Temática:
Tecnologia
Recurso(s):
Reciclados
Tinta a base de água e pincéis
Placa de Eucatex
Lâmpadas de led, fios
Canetas esferográficas
Imã retirado de micro-ondas
Carcaça de motor de ventilador
Placa fotovoltaica
Ventilador
Autor(es): Juliana Soares Saiki de Brito e Jovita Maria da Silva Nakamura
Colaborador(es): Ester Costa Lima
Escola: EPG PAULO AUTRAN
Justificativa:
Sabendo do
processo de degradação da natureza pelo qual nosso planeta vem passando, se faz
necessário criar estratégias que possibilitem um espaço de reflexão sobre a
importância de cuidar do lugar que vivemos.
É importante despertarmos nas crianças uma postura
crítica e de responsabilidade acerca da realidade e do nosso papel como
habitantes deste lugar.
A realização deste projeto possibilitou um novo olhar sobre o nosso papel na sala de aula, isto é, de estimular espaços e de fomentar discussões capazes de possibilitar uma aprendizagem significativa para os nossos educandos. É dever da escola e do professor propiciar aos alunos espaços capazes de instigar à pesquisa, a investigação, a comunicação entre tantas outras formas de aprender.
-
Conscientizar sobre a importância dos recursos renováveis
na geração de energia;
- Propiciar espaços de aprendizagem significativa
com atividades que possibilitem o protagonismo do aluno;
- Estimular a pesquisa e curiosidade do aluno;
- Adotar uma postura crítica que vise
construções interativas com o meio ambiente;
- Identificar-se como parte integrante na preservação do planeta;
Metodologia
- Pesquisa individual sobre geração de energia;
- Roda de conversa sobre a pesquisa:
> Questões norteadoras:
> Como a energia é gerada?
> Quais tipos de geração de
energia podem ser representados em uma maquete?
> Como poderíamos fazer esta
representação tendo como inspiração a realidade da nossa cidade?
- Escolha do nome da cidade por meio de uma votação
coletiva, envolvendo todos os alunos do período. Venceu o nome Cidade Solar;
- Manuseio da carcaça do motor e da placa
fotovoltaica para a compreensão de todo o processo de construção;
- Confecção e pintura das caixinhas (prédios,
casas e comércios);
- Reunião para debater as sugestões e críticas
sobre a montagem da maquete;
- Montagem coletiva da maquete;
- Apresentação do projeto pelos alunos
idealizadores para as demais turmas do período;
-
Desenho da planta da maquete;
-
Escrita de uma reportagem sobre a inauguração da
cidade solar;
-
Apresentação de um telejornal com a reportagem
da inauguração da cidade;
- Sessão de cinema com o filme “O menino que descobriu o vento”, que aborda a temática semelhante ao processo experienciado pelos alunos.
Resultados observados
No decorrer do projeto foi possível observar alunos incrivelmente engajados, participativos e interados do assunto. O produto final gerou suspiros nas demais turmas e instigou a curiosidade de toda a comunidade escolar sobre o funcionamento do mecanismo de geração de energia.
As turmas envolvidas apresentaram desempenho excelente, participando de todas as etapas com compromisso e responsabilidade.
Quantidade de alunos atingidos:
105 alunos atingidos diretamente.
400 alunos atingidos indiretamente.