Mais de 200 mil pessoas visitam a 3ª Bienal Internacional do Livro de Guarulhos

Mais de 200 mil pessoas passaram pelo pavilhão do Espaço Inter durante os dez dias da 3ª Bienal Internacional do Livro de Guarulhos. No último domingo (24), o público prestigiou com muita animação o bate-papo musicado com Marco Tulio Lara, guitarrista do Jota Quest, apresentação que encerrou de forma excepcional o maior evento literário da cidade.

Ao longo da intensa programação gratuita, o público visitante teve a chance de conhecer de perto grandes autores brasileiros, como os escritores Rodrigo França e Marcelo Duarte, o contista, romancista e jornalista Ignácio de Loyola Brandão, os poetas Bráulio Bessa e Sérgio Vaz, os atores e escritores Miguel Falabella e Denise Fraga, o músico, educador e escritor Eduardo Feldberg (o Primo Pobre), os escritores Ilana Casoy e Rapha Montes, as escritoras e influenciadoras digitais Camila Fremder, Cíntia Chagas e Maytê Carvalho, dentre tantos outros escritores que lançaram obras e fizeram sessões de autógrafos nos estandes.

“Foi um evento sensacional, bem organizado, uma programação criativa. Toda equipe da Educação está de parabéns. Vale a pena citar os autores guarulhenses, que elogiaram a estrutura da Bienal, isso foi fruto da oportunidade que demos às pratas da casa”, elogiou o prefeito Guti.

A Bienal contou também com 60 espaços para estandes e mais de 40 editoras, expositores e distribuidoras que movimentaram a venda de livros com títulos variados e preços atrativos. A Bienal também fomentou o comércio local em sua praça de alimentação com grande variedade gastronômica e culinária especializada para diferentes apetites.

“Não exagero ao dizer que é o maior evento da cidade. Essa edição teve um número expressivo de visitantes em relação à anterior e já somos a segunda maior feira literária do país depois da Bienal de São Paulo”, comemorou o Secretário de Educação Alex Viterale, lembrando da complexidade para realização da Bienal e do trabalho de inúmeros servidores da Secretaria de Educação.

Outro dado impactante foi a visitação de mais de 24 mil alunos de 219 escolas da rede municipal e sua participação nas contações de histórias nos auditórios e lounge e, também, nas experiências imersivas da área gamer, que aguçaram a criatividade e o fascínio pelas viagens e novas culturas. A Bienal também registrou a visitação de inúmeras escolas estaduais e particulares e, por meio do Programa Mais Futuro e do projeto #Partiu360, as comunidades dos CEUs também visitaram o pavilhão do Espaço Inter, oportunidade ofertada a aproximadamente 700 pessoas.

A terceira edição reuniu ainda mais de 90 escritores de Guarulhos, que além de receber seus leitores para fotos e autógrafos na bancada Autores Guarulhenses, também comercializaram suas obras em estande exclusivo, local privilegiado e com grande circulação de pessoas. Vale destacar suas participações na programação com bate-papos e palestras nos auditórios sobre os mais variados temas.

A Secretaria de Educação beneficiou cerca de oito mil profissionais da Educação e colaboradores com o CrediLivro no valor de R$ 200,00 para ampliação do acervo pessoal. Os alunos da rede municipal que visitaram a Bienal junto com a unidade escolar também receberam crédito de R$20,00 para aquisição de obras literárias, um investimento de mais de R$ 2 milhões.

A programação voltada ao público infantil lotou permanentemente os auditórios e ofereceu contações de histórias com Fafá Conta, Camila Soares, Silvana Salerno e Filipe Macedo, espetáculos interativos que agitaram a criançada, como o espetáculo teatral Aventuras de Pinóquio na Terra do Cordel, com a Companhia AMO Entretenimento, o Show do Bob Zoom – O Musical, o Show da Luna, Ao Vivo!, o grupo Barbatuques com o espetáculo Barbatuquices, Beatles para Crianças e O Diário de Mika, atração surpresa que divertiu os pequenos e suas famílias.

O maior evento literário de Guarulhos também ganhou destaque tanto nas redes sociais da Prefeitura de Guarulhos e de influenciadores digitais quanto na imprensa local e da grande São Paulo. Vale destacar o riquíssimo conteúdo gerado no perfil da Bienal do Livro no Instagram (@bienaldolivrogru), que dobrou a quantidade de seguidores em apenas dois meses e chegou à marca de 16 mil seguidores e mais de 200 mil contas alcançadas.

A 3ª Bienal Internacional do Livro de Guarulhos também registrou imagens da programação e entrevistas com mais de 35 escritores e convidados no podcast Conexão Bienal, com transmissão ao vivo e disponível no canal do YouTube do Portal SE (https://www.youtube.com/@conexaobienal).

“A sensação é de dever cumprido. As pessoas estão deixando a Bienal elogiando o evento em sua plenitude, sua programação, estrutura e organização com muito carinho e isso nos indica um resultado bastante satisfatório”, comemorou a subsecretária de Educação Fábia Costa.

A realização deste evento pela Prefeitura de Guarulhos em celebração ao livro e à literatura foi alcançada por meio do suporte e apoio dos servidores da Secretaria de Educação, equipes dos CEUs da cidade, Centros de Incentivo à Leitura e demais espaços educacionais, além das secretarias de Transportes e Mobilidade Urbana, Serviços Públicos, Segurança Pública e a Guarda Civil Municipal.