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Educação e Docência

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CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS - ESTAGIÁRIOS(AS)
Educação e Docência

CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS - ESTAGIÁRIOS(AS)

Todos estamos sujeitos a acidentes ou situações que põe em risco nossa integridade física e emocional. 

Conhecer os primeiros socorros básicos podem salvar uma vida ou mitigar futuras sequelas. 

Sensível a essa questão, o Governo Federal editou a Lei Nº 13.722 de 04 de outubro de 2018,  numa homenagem póstuma ao jovem Lucas Begalli Zamora, que aos 10 anos de idade morreu ao se engasgar com um lanche durante um passeio escolar na região de Campinas. Esse acidente sensibilizou os deputados Ricardo Izar (PP-SP) e Pollyana Gama (PPS-SP) que criaram o Projeto de Lei 9468/18, aprovado pelo Congresso Nacional e que se transformou na referida Lei, conhecida como Lei Lucas. 

Segundo essa Lei, todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil e Ensino Fundamental devem fazer um curso de capacitação de professores e funcionários em noções básicas de primeiros socorros. Mais que cumprir a Lei, esse curso pretende fazer com que todos se sintam seguros em auxiliar uma pessoa (criança ou adulto) diante de uma situação de emergência.

Seja um herói você também , aprenda os primeiros socorros básicos!


Violência Intrafamiliar Contra Crianças e Adolescentes em Tempos de Pandemia e a Importância da Rede  de Proteção Integral
Giselle C A SalazarClaudia Simone Ferreira LucenaMARLI PENTEADO DE ANDRADEMaria Iraldina PiresLUCILIA RIBEIRO DE SOUZA
Educação e Docência

Violência Intrafamiliar Contra Crianças e Adolescentes em Tempos de Pandemia e a Importância da Rede de Proteção Integral

Objetivo: Subsidiar os(as) educadores(as) sobre os aspectos mais prementes no que diz respeito à violência intrafamiliar, com enfoque sobre a prática escolar, buscando sensibilizá-los(as) quanto à importância do papel da escola no enfrentamento e prevenção às violências, além de desenvolver o Projeto Eu Tenho Voz - contra o abuso sexual de crianças e adolescentes - promovido pelo Instituto Paulista de Magistrados - IPAM.

Coordenação: Divisão Técnica de Políticas para Diversidade e Inclusão Educacional em parceria com integrantes do Projeto Eu Tenho Voz do Instituto Paulista de Magistrados - IPAM

A quem se destina: Profissionais do quadro do Magistério, da Rede Própria e das Entidades Parceiras 

Carga Horária: 50 horas  

Periodicidade: Quinzenal  (webconferências)

Início:  13/05/2021 

Dias e horários: As webconferências acontecerão às quintas-feiras das 14h às 16h 


Tutoria:
Claudia Lucena
Giselle Salazar
Lucilia Ribeiro
Maria Iraldina
Marli Penteado

CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS - COZINHEIROS(AS) E AGENTES ESCOLARES - 2021
Gustavo José Le Senechal SalatinoSIMONE NEVES DE ARAUJO MARIANO
Educação e Docência

CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS - COZINHEIROS(AS) E AGENTES ESCOLARES - 2021

Todos estamos sujeitos a acidentes ou situações que põe em risco nossa integridade física e emocional. 

Conhecer os primeiros socorros básicos podem salvar uma vida ou mitigar futuras sequelas. 

Sensível a essa questão, o Governo Federal editou a Lei Nº 13.722 de 04 de outubro de 2018,  numa homenagem póstuma ao jovem Lucas Begalli Zamora, que aos 10 anos de idade morreu ao se engasgar com um lanche durante um passeio escolar na região de Campinas. Esse acidente sensibilizou os deputados Ricardo Izar (PP-SP) e Pollyana Gama (PPS-SP) que criaram o Projeto de Lei 9468/18, aprovado pelo Congresso Nacional e que se transformou na referida Lei, conhecida como Lei Lucas. 

Segundo essa Lei, todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil e Ensino Fundamental devem fazer um curso de capacitação de professores e funcionários em noções básicas de primeiros socorros. Mais que cumprir a Lei, esse curso pretende fazer com que todos se sintam seguros em auxiliar uma pessoa (criança ou adulto) diante de uma situação de emergência.

