Data: 01/04/2023
Unidade: EPG Amélia Duarte da Silva
Responsável: Delma Silva Alves
Atividade/Descrição: “O Educando e a Cultura de Paz e Educação em Direitos Humanos”. Mediação de leitura do livro: Amoras Autor: Emicida Ilustrador: Aldo Fabrini Editora: Companhia das Letrinhas
Objetivo: Promover a construção da identidade e alteridade, desenvolvendo autoestima, empatia, representatividade e protagonismo.
Colorismo: É uma forma de classificar as pessoas pela cor que se aproxima da pele branca ou pela tonalidade que está mais próxima à pela negra, com a tendência de segregar o segundo grupo. O colorismo é um conceito antigo que pode ser associado à educação anti-racista, a diversidade cultural no ambiente escolar e à inclusão social, pois permite às crianças que compreendam que não precisamos diferenciar as pessoas e que devemos conviver em sociedade pautados no respeito, sem preconceito e discriminação. Através do livro: Amoras trabalhamos a identidade e o colorismo…cada um tem uma cor especial. Ouvimos algumas músicas do autor enquanto cada educando criava seu autoretrato utilizando vários lápis cor de pele para colorir seu corpo. Os alunos investigavam na caixa, qual lápis tem sua cor de pele. Falamos da cor da amora e o tempo que leva para o fruto começar a aparecer. Também ressaltamos algumas personalidades que estavam na história, como Zumbi dos Palmares e Martin Luther King. Num segundo momento os alunos recortaram óculos de cartolina parecidos com o do artista e fizemos alguns registros de cada momento. Fizemos a exposição dos trabalhos e criamos um pequeno vídeo registro das atividades.
Público-alvo: Ensino Fundamental – 3º, 4º e 5º Ano


Data: 02/04/0203
Unidade: EPG Glorinha Pimentel
Responsável: Todos educadores
Atividade/Descrição: Livros que viraram filmes – Será que a história do livro é exatamente igual a do filme? Como o cinema transforma essas histórias? A trilha sonora faz diferença ? Por meio dessas e outras perguntas buscaremos sensibilizar nossos(as) educandos(as) , promovendo diversas aprendizagens.
Público-alvo: Educação Infantil – Pré-Escola/ Ensino Fundamental – 1º,2º, 3º, 4º e 5º Ano (Período Manhã e Tarde)


Data: 03/04/2023
Unidade: EPG Moreira Matos
Responsável: Celia Regina Castanharo
Atividade/Descrição: Projeto Abril Literário – Trabalho com gênero textual – Poesia/música Eixos do QSN – Comunicação expressão, Cultura de Paz e Artes Saberes trabalhados do eixo Comunicação e expressão: Conhecer e valorizar a diversidade linguística Desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura considerando o suporte, o gênero textual e sua contextualização. Compreender a leitura como fonte de informação, entretenimento, prazer e construção do conhecimento. Conhecer a organização interna de textos dentro do gênero proposto para compreender o tema em uma sequência lógica. Saberes do eixo Cultura de paz. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo respeito ao outro e aos direitos humanos com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceito de qualquer natureza. Saberes do eixo de Artes Desenvolver potencialidades imaginativas, criativas e poéticas para a expressão e a sensibilidade. Acessar, expressar-se e refletir sobre a Arte na sociedade, considerando os produtores, as produções e suas formas de documentação, preservação e divulgação em diferentes culturas e momentos históricos. Experimentar diferentes formas de expressão artística, fazendo uso de diversos materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais. Trabalharemos com 2 músicas e 2 pintores Brasileiros. Música – Somos (Grupo Melim) – Sal da terra (Beto Guedes) O Trabalho será dividido em 4 etapas. 1ª etapa: Apresentar as músicas para os educandos. Momento da escuta Roda de conversa sobre a letra, o que eles entenderam, palavras que chamaram a atenção quando estavam escutando, como se sentiram ouvindo as músicas, que tipo de instrumento perceberam tocando, cantar as músicas, etc. 2ª etapa: trabalhar uma sequência didática com as letras das músicas, ressaltando as rimas, compreensão do texto, verso, estrofe, texto lacunado, sílabas iniciais, finais, etc. 3ª etapa : apresentar as obras dos pintores Romero Brito e Tarsila do Amaral. Ler a biografia dos pintores, conversar sobre o estilo de arte de cada um, apresentar fotos das obras, realizar uma releitura de uma obra de escolha do educando. 4ª etapa: Após a compreensão dos estilos e características de cada pintor, escolher coletivamente uma imagem que possa representar os textos estudados (músicas) e fazer uma produção artística com as características dos dois pintores. Culminância do Projeto Exposição das produções e apresentação musical.
Público-alvo: Ensino fundamental 1º e 2º Ano (Período Manhã)


Data: 05/04/2023
Unidade: EPG Clementina de Jesus
Responsável: Fabiana Alessandra Sobreiro Souza
Atividade/Descrição: Durante o mês de abril diversas ações serão colocadas em prática para intensificar as ações voltadas à leitura. Professores, contadores de história: Rodízio entre os professores do período. Os professores combinam entre os pares em qual sala irão contar histórias. Sessão literária: Cada aluno poderá escolher através de um painel contendo algumas obras literárias, qual será a sala que frequentará para ouvir a contação. Para poder participar, receberá um ingresso para entrar na sala escolhida. Nessa atividade os alunos são reorganizados e as turmas ficam misturadas. Alunos contadores de histórias: Os alunos dos anos finais farão a leitura de histórias nas demais salas. Outras ações são distribuídas no decorrer do ano letivo entendendo a importância da leitura no cotidiano escolar. Dentre elas: Funcionários contadores de histórias:Os funcionários interessados realizarão a contação de histórias nos diferentes espaços escolares Varal literário: Exposição, em um varal, dos textos trabalhados em sala de aula. Sendo disponibilizadas no varal, haverá a socialização com as demais turmas que iniciarão a leitura das produções. A comunidade é convidada a visitar o espaço para realizar a leitura dos textos expostos (diferentes gêneros).
Público-alvo: Ensino Fundamental – 1º, 2º, 3º, 4º e 5º Ano (Período Manhã e Tarde)


