A experiência educativa é complexa e abrangente, pois, na apreensão de saberes e aprendizagens, há a necessidade de estabelecer relações sociais e, frequentemente, lidar com o que, para cada um de nós, pode ser considerado como “diferente”. Neste sentido, as descobertas, a construção de novos conhecimentos e a convivência com o outro podem, por vezes, serem marcadas por momentos de dor e sofrimento decorrentes de situações como o bullying.
Ante tal complexidade, como podemos nos posicionar e contribuir para que nossas crianças, jovens e adultos tenham uma experiência escolar de maior acolhimento e respeito? O que é indispensável conhecer sobre esse tema? Toda forma de violência escolar pode ser considerada como uma situação de “bullying”?
O Professor Dr. Marcos Cezar de Freitas, docente da UNIFESP e autor de grandes títulos da literatura não apenas acadêmica, mas também infantil, com a sensibilidade e a profundidade necessárias, nos auxilia na reflexão sobre o bullying, seu significado e impactos na trajetória de todos e de cada um, enriquecendo ainda mais o nosso conhecimento sobre os fundamentos de uma educação verdadeiramente inclusiva. Não deixe de conferir!