Além das letras
O bloco Além das Letras é direcionado às crianças dos 1º e 2º Anos e tem como principal objetivo auxiliá-las no processo de alfabetização, complementando o trabalho realizado em sala de aula.
A proposta desse bloco visa a garantir o direito de aprendizagem às crianças. Para isso, apropriar-se dos gêneros textuais que circulam na sociedade é uma forma de participar das práticas sociais de forma efetiva, pois a sociedade brasileira é letrada, por consequência, a atuação do cidadão ocorre por meio de textos, sejam literários, do cotidiano ou a serviço da democracia.
Além disso, os educandos desses anos precisam experimentar o ato de escrever. Vale lembrar que é um momento em que a escrita ainda não é convencional. Isso não pode ser visto como um problema, uma vez que se trata de um processo natural em desenvolvimento.
A nomenclatura Além das letras dialoga com esse processo por evidenciar que a alfabetização não depende apenas de conhecer as letras do alfabeto ou mesmo as sílabas. É necessário proporcionar às crianças diversas atividades, permitindo que as crianças pensem sobre como se escreve e, dessa forma, entendam a relação entre as letras e os sons da nossa língua. Por isso, cantigas, parlendas, jogos e brincadeiras são tão importantes quanto ouvir histórias e escrever.
É importante que as crianças se sintam livres para fazer tentativas sem medo de errar. Nesse momento, críticas ou repreensões quando escreverem ou lerem diferentemente do esperado não são práticas coerentes, visto que as crianças ainda estão no início da alfabetização e precisam ser encorajadas a escrever e a ler.
O excesso de cobranças não favorece a aprendizagem e fazem com que a leitura e a escrita sejam abordadas como tarefas maçantes. É imprescindível estimular o interesse, instigar as pesquisas e as descobertas, celebrar as conquistas, entendendo que as dúvidas e a curiosidade são excelentes ferramentas para o desenvolvimento da criança nesse processo. Seguem algumas atividades que auxiliam as crianças no desenvolvimento da leitura e da escrita:
- Ler histórias utilizando livros ou gibis;
- Mostrar os rótulos e embalagens dos produtos do dia a dia;
- Apresentar o nome do produto; as letras que fazem parte do nome da criança; os símbolos que aparecem na embalagem;
- Explorar os letreiros disponíveis nas ruas: nomes das lojas, outdoors, placas de trânsito, faixas, letreiros dos ônibus, etc.;
- Ler folhetos de propaganda distribuídos nas ruas, como jornais dos supermercados, folhetos de lojas e outros;
- Explicar que a escrita aparece e faz parte das práticas sociais cotidianas, tais como, lista de compras, receitas, documentos pessoais, roupas, aparelhos celulares, etc.;
- Por fim, de grande importância, é proporcionar atividades que envolvam o desenhar, como por exemplo, estimular as crianças a desenharem com diversos recursos, como carvão, pedaço de tijolo, pauzinho na areia, no chão, em caixas de papelão e utilizando outros materiais que estiverem disponíveis.