Henrique André Silva
Henrique André é Designer Gráfico de formação, ilustrador, muralista, roteirista, escritor, artista e pesquisador afrofuturista. Artista orgânico, busca inspiração no cotidiano e na ancestralidade. É membro do Coletivo “O Futuro é Preto”, grupo voltado para ações de tecnologia, inovação, educação e cultura, usando como base e objeto de trabalho o Afrofuturismo. Atualmente, é colunista da seção Design Ativista da Mídia Ninja. Henrique André é um sonhador que realiza acordado seus devaneios, utilizando diversas mídias para expressar seu ser.
Henrique publicou diversos livros, entre eles Memórias de lembranças esquecidas (2014), Alágbára, o sonho (2019), Sìgìdì, o caminho (2022), HQ A luz de Mayotte (2022), Afrofuturo, ancestral do amanhã (2022), Ananda, por que sou tão pretinha? (2023), E-book VASCA – Contos Urbanos (2023), e participou com um conto na antologia Afrofuturista Futuros Pretos Possíveis (2023). Em 2024, lançou MarMinino (em campanha no Catarse) e O mundo de Ocikomo (2024).
O livro Afrofuturo, ancestral do amanhã foi listado entre os 30 melhores livros infantis pela revista Crescer (2023) e está em exposição na figura de um sofá na Exposição Karinanga no Sesc.
Henrique é fundador do coletivo FestERE, que realiza mediação de leitura, contação de histórias, intervenção visual com artistas ilustradores, bate-papo com o autor, show com a FestERE Banda, mediação lúdica (Brincar), oficina de escrita criativa – ID afrofuturista, e oficina de confecção de brinquedos e jogos africanos. A proposta de Henrique contempla a bibliodiversidade, com livros e imagens diversas que contemplam a presença da diversidade dos corpos plurais no livro.

Janaú
Janaú, carioca de raiz amazônida, é também poeta e artista-educadora. Mestre em Educação pela UERJ, tem publicações em livros, antologias, revistas eletrônicas, além de participações em exposições de arte. Nos últimos anos, tem realizado edições em literatura de autorias indígenas. Pesquisa a linguagem, as relações étnico-raciais e os saberes originários de Abya Yala. Integra o Sarau Urukum e vive em Ubatuba/SP.