Data: 05/05/2023
Unidade: EPG Crispiniano Soares
Responsável: Olga Tendeiro
Atividade/Descrição: No bingarau os alunos sorteiam um trecho de história ou poema e precisam identificar o nome da história, texto, poema ou autor. Para os alunos da EJA serão selecionados trechos de poemas e literaturas trabalhadas com as turmas. Para os alunos do infantil e fundamental os trechos selecionados serão retirados de contos de fadas clássicos e textos trabalhados com a turma. As atividades acontecerão em dias alternados para os educandos do infantil e fundamental.
Público-alvo: Educação Infantil – Pré-Escola/ Ensino Fundamental – 1º, 2º, 3º, 4º e 5º Ano/ Educação De Jovens E Adultos – EJA (Período Manhã, Tarde e Noite)



Data: 06/04/2023
Unidade: EPG Glorinha Pimentel
Responsável: Todos da equipe da EJA:
Atividade/Descrição: Na hora-atividade, teremos a Primeira Reunião do Clube do livro , com a obra A palavra que resta, de Stênio Gardel. Descrição: os educadores durante mês de Março iniciaram a leitura do livro, e nesta data, faremos a reflexão e discussão, trocando ideias e compartilhando conhecimentos. Pensando na temática de nosso Abril Literário “Da diversidade humana à Diversidade”, este livro é bastante pertinente.
Público-alvo: Educação De Jovens E Adultos – EJA (Período Noite)


Data: 06/04/2023
Unidade: EPG Perseu Abramo
Responsável: Adriano Fernandes da Silva
Atividade/Descrição: Leitura em roda do livro “O pequeno Príncipe”, com roda de conversa sobre o texto lido.
Público-alvo: Ensino Fundamental 3º, 4º e 5º Ano (Período Tarde)


Data: 06/04/2023
Unidade: EPG Nazira Abbud Zanardi
Responsável: Maria Bernadete de Fatima Justino da Silva
Atividade/Descrição: Faremos Espaço Da Leitura, cada sala ficará com uma história e os alunos irão escolher a história que querem escutar e também os alunos do quarto e quinto ano irão ler para os alunos das outras classes.
Público-alvo: Educação Infantil – Creche e Pré-Escola, Ensino fundamental 1º e 2º Ano, Ensino fundamental 3º, 4º e 5º Ano (Período Manhã e Tarde)


Data: 07/04/2023
Unidade: EPG Anita Malfatti
Responsável: Marisa
Atividade/Descrição: Faremos cantinhos de leitura durante todo o mês de abril com convite para os pais e funcionários da escola.
Público-alvo: Educação Infantil – Pré-Escola, Ensino Fundamental – 1º e 2º Ano (Período Manhã e Tarde)


Data: 10/04/2023
Unidade: EPG Anselmo Duarte
Responsável: Angela, Amanda e Michele
Atividade/Descrição: Leituras dos livros “Malala” – A menina que gostava da escola! roda de conversa e pesquisa sobre a trajetória de Malala, sua importância mundial, seu país de origem (cultura e costumes), valorizar o direito à educação, atividade de Autonomia e Identidade com produção de autorretrato e produção de texto. Produção de cartaz em grupo com um resumo de pesquisas sobre a Malala.
Público-alvo: Ensino Fundamental – 3º, 4º E 5º Ano (Período Tarde)


Data: 10/04/2023
Unidade: EPG Noel Rosa
Responsável: Elaine Maria Nóbrega (BI)
Atividade/Descrição: Teatro De Fantoches ” Chapeuzinho Vermelho”
Público-alvo: Educação Infantil – Creche (Período Manhã)


Data: 11/04/2023
Unidade: EPG Chiquinha Gonzaga
Responsável: Nadark
Atividade/Descrição: A professora realizará uma sessão de leitura com a sua turminha do estágio II em um espaço diferenciado da escola.
Público-alvo: Educação Infantil – Pré-Escola (Período Tarde)


Data: 11/04/2023
Unidade: EPG Noel Rosa
Responsável: Evelyn Luiza Furlaneti
Atividade/Descrição: Contação De História “Três Porquinhos” (BI)
Público-alvo: Educação Infantil – Creche (Período Tarde)


Data: 12/04/2023
Unidade: EPG Alvares Mesquita
Responsável: Rosania Maria de Araújo Almeida
Atividade/Descrição: Tema – História – “A formiga o elefante e a Zebra”- Autoria desconhecido Turma: Estágio I/C Com o intuito de promover o protagonismo nas crianças, a linguagem e a música, propus uma atividade onde eles ajudam a fazer o cenário, recolhendo materiais como folhas, pedras e confeccionando árvores baixas com rolos de papel higiênico contam a história e com materiais como a casca do coco, garrafa e tambor fazem o som. A história se passa numa Savana onde os três animais se encontram e percebem que cada um faz um som ao caminhar um agudo e dois graves. Professora: Rosania
Público-alvo: Educação Infantil – Creche (Período Tarde)


Data: 12/04/2023
Unidade: EPG Amadeu Bueno
Responsável: Ana Paula, Ana Lúcia, Márcia, Verena, Regiane, Danielle, Daniela, Flávia e Cintia
Atividade/Descrição: Realizaremos em nossa Unidade Escolar diversas estratégias de leitura que desperte nas crianças o interesse e possibilidade de novas descobertas. Atividades desenvolvidas – Rodizio entre as salas com leitura de livre escolha – Contação de história em diversos espaços do ambiente escolar, realizada pelos funcionários de diversos setores da escola (direção, secretaria, limpeza e cozinha) – Leitura feita pelos alunos em sala diferentes do habitual – Trocas de livros de livre escolha – Convidada Prof.ª Adriana de outra unidade escolar para uma roda de leitura.
Público-alvo: Educação Infantil – Pré-Escola/ Ensino Fundamental 1º, 2º, 3º, 4º e 5º Ano (Período Manhã e Tarde)


