Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Portal da Secretaria de Educação de Guarulhos


Dia da Bandeira Nacional: bandeiras danificadas devem ser substituídas por novas



Por Carla Maio
Publicado em 17/11/2017
Editado em 14/01/2020, às 14:06

309 visualizações

Neste domingo, dia 19 de novembro, é comemorado o Dia da Bandeira Nacional. Em cumprimento à Lei Federal 5700, de 1 de setembro de 1971 (Cap. V, Art. 32) a Secel – Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer promove o recolhimento de todas as bandeiras danificadas de sua sede, encaminhando-as a uma Unidade Militar, para que sejam incineradas no Dia da Bandeira, segundo cerimonial peculiar. A incineração e substituição por novas bandeiras deve ser seguido por repartições públicas em todo o país, inclusive as unidades escolares.

Além de se constituir como uma ação patriótica, o respeito à Bandeira Nacional reafirma o sentimento nacionalista, que vai desde o cuidado com seu hasteamento à iluminação do local no qual as bandeiras ficam expostas. O cerimonial de incineração é realizado sempre ao meio dia.

Dia da Bandeira Nacional

A data de 19 de novembro marca a mudança da antiga bandeira, que representava o antigo império, para a bandeira atual, após a Proclamação da República, em 1889. A substituição simbolizou, naquele momento, a mudança de regime na forma de governar a nação, do período imperial para a República Federativa, e a ideia de Estado-nação.
 



Assuntos Relacionados

Educação


Outras Notícias