CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS - ESTAGIÁRIOS(AS)
Todos estamos sujeitos a acidentes ou situações que põe em risco nossa integridade física e emocional.
Conhecer os primeiros socorros básicos podem salvar uma vida ou mitigar futuras sequelas.
Sensível a essa questão, o Governo Federal editou a Lei Nº 13.722 de 04 de outubro de 2018, numa homenagem póstuma ao jovem Lucas Begalli Zamora, que aos 10 anos de idade morreu ao se engasgar com um lanche durante um passeio escolar na região de Campinas. Esse acidente sensibilizou os deputados Ricardo Izar (PP-SP) e Pollyana Gama (PPS-SP) que criaram o Projeto de Lei 9468/18, aprovado pelo Congresso Nacional e que se transformou na referida Lei, conhecida como Lei Lucas.
Segundo essa Lei, todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil e Ensino Fundamental devem fazer um curso de capacitação de professores e funcionários em noções básicas de primeiros socorros. Mais que cumprir a Lei, esse curso pretende fazer com que todos se sintam seguros em auxiliar uma pessoa (criança ou adulto) diante de uma situação de emergência.
Seja um herói você também , aprenda os primeiros socorros básicos!
Violência Intrafamiliar Contra Crianças e Adolescentes em Tempos de Pandemia e a Importância da Rede de Proteção Integral
Objetivo: Subsidiar os(as) educadores(as) sobre os aspectos mais prementes no que diz respeito à violência intrafamiliar, com enfoque sobre a prática escolar, buscando sensibilizá-los(as) quanto à importância do papel da escola no enfrentamento e prevenção às violências, além de desenvolver o Projeto Eu Tenho Voz - contra o abuso sexual de crianças e adolescentes - promovido pelo Instituto Paulista de Magistrados - IPAM.
Coordenação: Divisão Técnica de Políticas para Diversidade e Inclusão Educacional em parceria com integrantes do Projeto Eu Tenho Voz do Instituto Paulista de Magistrados - IPAM
A quem se destina: Profissionais do quadro do Magistério, da Rede Própria e das Entidades Parceiras
Carga Horária: 50 horas
Periodicidade: Quinzenal (webconferências)
Início: 13/05/2021
Dias e horários: As webconferências acontecerão às quintas-feiras das 14h às 16h
Tutoria:
Claudia Lucena
Giselle Salazar
Lucilia Ribeiro
Maria Iraldina
Marli Penteado
CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS - COZINHEIROS(AS) E AGENTES ESCOLARES - 2021
Todos estamos sujeitos a acidentes ou situações que põe em risco nossa integridade física e emocional.
Conhecer os primeiros socorros básicos podem salvar uma vida ou mitigar futuras sequelas.
Sensível a essa questão, o Governo Federal editou a Lei Nº 13.722 de 04 de outubro de 2018, numa homenagem póstuma ao jovem Lucas Begalli Zamora, que aos 10 anos de idade morreu ao se engasgar com um lanche durante um passeio escolar na região de Campinas. Esse acidente sensibilizou os deputados Ricardo Izar (PP-SP) e Pollyana Gama (PPS-SP) que criaram o Projeto de Lei 9468/18, aprovado pelo Congresso Nacional e que se transformou na referida Lei, conhecida como Lei Lucas.
Segundo essa Lei, todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil e Ensino Fundamental devem fazer um curso de capacitação de professores e funcionários em noções básicas de primeiros socorros. Mais que cumprir a Lei, esse curso pretende fazer com que todos se sintam seguros em auxiliar uma pessoa (criança ou adulto) diante de uma situação de emergência.
Seja um herói você também , aprenda os primeiros socorros básicos!
Tutoria: Gustavo SalatinoApoio: Simone Neves
CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS - INSTITUIÇÕES PARCEIRAS - 2021
Todos estamos sujeitos a acidentes ou situações que põe em risco nossa integridade física e emocional.
Conhecer os primeiros socorros básicos podem salvar uma vida ou mitigar futuras sequelas.
Sensível a essa questão, o Governo Federal editou a Lei Nº 13.722 de 04 de outubro de 2018, numa homenagem póstuma ao jovem Lucas Begalli Zamora, que aos 10 anos de idade morreu ao se engasgar com um lanche durante um passeio escolar na região de Campinas. Esse acidente sensibilizou os deputados Ricardo Izar (PP-SP) e Pollyana Gama (PPS-SP) que criaram o Projeto de Lei 9468/18, aprovado pelo Congresso Nacional e que se transformou na referida Lei, conhecida como Lei Lucas.