Seja um herói você também , aprenda os primeiros socorros básicos!

Tutoria: Gustavo Salatino
Apoio: Simone Neves

CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS - INSTITUIÇÕES PARCEIRAS - 2021
Vanessa Andrade Diniz de OliveiraGustavo José Le Senechal Salatino
Educação e Docência

CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS - INSTITUIÇÕES PARCEIRAS - 2021

Todos estamos sujeitos a acidentes ou situações que põe em risco nossa integridade física e emocional. 

Conhecer os primeiros socorros básicos podem salvar uma vida ou mitigar futuras sequelas. 

Sensível a essa questão, o Governo Federal editou a Lei Nº 13.722 de 04 de outubro de 2018,  numa homenagem póstuma ao jovem Lucas Begalli Zamora, que aos 10 anos de idade morreu ao se engasgar com um lanche durante um passeio escolar na região de Campinas. Esse acidente sensibilizou os deputados Ricardo Izar (PP-SP) e Pollyana Gama (PPS-SP) que criaram o Projeto de Lei 9468/18, aprovado pelo Congresso Nacional e que se transformou na referida Lei, conhecida como Lei Lucas. 

Segundo essa Lei, todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil e Ensino Fundamental devem fazer um curso de capacitação de professores e funcionários em noções básicas de primeiros socorros. Mais que cumprir a Lei, esse curso pretende fazer com que todos se sintam seguros em auxiliar uma pessoa (criança ou adulto) diante de uma situação de emergência.

Seja um herói você também , aprenda os primeiros socorros básicos!

Tutoria: Gustavo Salatino
Apoio: Vanessa Andrade

CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS - TURMA 2 - 2021
Vanessa Andrade Diniz de OliveiraGustavo José Le Senechal Salatino
Educação e Docência

CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS - TURMA 2 - 2021

Todos estamos sujeitos a acidentes ou situações que põe em risco nossa integridade física e emocional. 

Conhecer os primeiros socorros básicos podem salvar uma vida ou mitigar futuras sequelas. 

Sensível a essa questão, o Governo Federal editou a Lei Nº 13.722 de 04 de outubro de 2018,  numa homenagem póstuma ao jovem Lucas Begalli Zamora, que aos 10 anos de idade morreu ao se engasgar com um lanche durante um passeio escolar na região de Campinas. Esse acidente sensibilizou os deputados Ricardo Izar (PP-SP) e Pollyana Gama (PPS-SP) que criaram o Projeto de Lei 9468/18, aprovado pelo Congresso Nacional e que se transformou na referida Lei, conhecida como Lei Lucas. 

Segundo essa Lei, todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil e Ensino Fundamental devem fazer um curso de capacitação de professores e funcionários em noções básicas de primeiros socorros. Mais que cumprir a Lei, esse curso pretende fazer com que todos se sintam seguros em auxiliar uma pessoa (criança ou adulto) diante de uma situação de emergência.

Seja um herói você também , aprenda os primeiros socorros básicos!

Tutoria: Gustavo Salatino
Apoio: Vanessa Andrade

CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS - 2021
Vanessa Andrade Diniz de OliveiraGustavo José Le Senechal Salatino
Educação e Docência

CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS - 2021

Todos estamos sujeitos a acidentes ou situações que põe em risco nossa integridade física e emocional. 

Conhecer os primeiros socorros básicos podem salvar uma vida ou mitigar futuras sequelas. 

Sensível a essa questão, o Governo Federal editou a Lei Nº 13.722 de 04 de outubro de 2018,  numa homenagem póstuma ao jovem Lucas Begalli Zamora, que aos 10 anos de idade morreu ao se engasgar com um lanche durante um passeio escolar na região de Campinas. Esse acidente sensibilizou os deputados Ricardo Izar (PP-SP) e Pollyana Gama (PPS-SP) que criaram o Projeto de Lei 9468/18, aprovado pelo Congresso Nacional e que se transformou na referida Lei, conhecida como Lei Lucas. 