Data: 12/04/2023
Unidade: EPG Noel Rosa
Responsável: Debora Moura
Atividade/Descrição: Contação de História “Branca de Neve” (BII)
Público-alvo: Educação Infantil – Creche (Período Manhã)


Data: 13/04/2023
Unidade: EPG Anita Malfatti
Responsável: Emilia e Coordenadora Marisa
Atividade/Descrição: Os Alunos da EPG Dom Paulo Apresentarão A “Peça Chapeuzinho Vermelho” para os nossos educandos , Manhã e Tarde.
Público-alvo: Educação Infantil – Pré-Escola, Ensino Fundamental – 1º e 2º Ano (Período Manhã e Tarde)


Data: 14/04/2023
Unidade: EPG Cândido Portinari
Responsável: Florência, Maria José e Lilian Melo
Atividade/Descrição: Pensando em nosso Projeto “Um Mundo De Possibilidades” as professoras contarão a história da “Branca de Neve” conforme a narração da história , as crianças serão os personagens. Esta ação trará mais clareza e prazer pela leitura.
Público-alvo: Educação Infantil – Creche (Período Manhã)


Data: 14/04/2023
Unidade: EPG Crispiniano Soares
Responsável: Olga Tendeiro
Atividade/Descrição: “Agora eu conto…” Nessa atividade os educandos dos 5° anos selecionam livros que marcaram sua trajetória escolar e contam a história para os alunos da educação infantil e 1° anos. Esse movimento já é uma tradição na escola, e os alunos que hoje contam a história já participaram como ouvintes em anos anteriores.
Público-alvo: Educação Infantil – Pré-Escola/ Ensino Fundamental – 1º, 2º, 3º, 4º e 5º Ano (Período Manhã e Tarde)


Data: 14/04/2023
Unidade: EPG Glorinha Pimentel
Responsável: Andrea Otoni – sala de leitura
Atividade/Descrição: Sarau com poemas e poesias de escritores, que foram trabalhados com os educandos, conforme o projeto do CIL
Público-alvo: Educação Infantil – Pré-Escola/ Ensino Fundamental – 1º, 2º, 3º,4º e 5º Ano.


Data: 14/04/2023
Unidade: EPG Luiza do Nascimento Otero
Responsável: Cristiane Kelly, Priscilla, Catia, Edilaine, Monize e Raquel
Atividade/Descrição: Faremos o convite aos pais e familiares para que venham até a escola participar de um momento de leitura junto da criança e assim incentivar e despertar desde cedo o gosto pela leitura.
Público-alvo: Educação Infantil – Creche e Pré-Escola (Período Manhã e Tarde)


Data: 14/04/2023
Unidade: EPG Manoel de Paiva, Padre
Responsável: Djenane Martins Oliveira
Atividade/Descrição: As imagens como possibilidade de leitura do mundo.
Público-alvo: Ensino Fundamental 1º, 2º, 3º, 4º, 5º ANO (Período Manhã e Tarde)


Data: 14/04/2023
Unidade: EPG Noel Rosa
Responsável: Jaqueline Alessandra Salvador
Atividade/Descrição: Contação de História ” O Pote Vazio” (Estágio I)
Público-alvo: Educação Infantil – Creche ( Período Manhã)


Data: 14/04/2023
Unidade: EPG Noel Rosa
Responsável: Cristiane Oliveira
Atividade/Descrição: Releitura da história ” Branca de Neve” (MAT)
Público-alvo: Educação Infantil – Creche (Período manhã)


Data: 14/04/2023
Unidade: EPG Ofélia Echeverri Lopes, Irmã
Responsável: Professoras creche manhã
Atividade/Descrição: Teatro móvel de fantoche do livro “Ainda bem que é tudo diferente”
Público-alvo: Educação Infantil – Creche e Pré-Escola (Período Manhã)


Data: 15/04/2023
Unidade: EPG Ofélia Echeverri Lopes, Irmã
Responsável: Professores estágio I manhã
Atividade/Descrição: Exposição dos bonecos “Cada um tem seu jeito” / contação de história realizada por pai de aluno.
Público-alvo: Educação Infantil – Creche e Pré-Escola (Período Manhã)


Data: 17/04/2023
Unidade: EPG Dolores Gilabel Hernandes Pombeo
Responsável: Eliana Severo Ramos, Elisângela, Juliana Gouveia, Luzia Ribeiro, Eliane Catarina, Mirian, Cristina
Atividade/Descrição: Após a sequência didática sobre leitura e fichamento de livros, será produzido material audiovisual com os educandos sobre o gênero: resenha textual, dentro do tema proposto no memorando circular. Período Manhã e Tarde
Público-alvo: Ensino Fundamental – 3º, 4º e 5º Ano


Data: 17/04/2023
Unidade: EPG Moreira Matos
Responsável: Mirian, Vanessa, Raquel e Maria Rita
Atividade/Descrição: 17/04 -Ouvir uma leitura na sala de leitura – 2 salas por vez 18/04- Serão distribuídos ingressos para que os educandos escolham a leitura que desejam ouvir. Cada professora ficará em uma sala incumbida de realizar a leitura escolhida. 19/04- Apresentação das crianças de uma parlenda, dividida em blocos para leitura em pequenos grupos 28/04 – Apresentação para a escola da música sobre o projeto Meio Ambiente e abertura oficial do projeto
Público-alvo: Ensino Fundamental – 1º e 2º Ano


