Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Portal da Secretaria de Educação de Guarulhos

Você é o motivo do meu sorriso


Temática: Diversidade Identidade
Recurso(s): Sulfite Lápis de cor Lápis grafite
Autor(es): Fernanda Cristina Bianchi e Professora Rute Maurelli
Colaborador(es): Gestão escolar e educandos do 4°C.
Escola: EPG AMADEU PEREIRA LIMA

543 visualizações


Título: Você é o motivo do meu sorriso

Palavras-chave: Respeito/Diversidade/Sorriso

Quantidade: 70 educandos

Recursos utilizados: Lápis de cor, folha sulfite, lápis grafite

Justificativa: Tendo em vista a diversidade das famílias em nossa sociedade, pensamos em fazer um mural que tivesse o objetivo de contemplar essa diversidade e levar os educandos a refletirem sobre o sentido de família, que é um conjunto de pessoas que se preocupam umas com as outras e se ajudam mutuamente, sem levar em conta a sua configuração tradicional.

Objetivos:

➢ Valorizar e espeitar as diferentes construções indentitárias, reconhecendo-as como partes de si mesmo e que se estabelecem na presença das diferenças e outro;

➢ Reconhecer o outro e a si mesmo;

➢ Identificar diferenças e semelhanças entre sua história e a de outras pessoas e as de outras pessoas e as de outros grupos sociais;

➢ Formular um sentido de si mesmo reconhecendo suas emoções, predileções, ideias, opiniões etc.

Metodologia: Durante a semana, em roda de conversa com os educandos, pensamos como poderíamos representar esse momento esperado por eles, mas com a reflexão referente a diversidade familiar e, diante da chuva de ideias, os educandos falaram da possibilidade de representar as emoções com a linguagem dos Emojis e, que tanto eles dominam. Assim, surgiu o mural. 

Resultados observados:

Os educandos realizaram a atividade com muito entusiasmo, pois adoraram desenhar e, com os Emojis, ficou mais fácil de expressar seus sentimentos, nesse caso o “motivo do sorriso de cada um.”

Avaliação: Tivemos um aproveitamento de quase 100% dos educandos, pois avisamos dias antes o que iria acontecer na sala. Os educandos foram os protagonistas desse painel.

Galeria