Segundo essa Lei, todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil e Ensino Fundamental devem fazer um curso de capacitação de professores e funcionários em noções básicas de primeiros socorros. Mais que cumprir a Lei, esse curso pretende fazer com que todos se sintam seguros em auxiliar uma pessoa (criança ou adulto) diante de uma situação de emergência.
Seja um herói você também , aprenda os primeiros socorros básicos!
Tutoria: Gustavo SalatinoApoio: Vanessa Andrade
CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS - TURMA 2 - 2021
Todos estamos sujeitos a acidentes ou situações que põe em risco nossa integridade física e emocional.
Conhecer os primeiros socorros básicos podem salvar uma vida ou mitigar futuras sequelas.
Sensível a essa questão, o Governo Federal editou a Lei Nº 13.722 de 04 de outubro de 2018, numa homenagem póstuma ao jovem Lucas Begalli Zamora, que aos 10 anos de idade morreu ao se engasgar com um lanche durante um passeio escolar na região de Campinas. Esse acidente sensibilizou os deputados Ricardo Izar (PP-SP) e Pollyana Gama (PPS-SP) que criaram o Projeto de Lei 9468/18, aprovado pelo Congresso Nacional e que se transformou na referida Lei, conhecida como Lei Lucas.
Segundo essa Lei, todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil e Ensino Fundamental devem fazer um curso de capacitação de professores e funcionários em noções básicas de primeiros socorros. Mais que cumprir a Lei, esse curso pretende fazer com que todos se sintam seguros em auxiliar uma pessoa (criança ou adulto) diante de uma situação de emergência.
Seja um herói você também , aprenda os primeiros socorros básicos!
Tutoria: Gustavo SalatinoApoio: Vanessa Andrade
CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS - 2021
Todos estamos sujeitos a acidentes ou situações que põe em risco nossa integridade física e emocional.
Conhecer os primeiros socorros básicos podem salvar uma vida ou mitigar futuras sequelas.
Sensível a essa questão, o Governo Federal editou a Lei Nº 13.722 de 04 de outubro de 2018, numa homenagem póstuma ao jovem Lucas Begalli Zamora, que aos 10 anos de idade morreu ao se engasgar com um lanche durante um passeio escolar na região de Campinas. Esse acidente sensibilizou os deputados Ricardo Izar (PP-SP) e Pollyana Gama (PPS-SP) que criaram o Projeto de Lei 9468/18, aprovado pelo Congresso Nacional e que se transformou na referida Lei, conhecida como Lei Lucas.
Segundo essa Lei, todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil e Ensino Fundamental devem fazer um curso de capacitação de professores e funcionários em noções básicas de primeiros socorros. Mais que cumprir a Lei, esse curso pretende fazer com que todos se sintam seguros em auxiliar uma pessoa (criança ou adulto) diante de uma situação de emergência.
Seja um herói você também , aprenda os primeiros socorros básicos!
Tutoria: Gustavo SalatinoApoio: Vanessa Andrade
Estudo de ações para retomada das aulas presenciais
Período de realização do curso: de 23/11/20 (8h) a 11/12/20 (23h59)
Conclusão do curso prorrogada para 20/12/2020
Este curso visa promover a reflexão acerca do cenário atual de pandemia por COVID-19 e as possibilidades de trabalho com os educandos, considerando que em algum momento as aulas presenciais retornarão, mesmo que de forma parcial. As reflexões, discussões e construção de ações, servirão de subsídios para esta retomada. O curso foi organizado pelo Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas juntamente com o Programa Saúde na Escola (PSE), e é destinado a todos os profissionais da Educação. Este é o momento de refletirmos, compartilharmos conhecimento e buscarmos soluções em grupo junto à comunidade escolar. É tempo de (re)pensar novas formas de ensinar e aprender.
Tutoria: Simone Neves
Estudo de ações para retomada das aulas presenciais - TURMA 2 / 2021
Período de realização do curso: de 15/02/2021 (8h) a 26/02/2021 (23h59)
Conclusão do curso prorrogada: 05/03/2021 (23h59)
Este curso visa promover a reflexão acerca do cenário atual de pandemia por COVID-19 e as possibilidades de trabalho com os educandos, considerando que em algum momento as aulas presenciais retornarão, mesmo que de forma parcial. As reflexões, discussões e construção de ações, servirão de subsídios para esta retomada. O curso foi organizado pelo Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas juntamente com o Programa Saúde na Escola (PSE), e é destinado a todos os profissionais da Educação. Este é o momento de refletirmos, compartilharmos conhecimento e buscarmos soluções em grupo junto à comunidade escolar. É tempo de (re)pensar novas formas de ensinar e aprender.