Data: 17/04/2023
Unidade: EPG Pedro Geraldo Barbosa, Professor
Responsável: Janete, Sueli, Rosane, José Leandro, Flavia, Marcia, Renato, Vânia e Viviane.
Atividade/Descrição: Estagio I A e II B: Levantar hipóteses e expressar questões sobre o desenvolvimento do seu corpo. Confecção de cartazes sobre alimentação saudável, baseando-se nos contos João e Maria e João e o pé de feijão.
1º ano A: Desenvolvendo conhecimentos da leitura e escrita com rimas: A CASA QUE RIMAVA.
2º ano A: Respeitar as características físicas e subjetivas das pessoas: Confecção de um livro de poemas, baseado no poema PESSOAS SÃO DIFERENTES de Ruth Rocha.
4º ano A, B e C: Organizar e valorizar os diversos gêneros e suporte textuais considerando sua função social: Produção de HQ; poemas Jornalístico sobre a cidade de Guarulhos – releitura do poema CIDADEZINHA de Mário Quintana, construção de maquete da cidade Guarulhos e Guarda chuva de poesia. Apresentação de Sarau. Os trabalhos realizados pelos educandos serão expostos nos espaços escolares, onde os pais serão convidados a participar das apresentações e apreciação em exposição.
Público-alvo: Educação Infantil – Pré-Escola/ Ensino Fundamental – 1º, 2º, 3º, 4º e 5º Ano (Período Manhã)


Data: 17/04/2023
Unidade: EPG Pedro Geraldo Barbosa, Professor
Responsável: Marcia, Andressa, Samuel, Maria Célia, Laura, Sibele e Renato
Atividade/Descrição: As apresentações das ações do Abril Literário, terá como objetivo, fortalecer a parceria entre escola, família e comunidade de forma acolhedora e participativa. Os trabalhos dos educandos serão apresentados em forma de exposição e apresentações teatral e musical entre os dias 17 a 20 de abril. Educação Infantil: As turmas dos Estágios I A e II A, estão realizando atividades onde ampliam os conhecimentos e saberes dos educandos sobre: Levantar hipóteses e expressar questões sobre o desenvolvimento do seu corpo e a importância da alimentação saudável, se baseando nos contos: João e Maria e João e o pé de feijão, expondo cartazes com informações sobre o assunto.
Estágios I B, I C e II B – estão realizando atividades que desenvolvam as aprendizagens em: reconhecer e demonstrar imagem positiva de si, compreender e apreciar a diversidade artística, observar e inventar variações de entonação e gestos ao ouvir histórias e cantar com os contos: Branca de Neve e os Sete Anões, Cinderela, Chapeuzinho Vermelho, Os três porquinhos e a música “O que que tem na Arca de Noé?” Ensino Fundamental: 1º ano A e B, estão realizando a ampliando e desenvolve o conhecimento da leitura e escrita com rimas tendo como referência o poema “A Casa que Rimava”.
1º ano C, estão realizando aprendizagens baseadas na literatura de Cordel.
2º ano A, B e C, estão confeccionando livros sobre brincadeiras e a releitura do poema “Pessoas são Diferentes” de Ruth Rocha, finalizando convidando os pais para participarem de algumas brincadeira na quadro com seus filhos.
Os 3ºs anos A, B e C, estão realizando atividades com foco no gênero Informativo, tendo como referências: personagens do folclore brasileiro e os personagens do “Sítio do Pica-Pau Amarelo” – Monteiro Lobato e também sobre “Chapeuzinho Vermelho”.
4º ano A, B e C, estão trabalhando os gêneros, HQ, Jornalístico e Poesia, tem como referência “Tá Chovendo Poesia” de Vinícius de Moraes e “Cidadezinha” de Mario Quintana, onde teremos a apresentação de um Sarau.
5º ano A e B, estão trabalhando recontos de “Lendas Urbanas” através da dança. Nos dias 17 e 18 de abril, haverá apresentação teatral e musical.
Público-alvo: Educação Infantil – Pré-Escola/ Ensino Fundamental – 1º, 2º, 3º, 4º e 5º Ano (Período Manhã, Intermediário e Tarde)


Data: 17/04/2023
Unidade: EPG Tizuko Sakamoto
Responsável: Ana Camila ( mãe de educando)
Atividade/Descrição: Leitura do livro O grande rabanete. Será contada no pátio da escola A contadora de história virá caracterizada A atividade será aberta para que os pais possam participar.
Público-alvo: Educação Infantil – Pré-Escola (Período Tarde)


Data: 18/04/2023
Unidade: EPG Glorinha Pimentel
Responsável: Toda equipe da EJA
Atividade/Descrição: Proposta de atividade interativa: bingo literário com diversos gêneros textuais, onde os educandos e educandas participarão com cartelas literárias e todos (as) serão premiados com brindes e muita arte literária.
Público-alvo: Educação De Jovens E Adultos – EJA (Período Noite)


Data: 18/04/2023
Unidade: EPG Graciliano Ramos
Responsável: Suzana Palonso Alexandre; Roseneide Aparecida Pedrozo; Solange Borges
Atividade/Descrição: Poema: “A Casa e seu dono” – Elias José (2º ano C) Montagem de painel no qual todos os educandos irão participar, cada qual terá sua participação, na escrita dos versinhos, pintura, colagem, enfeites. Em cada casinha haverá um versinho e um animal pertencente ao poema, sendo assim interativo. Outra proposta seria criarmos outro poema mudando os animais e as possíveis rimas ao final. Teatro baseado no texto de Ruth Rocha – O dono da bola ou O Reizinho Mandão. Os alunos irão ensaiar e se apresentar para todos da escola. Poemas em Cordel – Pesquisa no netbook sobre poemas com temas de escolha do educando em texto no Google e declamadas no Youtube; – Estudo em sala de aula sobre a estrutura dos poemas a partir de poemas pesquisados pelos educandos; – A gramática na construção dos poemas e o uso de figuras de linguagem; – Construção individual de poemas pelos educandos e ilustração em folha de sulfite; – Exposição na escola dos poemas dos educandos em cordéis para serem lidos e apreciados pelos demais educandos e comunidade escolar em geral.
Público-alvo: Ensino Fundamental – 1º,2º, 3º, 4º e 5º Ano (Período Manhã e Tarde)


