Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Portal da Secretaria de Educação de Guarulhos

Cantiga: “A barata diz que tem” /Formação de texto


Temática: Gêneros textuais
Recurso(s): Folha A3 Textos
Autor(es): Cleidja Patrícia Rosa Santos
Colaborador(es): Gestão escolar, Marlene (LEIA) e alunos
Escola: EPG ALVARES DE AZEVEDO

421 visualizações


TEMA/ TÍTULO: Cantiga “A barata diz que tem” /  Formação de texto


PALAVRAS-CHAVE: Alfabetização, Cantiga, Texto fatiado. 


QUANTIDADE DE ALUNOS:  35 alunos


RECURSOS UTILIZADOS: estrofes da cantiga impressa e fatiada, asas da barata impressa, folha A3 e cola.


JUSTIFICATIVA:

A partir de uma cantiga conhecida,  promover a leitura e a formação de estrofes em grupo. Conhecer as características e estrutura de uma cantiga, além de ampliar seu repertório, conhecendo novos sons e escrita de palavras.


OBJETIVOS:

 Perceber unidades fonológicas ( sílabas, rimas, iniciais, medial e terminações de palavras);

Comparar palavras reconhecendo semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e  finais, percebendo gradativamente as diferentes possibilidades de organização das vogais e das consoantes na formação das sílabas dentro das palavras;

 Conhecer a estrutura do gênero textual, cantiga;

● Identificar a segmentação das palavras;

● Participar das interações cotidianas;

● Reconhecer que textos presentes em nossa cultura, e sua maioria são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo;

● Apreciar a leitura.


METODOLOGIA:

Apresentar a cantiga “A barata diz que tem” e realizar a leitura das estrofes com os alunos. Formar grupos com os alunos que se encontram em diferentes hipóteses de escrita, sendo que cada um receberá uma asa da barata contendo o texto da estrofe fatiada. Entregar folha A3 e incentivar a organização dessas frases, formando a estrofe. Depois da organização, o grupo cantará sua estrofe e um representante irá apresentar a escrita para todos os alunos.

RESULTADOS OBSERVADOS:

Participaram da atividade com entusiasmo. Trocaram experiências com relação conhecer a escrita das palavras e organização das frases  na estrofe.  Ampliaram o repertório.


AVALIAÇÃO: formativa 


Galeria