Tutoria: Vanessa Andrade
Estudo de ações para retomada das aulas presenciais - TURMA 3 / 2021
Período de realização do curso: de 05/04/2021 (8h) a 23/04/2021 (23h59)
Este curso visa promover a reflexão acerca do cenário atual de pandemia por COVID-19 e as possibilidades de trabalho com os educandos, considerando que em algum momento as aulas presenciais retornarão, mesmo que de forma parcial. As reflexões, discussões e construção de ações, servirão de subsídios para esta retomada. O curso foi organizado pelo Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas juntamente com o Programa Saúde na Escola (PSE), e é destinado a todos os profissionais da Educação. Este é o momento de refletirmos, compartilharmos conhecimento e buscarmos soluções em grupo junto à comunidade escolar. É tempo de (re)pensar novas formas de ensinar e aprender.
Tutoria: Vanessa Andrade
Estudo de ações para retomada das aulas presenciais: SERVIDORES EM PECÚNIA/NA ATIVA
Período de inscrição do curso:
A partir do dia 22/01/2021
TURMA Servidores que estão em atividade | |
Inscrição | A partir do dia 22/01 |
Módulo I | Dias 26 |
Módulo II | Dias 27 e 28/01 |
Módulo III | Dias 29/01, 01 e 02/02 |
Este curso é voltado somente para os servidores da rede municipal de ensino de Guarulhos em pecúnia no mês de janeiro de 2021, como cumprimento de jornada de trabalho.
O curso visa promover a reflexão acerca do cenário atual de pandemia por COVID-19 e as possibilidades de trabalho com os educandos, considerando que em algum momento as aulas presenciais retornarão, mesmo que de forma parcial. As reflexões, discussões e construção de ações, servirão de subsídios para esta retomada. O curso foi organizado pelo Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas juntamente com o Programa Saúde na Escola (PSE), e é destinado a todos os profissionais da Educação. Este é o momento de refletirmos, compartilharmos conhecimento e buscarmos soluções em grupo junto à comunidade escolar. É tempo de (re)pensar novas formas de ensinar e aprender.
Tutoria: Simone Neves
Saberes e práticas para a construção de uma Educação Inclusiva
Objetivo: Fomentar o diálogo, o compartilhamento de experiências e a construção de saberes da educação especial na perspectiva da educação inclusiva
Coordenação: Divisão Técnica de Políticas para Diversidade e Inclusão Educacional
A quem se destina: Professores do Atendimento Educacional Especializado – AEE, Professores de Educação Especial e Estagiários de Pedagogia e de Enfermagem
Carga Horária: 60 horas
Periodicidade: Quinzenal
Início: 12/03/2021
Dias e horários: Sextas-feiras / manhã e tarde
Acesso a temática – Horário de trabalho
Web conferência - 9h – 11h (manhã) 15h – 17h (tarde)
Tutoria:
Angélica Hirata
Caroline Esteves
João Fausto
Patrícia Matildes
Curso intensivo de educacao para o transito
Objetivos:
- Capacitar educadores em Educação para o Trânsito;
- Construir e ampliar o conceito de mobilidade urbana, em interface aos conceitos de acessibilidade, sustentabilidade e equidade social;
- Fornecer subsídios teóricos e práticos aos educadores;
- Refletir sobre os mitos e crenças que envolvem a Educação para o Trânsito.
Tutor: Roberto Pardinho
Conversas sobre avaliação
Estudo sobre avaliação como um meio indispensável para o planejamento e acompanhamento das ações relacionadas ao ensino/aprendizagem. Partindo do contexto filosófico/histórico, perpassando pelos diversos instrumentos avaliativos e a cargo de que a avaliação está servindo dentro das concepções avaliativas e suas manifestações da prática tanto no ensino em modo presencial ou modo híbrido.
Orelhinha do Bem
Objetivos:
· Desenvolver formação que esclareça a importância da saúde auditiva na qualidade de vida e no processo educativo;
· Compreender e utilizar na prática pedagógica as etapas do desenvolvimento auditivo verbal subsidiando elementos que eliminem dificuldades de linguagem oral e escrita no processo de aprendizagem;
· Valorizar a experiência de cada professor criando e planejando estratégias e situações de uso da linguagem de modo a evidenciar todas as suas funções;
· Sensibilizar o olhar dos(as) educadores(as) para identificar educandos(as) com possíveis sinais de alterações auditivas, uma das ações do Programa Saúde na Escola – PSE.