Data: 18/04/2023
Unidade: EPG Manoel Rezende da Silva
Responsável: Toda escola
Atividade/Descrição: A atividade ocorrerá entre 18 e 28/4, exposição varal de cordel, exposições xilogravura, piquenique literário, leitura compartilhada inter classe , podcast entre outras.
Público-alvo: Educação Infantil – Creche e Pré-Escola/ Ensino Fundamental – 1º, 2º, 3º, 4º e 5º Ano (Período Manhã e Tarde)


Data: 18/04/2023
Unidade: EPG Paulo Autran
Responsável: Romilda Vargas
Atividade/Descrição: Atividade será realizada no período de aula onde as crianças participarão de uma leitura simultânea entre os professores, alunos e pais…
Público-alvo: Ensino Fundamental – 1º e 2º Ano (Período Tarde)


Data: 20/04/2023
Unidade: EPG Castro Alves
Responsável: Adriana Augusta da Silva, Adriana Pires Martins da Luz, Adriano Nascimento Silva, Almerice Barbosa da Silva, Aline Evangelista Lima, Carlos Antonio Mariano dos Santos, Claudiane Maria de Jesus, Kelly Cristina da Silva Matos, Daniela Silva dos Santos, Diva Eduardo de Mitri, Edna Alves de Souza Soares, Elaine Cristina dos Santos Souza, Fernando Gomes de Souza, Geise Aparecida da Conceição, Migiyama Gislene Felix da Silva Bezerra, Glaucia Aparecida Teixeira, Guilherme Falcão Ribeiro Leite, Grinauria Maria S. Alves Feitoza, Hanna Martiniano de Almeida, José Eptácio Gouveia do Nascimento, Juvanete Fernandes Santos Dias, Luciana Marisa Santana, Nicoliche Margareth Rangel Lopes de Almeida, Mariza Neves de Brito, Michelle Andressa Bueno Sanches, Nívea Ribar Santos, Paula Karine de Oliveira Mendes, Pricila Carolina Januario Guimarães Araujo, Rosana Maria da Costa, Luciene Agostinho da S. Enomoto, Sheila Maciel Rodrigues Silvia de Jesus dos Santos, Simone Cristina Barbosa da Silva, Vera Lucia Ortega Cacavalli, Vanessa Miranda de Souza, Wellington Severo da Silva, Shirley Farias Araujo, Prata Maria Darci Gomes Longo.
Atividade/Descrição: Sarau Literário – Apresentações abertas para a comunidade escolar. Durante todo mês os professores irão explorar através da leitura, oralidade e escrita diversas atividades que explorem a comunicação e expressão na dimensão literária. Cada sala ou em pares os professores irão preparar alguma apresentação seja ela: declamação dr poema, poesia ou gêneros literários diversos. Apresentação musicais: canto. Dramatização. Leitura coletiva entre outras! Será um grande encontro com enriquecimento cultural para toda a comunidade escolar.
Público-alvo: Ensino Fundamental 1º,2º, 3º, 4º e 5º Anos (Manhã e Tarde)


Data: 20/04/2023
Unidade: EPG Felício Marcondes
Responsável: Terezinha, Rita, Luciana, Valeria, Cristiane, Nilva, Michelle, Lidia, Marcia e Marcos
Atividade/Descrição: Teremos no mês de abril, situações em que a literatura faça parte de todos nós. Faremos a roda de leitores com os professores e todo público da escola, roda de leitores com os educandos e apresentações artísticas no dia do Hino.
Público-alvo: Ensino Fundamental 1º, 2º, 3º, 4º e 5º Ano (Período Manhã e Tarde)


Data: 20/04/2023
Unidade: EPG Cândido Portinari
Responsável: Aline, Claudete e Gina Lúcia
Atividade/Descrição: Pensando um nosso Projeto “Um Mundo De Possibilidades” as professoras montarão um cenário e contarão com palitoche a história do “Gato Xadrez”
Público-alvo: Educação Infantil – Creche (Período Manhã)


Data: 20/04/2023
Unidade: EPG Crispiniano Soares
Responsável: Olga Tendeiro Barreto
Atividade/Descrição: Educandos da EJA farão uma contação de histórias para os alunos da Educação Infantil.
Público-alvo: Educação Infantil – Pré-Escola/ Educação De Jovens E Adultos – EJA (Período Manhã e Tarde)


Data: 20/04/2023
Unidade: EPG Perácio Grilli, Pastor
Responsável: Lilian Regina Apati Rosa Caseiro
Atividade/Descrição: Exposição e apresentações dos alunos para as famílias, evidenciando o ensino de literatura e matemática. O objetivo principal é uma integração entre comunicação e expressão e a educação matemática fazendo o uso da literatura, permitindo aos alunos uma nova perspectiva e novas condições para reflexão e solução de questões do nosso dia a dia.
Público-alvo: Ensino Fundamental – 1º, 2º, 3º, 4º e 5º Ano (Período Manhã e Tarde)


Data: 21/04/2023
Unidade: EPG Amélia Duarte da Silva
Responsável: Delma Silva Alves
Atividade/Descrição: Através do livro ” Na minha escola somos todos iguais”, trabalhamos a diversidade e o dia Internacional contra a discriminação Racial. Assistimos um vídeo sobre essa data e depois realizei a leitura. Em seguida, em uma roda de conversa, falamos sobre o racismo e o preconceito e os alunos puderam se colocar e falar sobre momentos que vivenciaram de racismo e preconceito. Depois, pedi que fizessem desenho que representassem essa valorização dessa diversidade. Como culminância, produzimos um painel com fotos dos alunos como forma de valorização dessa diversidade, e junto, os desenhos de cada aluno com essa representatividade da diversidade.
Público-alvo: Ensino Fundamental – 3º, 4º e 5º Ano (Período Tarde)


