Práticas Corporais
As práticas corporais como cultura na Educação Física, possibilitam um olhar diferenciado aos conhecimentos produzidos pela sociedade e no cotidiano escolar, como vivências corporais lúdicas, sendo elas: esportivas, danças, jogos e brincadeiras, ginásticas ou lutas.
Ao participar dessas práticas na perspectiva da cultura corporal, os educandos não apenas se reconhecem, mas buscam novas fontes de informações sobre a história do seu grupo social, podendo se orgulhar tanto da sua origem, quanto da sua posição na sociedade.
Como na capoeira, uma mistura de dança, luta, artes marciais e música. Considerada um patrimônio cultural do Brasil, carrega a cultura do nosso país para o mundo todo.
O maculelê, uma dança guerreira, surgida da mistura das culturas indígenas e africanas com características multiculturais, e as práticas corporais indígenas que assumem sentidos e significados de acordo com o contexto social no qual são vivenciadas,.
Essas práticas como saberes e aprendizagens, potencializam conhecimentos a serem compreendidos e resignificados no que forma uma identidade de cada cultura.