Temática:
Tecnologia
Recurso(s):
Giz de Cera
Papel Sulfite
Projetor
Peça de Montar
Lápis de Colorir
Computador
Autor(es): Carla Aparecida da Silva Cavalheri
Colaborador(es): Alex Garcia Smith Angelo, Paula Teixeira e Elisabete Rodas
Escola: EPG SOPHIA FANTAZZINI CECCHINATO
Justificativa:
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular umas das competências da Educação Básica específica de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental é:
“Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da investigação científica, de modo a sentir segurança no debate de questões científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.” (BRASIL, 2017, p. 322)
Sob
os aspectos citados, atrelasse o conceito de “Alfabetização Cientifica”, que
trata a Educação em Ciência para além de ensinos curriculares, promovendo
investigação, discussão, atividades experimentais, visando compreender a
influencia da ciência na vida. Nesta
perspectiva, o aluno é protagonista, sendo inserido por meio de linguagens
próprias possibilitando assim a construção de uma linguagem argumentativa sobre
determinados assuntos, dos estudos da ciência (cultura cientifica).
Assim,
a BNCC e a Alfabetização Cientifica propõem uma aprendizagem na qual o aluno,
ao estudar ciências, compreenda os
processos de evolução e manutenção da vida. Assim, os estudos se projetam sobre
a história da apropriação humana em relação aos diferentes recursos, como no
caso das engrenagens e autômatos em um determinado momento histórico, de acordo
com sua necessidade social. As diversas formas de geração de energia por meio
das engrenagens (autômatos) tornou-se uma tecnologia a partir de um determinado
contexto, atribuindo a este recurso uma função social. Deste modo, as
engrenagens e suas possibilidades tornam-se ferramentas (um meio) para alcançar
objetivos e conquistas atemporais, sob a perspectiva evolutiva, histórica,
social e tecnológica.
Objetivo Geral:
Compreender a função social de diferentes tecnologias,
a partir da observação e comparação de autômatos e engrenagens.
Objetivos Específicos:
·
Compreender a função social dos autômatos e
engrenagens;
·
Fazer uso de palavras da cultura cientifica;
·
Criar hipóteses sobre a construção de um
autômato;
·
Refletir sobre as possibilidades que oferecem o
autômato e a engrenagem;
·
Imaginar outras possibilidades de uso para este
mecanismo.
Metodologia:
1- Apresentar
um autômato para os alunos para que possam manipular;
2- Assistir a vídeos sobre o funcionamento dos
autômatos e engrenagens;
3- Comparar
imagens de autômatos e engrenagens em diferentes contextos;
4- Debater
sobre os diferentes tipos de autômatos e engrenagens atrelados as suas funções;
5- Propor
que os alunos ilustrem seus próprios autômatos.
6- Construir
individualmente, a partir da sua ilustração autômatos com pecinhas de montar (encaixe);
7- Apresentar
e explicar aos colegas o processo de construção do autômato criado.
Resultados observados e Avaliação da
turma:
Todas as etapas foram realizadas com muita
curiosidade e interesse pelos alunos. Realizamos conversas e debates sobre as
possibilidades e onde encontramos as engrenagens e autômatos no dia-a-dia.
Construir o autômato foi a etapa mais
desafiadora, pois a princípio planejei que meus alunos realizassem a construção
com peças de LEGO, mas infelizmente na escola em que atuo, foram encontradas
poucas peças, então optei em substituir as peças de LEGO por peças de encaixe.
Posso afirmar que esta mudança foi desafiadora e muito instigante, apesar da
limitação das peças de encaixe, que não possibilitam o movimento. Meus alunos
não encontraram dificuldades em imaginar e na construir seus autômatos. A
reflexão e o levantamento de hipóteses geradas devido ao uso do novo recurso
para a montagem dos autômatos levaram meus alunos a desempenhar o trabalho com
ainda mais do protagonismo. O ‘problema’ com as peças, sem movimento, foi um
desafio que os levaram a ter uma grande experiência por meio de um trabalho de
explorar, tentar diversas possibilidades, errar, investigar e acertar.
Notei que os meus alunos, durante a
apresentação dos vídeos sobre os autômatos, se interessaram por um em especial.
Eles me questionaram sobre o vídeo intitulado: “Ciências – Máquinas simples”(1)
da Nova Escola. No vídeo o professor de Física, Aníbal Fonseca, explica de uma maneira
simples o conceito de máquinas e o uso das engrenagens.
Outro elemento que mais chamou a atenção dos
meus alunos, além das máquinas simples, foi o cenário em que o vídeo foi
gravado, o museu interativo Catavento Cultural e Educacional de São Paulo.
Aproveitei o interesse da turma para relatar as minhas experiências e
apresentar algumas fotos do dia em que visitei este museu. O desenrolar da aula
do autômato gerou muita curiosidade, entre elas a dúvida sobre o que mais é
possível encontrar no museu, bem como a possibilidade da turma ir visita-lo um
dia.
Referências
Vídeo: Ciências: máquinas simples. https://www.youtube.com/watch?v=G9XFWhlEZLs
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio>. Acesso em: jul. 2019.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação: mito & desafio: uma perspectiva construtivista. 44ª Ed. Porto Alegre: Mediação, 2014.
PERRENOUD, Phillipe. Avaliação da excelência à regulação das aprendizagens- entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.