Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Portal da Secretaria de Educação de Guarulhos
acc toolbox
contraste de cor
tamanho do texto
destacar conteúdo
zoom
  


Projeto Horta na Escola incentiva práticas saudáveis de alimentação



Por Bárbara Braz
Publicado em 19/04/2018
Editado em 13/01/2020, às 14:44

1558 visualizações

 Foto: Eduardo Calabria
Na manhã dessa quinta-feira (19), a EPG Nazira Abbud Zanardi, localizada no bairro Recreio São Jorge, inaugurou o Projeto Horta na Escola “Deu na Telha”, iniciativa que envolveu toda a comunidade escolar.  A ação é uma parceria entre as Secretarias de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Saúde com a UBS Recreio São Jorge, Fundo Social de Solidariedade e os alunos da faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo). 

O Projeto incentiva pequenos cultivos de hortaliças em canteiros organizados na escola, o que traz diversos benefícios aos alunos, como por exemplo, a produção e o consumo de alimentos naturais. Além disso, a ação objetiva expandir a horta para toda a comunidade. 

Para a vice-diretora da escola América Zanela Rodrigues, o Projeto incentiva as crianças a participarem do processo de semeadura, além de ver a planta crescer, regar, colher, preparar, experimentar e mudar a própria alimentação.

"Todo esse trabalho é feito com os nossos alunos em sala de aula, para que eles tenham um compromisso de preservar o Meio Ambiente e ter uma alimentação saudável. Foi um dia muito importante para a nossa escola e pretendemos manter esse Projeto por muito tempo”, destaca a vice-diretora. 

As atividades pedagógicas propostas e as reflexões sobre a “Horta Pedagógica”, que foram iniciadas pela equipe da Secel em Hora-atividade na unidade escolar, ampliaram o entendimento dos professores e das crianças sobre o que é a natureza e permitem que os alunos possam colocar a mão na massa, em hortas coletivas e projetos de compostagem.

A aluna do 1º ano, Ana Júlia, de 6 anos, nunca teve o contato com uma horta e ficou muito feliz pela primeira experiência. “Eu gostei muito de plantar alface na escola. Eu entendi que precisamos cuidar muito bem dela quando plantamos e dar bastante água, para que fique uma alface bem linda para gente comer depois”, disse Ana Júlia. 

Atualmente, cerca de 20 escolas municipais participam do projeto. Na EPG Nazira Abbud Zanardi, por exemplo, a iniciativa começou em outubro de 2017, e desde então, incentiva os alunos a cuidarem da horta, com a finalidade de promover hábitos alimentares saudáveis.

A iniciativa, que vem crescendo gradativamente na Rede Municipal, faz com que mais e mais alunos adquiram hábitos conscientes, levando para a vida ensinamentos ecológicos e amplificando a necessidade de mudanças de postura da sociedade em relação à natureza.

Para ver mais fotos, clique aqui.
 




Outras Notícias

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.