Temática:
Alimentação
Recurso(s):
Experimento
Autor(es): EPG: GISELE BERTONI JOAQUIM
Colaborador(es): Outras pessoas que participaram do desenvolvimento do projeto.
Escola: EPG NADJA MARIA SEABRA SANTOS, PROFESSORA
Tema/Título: Experiência do Repolho Roxo - Indicador de acidez
Palavras-chave: experiência, repolho, acidez.
Quantidade de alunos/pessoas atingidas: 32
Recursos utilizados: experimento
Justificativa:
Estávamos falando sobre o sabor das coisas (doce e azedo) e como minha turma gosta muito de experiências (já fizemos outras), resolvi trazer está para que eles se encantassem e visualizassem o índice de acidez das substâncias trazidas.
Objetivos:
Nosso objetivo era verificar a acidez dessas substâncias, para que eles compreendessem na prática que os alimentos mais azedos são mais ácidos também. A palavra ácido vem do latim acidum, que significa azedo. Então, você já pode começar a lembrar de algumas substâncias que seriam classificadas como ácidas: vinagre, iogurte, suco de laranja, limão.
Metodologia:
Primeiramente, trabalhamos o que eles achavam azedo e doce, fizemos uma lista dessas coisas comigo como escriba. Após, marquei o dia da nossa experiência e fiz a leitura do significado da palavra ÁCIDO para que eles compreendessem do que se tratava.
“A palavra ácido vem do latim acidum, que significa azedo. Então, você já pode começar a lembrar de algumas substâncias que seriam classificadas como ácidas: vinagre, iogurte, suco de laranja, limão.” (Revista CHC).
Então, no dia da experiência apresentei todas as substâncias e deixei que eles manuseassem e por fim levantamos hipóteses.
Fomos para área externa e iniciamos a observação.
Resultados observados:
Observamos o repolho roxo é um medidor de acidez e quando colocamos nas substâncias, elas mudam de cor. Assim, substâncias com muita acidez ficam vermelhas ou cor-de-rosa, enquanto as não ácidas ficam roxas e as básicas assumem coloração azul ou verde.
Concluímos que o limão e o vinagre são os mais ácidos.
Avaliação:
Foi maravilhoso ver os olhinhos brilhando com a descoberta, além de auxiliar na interação com o mundo letrado. A experiência foi registrada por mim no computador e o texto foi escrito coletivamente. Assim, observar e participar da construção de textos coletivos com base em experiências desenvolvidas em sala de aula desperta nos alunos um caráter motivador e lúdico, principalmente os que estão neste processo de aquisição de escrita alfabética.