Data: 24/04/2023
Unidade: EPG Álvares de Azevedo
Responsável: Aletheia Obata Kawabuchi
Atividade/Descrição: História em vídeo : Literatura de cordel- O nosso sertão
Público-alvo: Ensino Fundamental 3º, 4º e 5º Ano (Período Tarde)


Data: 24/04/2023
Unidade: EPG Aristides Castelo Hanssen
Responsável: Todos os professores da Unidade Escolar
Atividade/Descrição: Importância da oralidade e ancestralidade dentro das tradições e culturas indígenas – O mês de Abril será voltado para a o incentivo a leitura e todas as práticas docentes voltar-se-ão para a importância do contato com livros e contação de estórias. Desta maneira, haverá visitação da Biblioteca do Seródio e no dia 25/04 culminará com a presença do Cacique Werá, da etnia indígena Kaimbé, para fazer contação de estórias/histórias de seu povo, demonstrando a importância que a língua e a oralidade têm para a perpetuação da cultura de um povo.
Público-alvo: Ensino Fundamental 3º, 4º e 5º Ano/ Educação De Jovens e Adultos – EJA (Período Manhã, Tarde e Noite)


Data: 24/04/2023
Unidade: EPG D’Almeida Barbosa
Responsável: Todos a equipe da EJA
Atividade/Descrição: Faremos uma semana de leitura para os alunos com literaturas diversas antes do início das aulas, disponibilizaremos uma biblioteca volante com livros diversos para leitura na escola e realizar empréstimos para os alunos durante o mês de abril e levar a proposta para todo o ano letivo, apresentar algumas poesias do Poeta Cesar Magalhães Borges para os educandos e montarmos painéis com as poesias para recepciona-lo no café literário no dia 24 /04 . Que participará deste momento com toda a equipe e educandos da EJA.
Público-alvo: Educação de Jovens e Adultos – EJA (Período Noite)


Data: 24/04/2023
Unidade: EPG Da Emília
Responsável: Toda equipe docente do polo 8
Atividade/Descrição: Ao longo do mês de abril realizaremos leitura para os educandos e educandas com literaturas diversas antes do início das aulas, ficará disponível também no espaço escolar uma biblioteca volante com livros diversos para a leitura na escola e para empréstimo aos alunos (ciranda dos livros), com o intuito de incentivar o gosto pela leitura e com possibilidade de se estender essa proposta ao longo do semestre letivo. Os estudantes terão contato com as poesias do poeta Cesar Magalhães Borges para montar uma exposição poética utilizando a criatividade e o protagonismo estudantil e receber o poeta Cesar Magalhães Borges para uma palestra e café literário que acontecerá no dia 24/04/2023, nas dependências da escola EPG Da Emília com a participação dos educandos e educandas da escola EPG D’Almeida que fazem parte do polo 8 e toda a equipe docente.
Público-alvo: Educação De Jovens E Adultos – EJA (Período Noite)


Data: 24/04/2023
Unidade: EPG Marfilha Belloti Gonçalves
Responsável: Regina Célia Cabo e Jucilene Leonides Borges dos Santos
Atividade/Descrição: Teatro com a representação do livro: O grande rabanete
Público-alvo: Educação Infantil – Pré-Escola/ Ensino Fundamental – 1º, 2º, 3º, 4º e 5º Ano (Período Manhã e Tarde)


Data: 24/04/2023
Unidade: EPG Marfilha Belloti Gonçalves
Responsável: Regina Célia Cabo
Atividade/Descrição: Contação de história aos educandos, com a participação de diversos funcionários da Unidade Escolar
Público-alvo: Educação Infantil – Pré-Escola/ Ensino fundamental 1º, 2º, 3º, 4º e 5º Ano (Período Manhã e Tarde)


Data: 24/04/2023
Unidade: EPG Marfilha Belloti Gonçalves
Responsável: Regina Célia Cabo
Atividade/Descrição: Será montada uma tenda, com o objetivo de incentivar a contação de história pela comunidade escolar.
Público-alvo: Educação Infantil – Pré-Escola/ Ensino fundamental 1º, 2º, 3º, 4º e 5º Ano (Período Manhã e Tarde)


Data: 24/04/2023
Unidade: EPG Marfilha Belloti Gonçalves
Responsável: Vânia Rosa Ventura Santos
Atividade/Descrição: Apresentação teatral ” O cão e o gato” – expressão linguística
Público-alvo: Educação Infantil – Pré-Escola/ Ensino Fundamental 1º, 2º, 3º, 4º e 5º ANO (Período Tarde)


Data: 25/04/2023
Unidade: EPG Álvares de Azevedo
Responsável: Juliana Aguiar, Nathália Cruvinel, Sueli Monástico, Eliana
Atividade/Descrição: Abordando o Tema “Diversidade Humana”, As Professoras trabalharão livros sobre o tema e a confecção de painéis, Totens E Móbiles Baseados Nas Obras Lidas Durante A Semana.
Público-alvo: Ensino Fundamental 1º e 2º Ano (Período Manhã e Tarde)


Data: 25/04/2023
Unidade: EPG Álvares de Azevedo
Responsável: Claudia Pouciano e Silvia Teixeira
Atividade/Descrição: Música: Asa Branca com interpretação através de roda de conversa, e interpretação da linguagem regional.
Público-alvo: Ensino Fundamental 3º, 4º e 5º Ano (Período Tarde)


Data: 25/04/2023
Unidade: EPG Álvares de Azevedo
Responsável: Evaneide e Silvia Lea
Atividade/Descrição: Leitura e ilustração de “Contos encantados da América Latina”. Depois, faremos uma exposição dos trabalhos dos alunos aqui no pátio.
Público-alvo: Ensino Fundamental 3º, 4º e 5º Ano (Período Manhã)


