Temática:
Gêneros textuais
Recurso(s):
Folha A3
Textos
Autor(es): Cleidja Patrícia Rosa Santos
Colaborador(es): Gestão escolar, Marlene (LEIA) e alunos
Escola: EPG ALVARES DE AZEVEDO
TEMA/ TÍTULO: Cantiga “A barata diz que tem” / Formação de texto
PALAVRAS-CHAVE: Alfabetização, Cantiga, Texto fatiado.
QUANTIDADE DE ALUNOS: 35 alunos
RECURSOS UTILIZADOS: estrofes da cantiga impressa e fatiada, asas da barata impressa, folha A3 e cola.
JUSTIFICATIVA:
A partir de uma cantiga conhecida, promover a leitura e a formação de estrofes em grupo. Conhecer as características e estrutura de uma cantiga, além de ampliar seu repertório, conhecendo novos sons e escrita de palavras.
OBJETIVOS:
● Perceber unidades fonológicas ( sílabas, rimas, iniciais, medial e terminações de palavras);
●Comparar palavras reconhecendo semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais, percebendo gradativamente as diferentes possibilidades de organização das vogais e das consoantes na formação das sílabas dentro das palavras;
● Conhecer a estrutura do gênero textual, cantiga;
● Identificar a segmentação das palavras;
● Participar das interações cotidianas;
● Reconhecer que textos presentes em nossa cultura, e sua maioria são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo;
● Apreciar a leitura.
METODOLOGIA:
Apresentar a cantiga “A barata diz que tem” e realizar a leitura das estrofes com os alunos. Formar grupos com os alunos que se encontram em diferentes hipóteses de escrita, sendo que cada um receberá uma asa da barata contendo o texto da estrofe fatiada. Entregar folha A3 e incentivar a organização dessas frases, formando a estrofe. Depois da organização, o grupo cantará sua estrofe e um representante irá apresentar a escrita para todos os alunos.
RESULTADOS OBSERVADOS:
Participaram da atividade com entusiasmo. Trocaram experiências com relação conhecer a escrita das palavras e organização das frases na estrofe. Ampliaram o repertório.
AVALIAÇÃO: formativa