Segundo essa Lei, todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil e Ensino Fundamental devem fazer um curso de capacitação de professores e funcionários em noções básicas de primeiros socorros. Mais que cumprir a Lei, esse curso pretende fazer com que todos se sintam seguros em auxiliar uma pessoa (criança ou adulto) diante de uma situação de emergência.

Seja um herói você também , aprenda os primeiros socorros básicos!

Tutoria: Gustavo Salatino
Apoio: Vanessa Andrade


Estudo de ações para retomada das aulas presenciais
SIMONE NEVES DE ARAUJO MARIANO
Educação e Docência

Estudo de ações para retomada das aulas presenciais

Período de realização do curso: de 23/11/20 (8h) a 11/12/20 (23h59) 

Conclusão do curso prorrogada para 20/12/2020


Este curso visa promover a reflexão acerca do cenário atual de pandemia por COVID-19 e as possibilidades de trabalho com os educandos, considerando que em algum momento as aulas presenciais retornarão, mesmo que de forma parcial.  As reflexões, discussões e construção de ações, servirão de subsídios para esta retomada. O curso foi organizado pelo Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas juntamente com o Programa Saúde na Escola (PSE), e é destinado a todos os profissionais da Educação. Este é o momento de refletirmos, compartilharmos conhecimento e buscarmos soluções em grupo junto à comunidade escolar. É tempo de (re)pensar  novas formas de ensinar e aprender.

Tutoria: Simone Neves

Estudo de ações para retomada das aulas presenciais - TURMA 2 / 2021
Vanessa Andrade Diniz de Oliveira
Educação e Docência

Estudo de ações para retomada das aulas presenciais - TURMA 2 / 2021

Período de realização do curso: de 15/02/2021 (8h) a 26/02/2021 (23h59) 

Conclusão do curso prorrogada: 05/03/2021 (23h59) 

Este curso visa promover a reflexão acerca do cenário atual de pandemia por COVID-19 e as possibilidades de trabalho com os educandos, considerando que em algum momento as aulas presenciais retornarão, mesmo que de forma parcial.  As reflexões, discussões e construção de ações, servirão de subsídios para esta retomada. O curso foi organizado pelo Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas juntamente com o Programa Saúde na Escola (PSE), e é destinado a todos os profissionais da Educação. Este é o momento de refletirmos, compartilharmos conhecimento e buscarmos soluções em grupo junto à comunidade escolar. É tempo de (re)pensar  novas formas de ensinar e aprender.

Tutoria: Vanessa Andrade

Estudo de ações para retomada das aulas presenciais - TURMA 3 / 2021
Vanessa Andrade Diniz de Oliveira
Educação e Docência

Estudo de ações para retomada das aulas presenciais - TURMA 3 / 2021

Período de realização do curso: de 05/04/2021 (8h) a 23/04/2021 (23h59) 

Este curso visa promover a reflexão acerca do cenário atual de pandemia por COVID-19 e as possibilidades de trabalho com os educandos, considerando que em algum momento as aulas presenciais retornarão, mesmo que de forma parcial.  As reflexões, discussões e construção de ações, servirão de subsídios para esta retomada. O curso foi organizado pelo Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas juntamente com o Programa Saúde na Escola (PSE), e é destinado a todos os profissionais da Educação. Este é o momento de refletirmos, compartilharmos conhecimento e buscarmos soluções em grupo junto à comunidade escolar. É tempo de (re)pensar  novas formas de ensinar e aprender.

Tutoria: Vanessa Andrade

Estudo de ações para retomada das aulas presenciais: SERVIDORES EM PECÚNIA/NA ATIVA
SIMONE NEVES DE ARAUJO MARIANO
Educação e Docência

Estudo de ações para retomada das aulas presenciais: SERVIDORES EM PECÚNIA/NA ATIVA

Período de inscrição do curso: 

A partir do dia 22/01/2021

TURMA

Servidores que estão em atividade

Inscrição

A partir do dia 22/01

Módulo I

Dias 26

Módulo II

Dias 27 e 28/01

Módulo III

Dias 29/01, 01 e 02/02



Este curso é voltado somente para os servidores da rede municipal de ensino de Guarulhos em pecúnia no mês de janeiro de 2021, como cumprimento de jornada de trabalho.