Data: 25/04/2023
Unidade: EPG Álvares de Azevedo
Responsável: Priscila e Janete
Atividade/Descrição: Painel Ilustrativo de Histórias
Público-alvo: Ensino Fundamental 3º, 4º e 5º Ano (Período Tarde)


Data: 25/04/2023
Unidade: EPG Álvares de Azevedo
Responsável: Alessandra, Elda, Claudeth
Atividade/Descrição: Poesia com Móbile
Público-alvo: Ensino Fundamental – 1º e 2º Ano (Período Manhã e Tarde)


Data: 25/04/2023
Unidade: EPG Zulma Castanheira de Oliveira, Professora
Responsável: Denise- Renata- Viviane – Denise S.- Elis Regina- Elisangela – Elaine- Mônica – Mirian- Fatima- Inacia- Fátima D.- Andreia – Glaucia- Sueli- Marcelo – Roberta- Gleice
Atividade/Descrição: Sarau de poesias, músicas, dramatização, leituras diversas.
Público-alvo: Ensino Fundamental – 1º,2º, 3º, 4º e 5º Ano (Período Manhã e Tarde)


Data: 26/04/2023
Unidade: EPG Álvares de Azevedo
Responsável: Claudia Pouciano e Silvia Teixeira
Atividade/Descrição: Produção coletiva: Sobre a cidade de Guarulhos e finaliza com um varal de cordéis.
Público-alvo: Ensino Fundamental 3º, 4º e 5º Ano (Período Tarde)


Data: 26/04/2023
Unidade: EPG Álvares de Azevedo
Responsável: Claudia Pouciano e Silvia Teixeira
Atividade/Descrição: Xilografia ( com isopor)
Público-alvo: Ensino Fundamental 3º, 4º e 5º Ano (Período Tarde)


Data: 27/04/2023
Unidade: EPG Álvares de Azevedo
Responsável: Claudia Pouciano e Silvia Teixeira
Atividade/Descrição: Confecção de POPUPS: Sertão
Público-alvo: Ensino Fundamental 3º, 4º e 5º Ano (Período Tarde)


Data: 27/04/2023
Unidade: EPG César Lattes
Responsável: Patricia Daniela Gomes, Ariene Barbosa e Rivanira Nascimento Reis
Atividade/Descrição: AstroPríncipe – Exposição das atividades de leitura do Pequeno Príncipe e Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.
Público-alvo: Ensino Fundamental 3º, 4º e 5º ano (Manhã e Tarde)


Data: 27/04/2023
Unidade: EPG Crispiniano Soares
Responsável: Todos
Atividade/Descrição: Após a divulgação prévia dos livros e sinopses, os alunos escolherão qual história desejam ouvir, pegam a ficha correspondente à história e no dia e hora marcados procuram a sala em que a contação irá acontecer.
Público-alvo: Educação Infantil – Pré-Escola/ Ensino Fundamental 1º, 2º, 3º, 4º e 5º Ano (Período Manhã e Tarde)


Data: 27/04/2023
Unidade: EPG Glorinha Pimentel
Responsável: Toda equipe da EJA
Atividade/Descrição: Sarau da EJA , nesta atividade teremos portas abertas para os convidados dos educandos (as) com apresentações variadas que envolverão poesias, poemas, crônicas, contos , música, etc.
Público-alvo: Educação De Jovens E Adultos – EJA (Período Noite)


Data: 27/04/2023
Unidade: EPG Paulo Autran
Responsável: Cassia e Andreia
Atividade/Descrição: Leitura simultânea e compartilhada ( entre salas, alunos e famílias).
Público-alvo: Ensino Fundamental 1º e 2º Ano (Período Manhã)


Data: 28/04/2023
Unidade: EPG Álvares de Azevedo
Responsável: Claudia Pouciano e Silvia Teixeira
Atividade/Descrição: Exposição: ● Painel- SERTÃO ● POPUPS- Xilografia
Público-alvo: Ensino Fundamental 3º, 4º e 5º Ano (Período Tarde)


Data: 28/04/2023
Unidade: EPG Cândido Portinari
Responsável: Sandra Regina e Selma Regina
Atividade/Descrição: Pensando em nosso Projeto “UM MUNDO DE POSSIBILIDADES” faremos a ação de contação de histórias simultânea que envolverão pessoas de outros setores como: cozinha, higienização, agentes , professores e crianças. Serão escolhidas quatro histórias e cada uma acontecerá em espaços diferentes, arena, espaço livre, espaço da imaginação e cantinho do bosque. Estas ações oportuniza a todos a aprender e valorizar a leitura.” faremos a ação de contação de histórias simultânea que envolverão pessoas de outros setores como: cozinha, higienização, agentes , professores e crianças. Serão escolhidas quatro histórias e cada uma acontecerá em espaços diferentes, arena, espaço livre, espaço da imaginação e cantinho do bosque. Estas ações oportunizam a todos a aprender e valorizar a leitura.
Público-alvo: Educação Infantil – Pré-Escola (Período Manhã)


Data: 28/04/2023
Unidade: EPG Cândido Portinari
Responsável: Janaína
Atividade/Descrição: Pensando em nosso Projeto “Um Mundo De Possibilidades” faremos a ação de contação de histórias simultânea que envolverão pessoas de outros setores como: cozinha, higienização, agentes , professores e crianças. Serão escolhidas quatro histórias e cada uma acontecerá em espaços diferentes, arena, espaço livre, espaço da imaginação e cantinho do bosque. Estas ações oportunizam a todos a aprender e valorizar a leitura.
Público-alvo: Educação Infantil – Pré-Escola (Período Tarde)


Data: 28/04/2023
Unidade: EPG Glorinha Pimentel
Responsável: Lucileide Ferreira – sala de leitura
Atividade/Descrição: Sarau – apresentações de música, poesia, poemas , desenvolvidos com os educandos conforme o projeto CIL
Público-alvo: Educação Infantil – Pré-Escola/ Ensino Fundamental – 1º, 2º, 3º,4º e 5º Ano (Período Tarde)


