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Encontro em Guarulhos reúne Secretários Municipais de Educação da Região Sudeste



Por Bárbara Braz
Publicado em 23/01/2018
Editado em 14/01/2020, às 11:45

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Garantir que todos os estados e munícipios tenham condições de implementar ações de inovação e uso de tecnologia nas escolas, formar professores para trabalhar com tecnologias na educação básica, usar conteúdos educacionais digitais. Esses foram os objetivos do encontro “Diretrizes Programa Educação Conectada”, que reuniu na última segunda-feira, 22, cerca de 40 Secretários Municipais de Educação da Região Sudeste, na sede da Secel (Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer). 

Juntamente com os representantes do Ministério da Educação, Renilda Peres de Lima (Diretora de Apoio às Redes de Educação Básica), Alexsander Moreira (Coordenador geral de apoio às redes de educação básica e infraestrutura educacional), o Prefeito Guti e o Secretário da Secel, João Carlos Pannocchia, fizeram a abertura do encontro.
Parte do Programa de Tecnologia do Ministério da Educação (MEC), a iniciativa da Prefeitura de Guarulhos tem por objetivo acelerar o uso pedagógico da tecnologia nas escolas da Rede Municipal. A tecnologia é um instrumento eficaz para conquistar equidade no acesso ao estudo, contemporaneidade no aprendizado e melhorias na gestão das redes educacionais.

Para o Prefeito Guti, foi uma satisfação enorme receber os Secretários Municipais de Educação e representantes de cada munícipio em Guarulhos, para esse encontro tão importante para o desenvolvimento da educação no país. 

“Esse projeto é crucial para o andamento da nossa educação, não tenho dúvida. Temos que pensar não apenas na nossa cidade, mas em construir algo sólido para balizar outros municípios a seguirem o mesmo caminho. Estamos falando em criar e educar vidas para o futuro, e nós temos que ter essa sensibilidade, esse comprometimento com as próximas gerações”. O Prefeito Guti ressaltou ainda que “Política de inovação, na verdade não é só na educação, mas inovação em tudo é necessário, mas na educação, sobretudo, é muito mais importante”.

Política de Inovação Educação Conectada

O impacto da tecnologia nas relações pessoais, sociais e econômicas é sensível e dinâmico. Porém, não basta criar infraestrutura para levar tecnologia às escolas, as práticas pedagógicas devem ser orientadas para a inovação nas salas de aula. Sendo assim, reconhece-se que o potencial da tecnologia em favor da educação só é concretizado integrando-se quatro dimensões: visão, competências de gestores e professores (formações), acesso e qualidade de recursos educacionais digitais e infraestrutura. São esses também os pilares da Política de Inovação Educação Conectada.

De acordo com a Diretora de Apoio às Redes de Educação Básica Renilda Peres de Lima, que liderou o encontro, o Programa traz uma inovação, qual seja, pensar na educação, no professor e no aluno conectado em diversas dimensões.

“Quando falamos em educação conectada, não estamos falando somente da internet; estamos falando da inclusão das escolas na cultura digital, oferecendo condições para que nossos educadores e educandos adquiram de uma política efetiva, capaz de gerar uma mudança sistêmica nos processos escolares. Precisamos investir na escola, para que ela possa vencer a barreira da equidade”, destacou Renilda.  

A Política de Inovação Educação Conectada está planejada para ser desenvolvida de 2017 a 2024, de forma a contemplar gradualmente escolas urbanas e rurais, em três grandes fases: indução, expansão e sustentabilidade. Após o processo formal de adesão cada rede designará um servidor em exercício como articulador da Política no âmbito local, e será orientada a realizar um Diagnóstico para subsidiar a elaboração de seu Plano de Inovação que oriente a inclusão da inovação e da tecnologia na prática pedagógica de suas escolas.

Para assistir a transmissão do encontro, acesse:

youtube.com/watch?v=Tl__WiQT-f8

youtube.com/watch?v=jo7oDs-EfR4
 



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