1 de abril de 2022 Abril Literário oferece atividades de valorização do patrimônio cultural da cidade

Por Bárbara Braz

Ao longo mês a Prefeitura de Guarulhos promove o Abril Literário 2022 – Literalmente Isso…, projeto de atividades culturais com leituras, utilização de diferentes gêneros literários, contação de histórias, dentre outras ações com o objetivo de estimular a criatividade, a imaginação, o conhecimento e o entretenimento para toda a cidade. A iniciativa é uma parceria entre as secretarias de Educação e Cultura, em conjunto com autores, educadores, psicólogos, bibliotecários, educandos e convidados.

O evento, organizado anualmente, visa a promover o fomento à leitura e à literatura na cidade, mobilizando diferentes atores e espaços sociais em um esforço conjunto para democratizar o acesso aos bens culturais e, ainda, contribuir para a formação de uma sociedade leitora.

Neste ano, educandos, educadores e comunidade podem acessar a plataforma virtual do Abril Literário 2022 no link http://portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br/wp_site/abrilliterario para verificar a programação das Escolas da Prefeitura de Guarulhos, dos Centros Municipais de Educação (CMEs), dos Centros de Educação Unificados (CEUs) e dos Centros Municipais de Incentivo à Leitura (CMILs), acessar a videoteca do professor e conhecer as sugestões literárias que podem contribuir com o trabalho docente. Além disso, também serão realizadas atividades formativas e lives no YouTube com grandes nomes da literatura no Brasil.

Abertura

Na próxima quarta-feira (6), das 8h às 12h, acontece a abertura oficial do evento com a formação para coordenadores pedagógicos e convite para demais gestores dos espaços educativos da cidade, com o tema “Um dedo de prosa na mão da poesia”, ministrada pelo professor e escritor César Magalhães Borges no Teatro Adamastor, localizado na avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo.

Na quinta-feira (7), das 11 às 12h, a escritora Eva Furnari fará um bate-papo online com o tema “Trajetória de uma autora infantil” no canal do YouTube da Secretaria de Educação (https://youtu.be/Cgu-h0mQNTQ).

Além disso, no dia 13, das 18 às 22h, os professores-coordenadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) terão formação com o tema “Da tradição oral à linguagem visual”, com o professor e escritor César Magalhães Borges, no Auditório do Doep – 2º andar da Secretaria de Educação, na rua Claudino Barbosa, 313, Macedo

Já no dia 14, das 11h às 12h, o escritor Pedro Bandeira fará uma palestra online com o tema “O papel do professor na formação literária dos alunos” no canal do YouTube da Secretaria de Educação. E no dia 28, das 18 às 19h, a palestra “Processo de criação do livro, sua trajetória e desafios” será ministrada pelo escritor Bruno Grossi Begê, autor do livro As Aventuras de Ralf e Carlos no Mundo da Lua. Ela acontecerá também no canal do YouTube da SE.