Data: 28/04/2023
Unidade: EPG Heraldo Evans
Responsável: Rosana, Denise, Sandra, Karina, Nery, Ariane, Viviane, Mônica, Izabel e Joyce
Atividade/Descrição: Estudo e produção de um jornal, onde cada turma ficará responsável por uma sessão diferente. Os alunos aprenderão sobre as profissões jornalista e jornaleiro, estudarão os gêneros literários, pesquisarão e produzirão um jornal coletivo.
Público-alvo: Ensino Fundamental 1º, 2º, 3º, 4º e 5º Ano (Período Manhã e Tarde)


Data: 28/04/2023
Unidade: EPG Mario Quintana
Responsável: Maria Cristina, Valéria, Ellen, Úrsula, Luciana, Bárbara, Maria Daci, Márcia, Fernanda, Vanessa e Paula
Atividade/Descrição: Exposição do Cordel “As meninas”, de Cecília Meireles (2ºanos); Produção e exposição de cartazes com o livro “Meu crespo é de rainha” (3ºanos); Exposição e declamação de poemas (4ºanos); Jogral com apresentação de poema do Mário Quintana, a ser escolhido pela turma, após o trabalho como os poemas escritos pelo autor.
Público-alvo: Ensino Fundamental 1º, 2º, 3º, 4º e 5º ANO (Período Manhã)


Data: 28/04/2023
Unidade: EPG Mario Quintana
Responsável: Valéria Guerreiro, Ana Paula, Rosana, Emilly, Suzana, Sílvia, Nanci, Rosangela, Márcia, Priscila e Thais.
Atividade/Descrição: Leitura de livros, releitura feita pelos alunos das histórias lidas (desenhos), apresentação entre as turmas (infantil); Organização de cantinhos de leitura, propor a leitura de imagens das histórias, apresentando para o colegas, releitura das histórias em cartazes (1ºanos); Contação de histórias entre as salas (os alunos dos 2º anos contarão para os alunos do infantil);
Público-alvo: Educação Infantil – Pré-Escola/ Ensino Fundamental 1º e 2º Ano (Período Intermediário)


Data: 28/04/2023
Unidade: EPG Mario Quintana
Responsável: Samira, Solimar, Elisangela, Fabiana, Carolina, Monica, Suzana, Rosilene, Simara, Luzineia, Rosangela Maria.
Atividade/Descrição: Apresentação de poemas (2ºanos); confecção de livro de parlendas e leitura para as outras turmas (3ºanos); Declamação de poemas entre as turmas (4ºanos); Exposição , recital de poemas (5ºanos).
Público-alvo: Ensino Fundamental – 1º, 2º, 3º, 4º e 5º Ano (Período Tarde)


Data: 28/04/2023
Unidade: EPG Moreira Matos
Responsável: Elaine Cristina, Fernanda dos Passos Cícero, Fabiana Fernandes e Mariangela Furquim
Atividade/Descrição: (Culminância do projeto realizado ao longo do 1º bimestre) 1)Apresentação de paródia da música “O que é que tem na sopa do neném” 2)Exposição do livro de receitas das famílias dos 4ºs anos
Público-alvo: Ensino fundamental 3º, 4º e 5º Ano (Período Manhã e Tarde)


Data: 28/04/2023
Unidade: EPG Moreira Matos
Responsável: Cremilda Venturini e José Augusto Lisboa
Atividade/Descrição: 3º anos A e B Durante o mes de abril será realizado pelo (a) professor (a) , a contação de histórias com o grupo de crianças, será apresentado os diversos gêneros literários e as crianças poderão realizar o reconto da história da sua preferência, para as crianças de outras turmas. “Gênero Textual: Cantiga Popular, Literatura de Cordel, Lendas, Fábulas, Poemas, Histórias em Quadrinhos, Conto, Música”.
Lá vem história, autora; Heloisa Pietro/ Conto: Hotel Transilvânia/ Fábula: Os quatro amigos/ Conto de fadas: Chapeuzinhos coloridos/ Literatura de cordel: Brasil no papel/ Conto Guilherme Augusto Araujo/ Coral dos bichos/ Menino chuva na rua do sol/ Dona fofoca/ Adivinhas para brincar/ A árvore generosa/ O grúfalo/ Cachinhos dourados e um urso apenas/ O leão e o camundongo/ Coleção: Escola pra cachorro/ Poesia; Trem de ferro/ O grande rabanete/ Tudo bem ser diferente/ O gato xadrez (Bia Villela)
Culminância: Apresentação dos 3ºs anos para todos os alunos da escola na quadra da escola – em 28/04/2023
Público-alvo: Ensino fundamental 3º, 4º e 5º Ano (Período Manhã e Tarde)


Data: 28/04/2023
Unidade: EPG Ofélia Echeverri Lopes, Irmã
Responsável: Professoras estágios II manhã e tarde
Atividade/Descrição: Leitura ao ar livre “Piquenique Literário”
Público-alvo: Educação Infantil – Creche e Pré-Escola (Período Manhã e Tarde)


Data: 28/04/2023
Unidade: EPG Perseu Abramo
Responsável: Todos os professores
Atividade/Descrição: Contação de história com rodízio das turmas e algumas mães
Público-alvo: Educação Infantil – Pré-Escola, Ensino fundamental 1º e 2º Ano, Ensino Fundamental 3º, 4º e 5º Ano (Período Manhã e Tarde)


Data: 28/04/2023
Unidade: EPG Sebastião Luiz da Fonseca, Pastor
Responsável: Claudete
Atividade/Descrição: Apresentação teatral Conto chinês “O Pote Vazio”
Público-alvo: Ensino fundamental 3º, 4º e 5º Ano (Período Manhã)


Scroll to Top
Pular para o conteúdo