Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Portal da Secretaria de Educação de Guarulhos


Prefeitura fiscaliza qualidade da merenda escolar



Por Bárbara Braz
Publicado em 30/11/2017
Editado em 14/01/2020, às 13:32

497 visualizações

A Prefeitura de Guarulhos, por meio do Departamento de Controle Interno da Controladoria Geral do Município e do Dase (Departamento de Alimentação e Suprimentos da Educação) realizou vistoria na manhã desta quarta-feira (29), em três escolas municipais, com o objetivo de fiscalizar a qualidade dos alimentos recebidos.

A equipe visitou as EPGs Olavo Bilac (Jardim Tranquilidade), Heraldo Evans (Gopouva) e Padre João Álvares (Vila das Palmeiras) e pôde analisar o cronograma de entrega, a recepção, o armazenamento e o modo como os alimentos têm sido preparados pelas cozinheiras. Também foram vistoriados a validade dos gêneros alimentícios; seguimento do cardápio; limpeza; organização e outros pontos relevantes para o controle de qualidade.

Normalidade
 

A ação constatou o cumprimento do cronograma de entrega e a correta recepção dos produtos, em todas as unidades. A checagem foi feita com a observação da aparência dos produtos e prazo de validade, que comprovaram melhorias na qualidade da merenda escolar, tão importante para uma dieta equilibrada e saudável das crianças.

O diretor do Departamento de Alimentação e Suprimentos da Educação, Styvenson Noboru Koga, afirmou que  a entrega e a qualidade dos alimentos já estão satisfatórias. “É de extrema importância para a Secel (Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer) manter a qualidade dos alimentos fornecidos às escolas”, destacou Koga.

Para a cozinheira da EPG Olavo Bilac, Isabel Franklin, que trabalha há 13 anos na Prefeitura, a merenda melhorou muito, principalmente depois da utilização dos alimentos in natura. “Hoje a escola proporciona aos alunos uma alimentação mais saudável, e isso é maravilhoso, pois algumas crianças dependem apenas desse alimento fornecido pela escola. A merenda servida hoje foi frango ensopado em cubos, arroz e abobrinha refogada. Os alunos aceitam muito bem as refeições, muitos deles até repetem”, disse a cozinheira.


De olho na alimentação

Com relação à fiscalização da Secel, a iniciativa garante que todas as unidades escolares recebam alimentos de boa qualidade. O Dase conta com uma equipe de 11 nutricionistas, que fazem visitas técnicas nas escolas e atendimento nutricional. Além disso, as profissionais também fazem a validação dos produtos (hortifruti) antes da saída para as escolas, com o intuito de garantir que os produtos levados às unidades escolares estejam dentro dos padrões de qualidade.

Como todas as vistorias são por amostragem, a fiscalização de todos os agentes envolvidos, bem como da população, é necessária para que a Rede Municipal de Ensino possa garantir a qualidade da alimentação escolar.




Outras Notícias