O curso visa promover a reflexão acerca do cenário atual de pandemia por COVID-19 e as possibilidades de trabalho com os educandos, considerando que em algum momento as aulas presenciais retornarão, mesmo que de forma parcial.  As reflexões, discussões e construção de ações, servirão de subsídios para esta retomada. O curso foi organizado pelo Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas juntamente com o Programa Saúde na Escola (PSE), e é destinado a todos os profissionais da Educação. Este é o momento de refletirmos, compartilharmos conhecimento e buscarmos soluções em grupo junto à comunidade escolar. É tempo de (re)pensar  novas formas de ensinar e aprender.


Tutoria: Simone Neves


Saberes e práticas para a construção de uma Educação Inclusiva
Patrícia da Silva MatildesCAROLINE ESTEVES MOREIRA DE OLIVEIRA
Educação e Docência

Saberes e práticas para a construção de uma Educação Inclusiva

Objetivo: Fomentar o diálogo, o compartilhamento de experiências e a construção de saberes da educação especial na perspectiva da educação inclusiva 

Coordenação: Divisão Técnica de Políticas para Diversidade e Inclusão Educacional  

A quem se destina: Professores do Atendimento Educacional Especializado – AEE, Professores de Educação Especial e Estagiários de Pedagogia e de Enfermagem 

Carga Horária: 60 horas  

Periodicidade: Quinzenal  

Início:  12/03/2021 

Dias e horários: Sextas-feiras / manhã e tarde 

Acesso a temática – Horário de trabalho 

Web conferência - 9h – 11h (manhã) 15h – 17h (tarde) 


Tutoria:
Angélica Hirata
Caroline Esteves
João Fausto
Patrícia Matildes

Curso intensivo de educacao para o transito
Roberto Pereira Pardinho
Educação e Docência

Curso intensivo de educacao para o transito

Objetivos:

  • Capacitar educadores em Educação para o Trânsito;
  • Construir e ampliar o conceito de mobilidade urbana, em interface aos conceitos de acessibilidade, sustentabilidade e equidade social;
  • Fornecer subsídios teóricos e práticos aos educadores;
  • Refletir sobre os mitos e crenças que envolvem a Educação para o Trânsito.

Tutor: Roberto Pardinho



Conversas sobre avaliação
Lúcia ÁvilaSIMONE BELTRAN CASSANIErica Borges MachadoTânia de Jesus AlvesLilian GioiaDaniela Lucio
Educação e Docência

Conversas sobre avaliação

Estudo sobre avaliação como um meio indispensável para o planejamento e acompanhamento das ações relacionadas ao ensino/aprendizagem. Partindo do contexto filosófico/histórico, perpassando pelos diversos instrumentos avaliativos e a cargo de que a avaliação está servindo dentro das concepções avaliativas e suas manifestações da prática tanto no ensino em modo presencial ou modo híbrido.


Curso de Resíduos
Kelly Medeiros Cardoso
Educação e Docência

Curso de Resíduos

este curso tem por objetivo sensibilização

Orelhinha do Bem
Ines Aparecida Franco de Matos
Educação e Docência

Orelhinha do Bem

Objetivos:

 

·        Desenvolver formação que esclareça a importância da saúde auditiva na qualidade de vida e no processo educativo;

·        Compreender e utilizar na prática pedagógica as etapas do desenvolvimento auditivo verbal subsidiando elementos que eliminem dificuldades de linguagem oral e escrita no processo de aprendizagem;

·        Valorizar a experiência de cada professor criando e planejando estratégias e situações de uso da linguagem de modo a evidenciar todas as suas funções;

·        Sensibilizar o olhar dos(as) educadores(as) para identificar educandos(as) com possíveis sinais de alterações auditivas, uma das ações do Programa Saúde na Escola – PSE.


Manter contato

DTIE -Divisão Técnica de Projetos e Implantação de Recursos Tecnológicos Educacionais
Rua Claudino Barbosa, 313, 4º Andar
Macedo - Guarulhos/SP
Tel: (11) 2475-7393

  • https://portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br
  • dtie-projetos@educacao.guarulhos.sp.gov.br
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