações para gerir o tempo e o espaço da aula, e sugestões de exercícios e avaliação. Os planos estarão disponíveis gratuitamente no primeiro semestre de 2018 no site da publicação (www.novaescola.org.br).

A plataforma Planos de Aula Nova Escola é resultado da parceria entre a Associação Nova Escola, a Fundação Lemann e o Google.org, braço filantrópico do Google. Até 2019, todas as disciplinas previstas na BNCC do Ensino Fundamental e da Educação Infantil também terão materiais estruturados.
 



Assuntos Relacionados

Educação Escola 360


Outras Notícias