Novo E-mail Institucional (@educacao.guarulhos.sp.gov.br)

ORIENTAÇÕES DE UTILIZAÇÃO DO E-MAIL INSTITUCIONAL


O novo e-mail institucional (seunome@educacao.guarulhos.sp.gov.br), disponibilizado em 2020 pela Secretaria Municipal de Educação é uma ferramenta oficial que tem como intuito padronizar a comunicação via correio eletrônico entre as Unidades Escolares e Departamentos dessa Secretaria.

COMO ACESSAR O E-MAIL INSTITUCIONAL

O acesso é feito pelo endereço https://www.office.com com seu usuário e senha que foram encaminhados para as Unidades Escolares.  Por padrão o seu e-mail institucional é composto por: primeiro nome + Iniciais do(s) sobrenome(s) +  @educacao.guarulhos.sp.gov.br.

 

Exemplo: Se seu nome for Maria Silva Nunes, seu e-mail por padrão será mariasn@educacao.guarulhos.sp.gov.br.

 

Obs.: Caso não possua e-mail institucional ou não se lembre do login ou da senha, você poderá solicitar a redefinição via SiaGru. Caso não tenha usuário e senha do Siagru, entre em contato com o Service Desk da Secretaria de Educação através do e-mail servicedesk@educacao.guarulhos.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 2475-7408.

 

COMO REDIRECIONAR O E-MAIL CORPORATIVO (@guarulhos) PARA O E-MAIL INSTITUCIONAL (@educacao.guarulhos)

Caso você utilize o e-mail corporativo (@guarulhos.sp.gov.br), é indicado realizar o redirecionamento para o novo e-mail institucional (@educacao.guarulhos.sp.gov.br).

Para configurar o redirecionamento, siga a sequência:

  •    Acesse a plataforma de e-mail Zimbra através do endereço https://mail.guarulhos.sp.gov.br
  •    Preencha os campos da tela de login com seu usuário e senha (Caso não se lembre entre em contato com o Service Desk da Secretaria de Educação)
  •    Após realizar o login, clique na aba Preferências localizada na parte superior da tela;
  •     No menu de funcionalidades do lado esquerdo da tela, clique em E-mail;
  •     Faça a rolagem da tela até encontrar a opção “Recebendo mensagens” e no campo “encaminhar uma cópia para” inserir seu e-mail institucional @educacao.guarulhos.sp.gov.br;
  •     Clique em salvar no canto superior esquerdo para concluir a ação.


COMO CONFIGURAR O E-MAIL PARA ACESSAR NO CELULAR

Também é possível utilizar sua conta de e-mail institucional a partir de seu smartphone, para isso acesse sua loja de aplicativos (PlayStore ou AppleStore) e pesquise por MSOutlook. Após instalar o aplicativo, informe suas credenciais de acesso para finalizar a configuração de sua conta.


COMO SOLICITAR UM EMAIL DE DISTRIBUIÇÃO (ALIAS)

É possível criar um endereço que distribui os e-mails para vários usuários, esse recurso é chamado de ALIAS (apelido) e serve para que as informações sejam encaminhadas para um determinado grupo de pessoas.

Exemplo: Se a escola possui o ALIAS epgmaria@educacao.guarulhos.sp.gov.br, e todos os colaboradores da escolas estão cadastrados nesse ALIAS, ao enviar um e-mail para epgmaria@educacao.guarulhos.sp.gov.br todos os colaboradores receberão o conteúdo em suas caixas de entrada.

É possível solicitar a criação de uma ALIAS através do Siagru informando:

  •          Nome completo do usuário;
  •          CPF do usuário;
  •          Código Funcional do usuário;
  •          Função do usuário;
  •          Unidade de Trabalho do usuário;
  •          Nome do ALIAS;
  •          Lista de e-mail que será vinculada ao ALIAS.


EM CASO DE DÚVIDAS

Entre em contato com o Service Desk do Departamento de Planejamento e Informática na Educação, através do e-mail servicedesk@educacao.guarulhos.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 2475-7408.

» BASE DE CONHECIMENTO