Espetáculo da Orquestra Jovem e homenagem à Biblioteca Monteiro Lobato marcam abertura da 2ª Bienal do Livro de Guarulhos

Música e homenagem à Biblioteca Monteiro Lobato marcaram a abertura da 2ª Bienal do Livro de Guarulhos na noite da última sexta-feira (5). No palco do Auditório Azul, a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos encantou os visitantes do Internacional Eventos com repertório de músicas latino americanas, sob regência do maestro Emiliano Patarra. A abertura do evento, que segue até o dia 14 de agosto, contou com as presenças do prefeito Guti, do vice-prefeito e secretário de Cultura, Professor Jesus, do secretário de Educação, Alex Viterale, e da subsecretária de Educação, Fábia Costa..

“A Bienal do Livro de Guarulhos deste ano amplia o debate sobre o papel da tecnologia e desenvolvimento educacional e propõe encontros que conectam o público leitor aos seus escritores preferidos. Isso sinaliza para ações assertivas no campo da Educação, que muito além de fomentar a leitura, também semeiam um futuro melhor para nossas crianças”, disse Guti.

O secretário Alex destacou a importância de estimular o gosto pela leitura desde a infância. “O valor destinado aos alunos da rede municipal cadastrados na visitação escolar os coloca diante de situações em que vão usar a matemática financeira para adquirir os livros de seu interesse. Nesse espaço, eles podem aproveitar inúmeras oportunidades de interagir com os livros, escritores, com os contadores de histórias e esse amplo universo de imaginação e criatividade contribui decisivamente para a ampliação de sua autonomia”.

Jesus falou do aumento de autores independentes da cidade credenciados, um total de 95, número três vezes em relação a 2018. “Esse aumento de mais de 216% de escritores inscritos pode ser explicado por ações tais quais a destinação de recursos da Lei Aldir Blanc para auxílio emergencial da classe artística, por meio do Fundo Municipal de Cultura de Guarulhos, o FunCultura”, observou.

A abertura oficial da Bienal do Livro contou ainda com homenagem à Biblioteca Monteiro Lobato, a mais antiga da cidade, que este ano completa 82 anos. A celebração motivou exposição multimídia, composta por imagens do acervo do Arquivo Histórico Municipal de Guarulhos com breve recorte da dimensão e importância desse espaço ao longo de todos esses anos de funcionamento.

Para mais informações sobre a programação acesse http://bienaldolivro.guarulhos.sp.gov.br e acompanhe o perfil no Instagram (@bienaldolivrogru).

A 2ª Bienal do Livro de Guarulhos acontece entre os dias 5 e 14 de agosto, de segunda a sábado, das 10h às 22h, aos domingos, das 10h às 20h, no Internacional Eventos, que fica na avenida João Cavalari, 133, Vila Hermínia, em Guarulhos.

Para garantir fácil acesso e estacionamento aos visitantes da 2a. Bienal do Livro de Guarulhos, a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU) mantém quatro agentes e duas viaturas diariamente, das 7h às 20h, no local. A pasta providenciou ainda dois bolsões de estacionamento, cada um com capacidade para 30 ônibus, localizados nas ruas Tenente Aviador Aurélio Vieira e rua Professor José Munhoz, ambas próximas à entrada do evento na rua João Cavalari, 133, Vila Hermínia.