Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Portal da Secretaria de Educação de Guarulhos

Geração de Energia - Cidade Solar


Temática: Tecnologia
Recurso(s): Reciclados Tinta a base de água e pincéis Placa de Eucatex Lâmpadas de led, fios Canetas esferográficas Imã retirado de micro-ondas Carcaça de motor de ventilador Placa fotovoltaica Ventilador
Autor(es): Juliana Soares Saiki de Brito e Jovita Maria da Silva Nakamura
Colaborador(es): Ester Costa Lima
Escola: EPG PAULO AUTRAN

3673 visualizações

Justificativa: 

Sabendo do processo de degradação da natureza pelo qual nosso planeta vem passando, se faz necessário criar estratégias que possibilitem um espaço de reflexão sobre a importância de cuidar do lugar que vivemos.

É importante despertarmos nas crianças uma postura crítica e de responsabilidade acerca da realidade e do nosso papel como habitantes deste lugar.

A realização deste projeto possibilitou um novo olhar sobre o nosso papel na sala de aula, isto é, de estimular espaços e de fomentar discussões capazes de possibilitar uma aprendizagem significativa para os nossos educandos. É dever da escola e do professor propiciar aos alunos espaços capazes de instigar à pesquisa, a investigação, a comunicação entre tantas outras formas de aprender. 


 Objetivos

- Conscientizar sobre a importância dos recursos renováveis na geração de energia;

- Propiciar espaços de aprendizagem significativa com atividades que possibilitem o protagonismo do aluno;

- Estimular a pesquisa e curiosidade do aluno;

- Adotar uma postura crítica que vise construções interativas com o meio ambiente;

- Identificar-se como parte integrante na preservação do planeta;

Metodologia

- Pesquisa individual sobre geração de energia;

- Roda de conversa sobre a pesquisa:

                > Questões norteadoras:

                > Como a energia é gerada?

                > Quais tipos de geração de energia podem ser representados em uma maquete?

                > Como poderíamos fazer esta representação tendo como inspiração a realidade da nossa cidade?

- Escolha do nome da cidade por meio de uma votação coletiva, envolvendo todos os alunos do período. Venceu o nome Cidade Solar;

- Manuseio da carcaça do motor e da placa fotovoltaica para a compreensão de todo o processo de construção;

- Confecção e pintura das caixinhas (prédios, casas e comércios);

- Reunião para debater as sugestões e críticas sobre a montagem da maquete;

- Montagem coletiva da maquete;

- Apresentação do projeto pelos alunos idealizadores para as demais turmas do período;

- Desenho da planta da maquete;

- Escrita de uma reportagem sobre a inauguração da cidade solar;

- Apresentação de um telejornal com a reportagem da inauguração da cidade;

- Sessão de cinema com o filme “O menino que descobriu o vento”, que aborda a temática semelhante ao processo experienciado pelos alunos. 

 Resultados observados

No decorrer do projeto foi possível observar alunos incrivelmente engajados, participativos e interados do assunto. O produto final gerou suspiros nas demais turmas e instigou a curiosidade de toda a comunidade escolar sobre o funcionamento do mecanismo de geração de energia.

 Avaliação

As turmas envolvidas apresentaram desempenho excelente, participando de todas as etapas com compromisso e responsabilidade.

Quantidade de alunos atingidos:

105 alunos atingidos diretamente.

400 alunos atingidos indiretamente.


Galeria



Vídeos



Outras Práticas Pedagógicas