O Evento

Acolher e proporcionar aos educandos, crianças, jovens e adultos, aprendizagens da cultura corporal por meio das práticas corporais da Educação Física

Galeria de Imagens

JOGOS ESCOLARES MUNICIPAIS – JEM 2023

Os Jogos Escolares Municipais – JEM 2023, é um evento com espaço de vivências das práticas corporais, pautado na Proposta Curricular QSN 2019 Ensino Fundamental, no eixo o Educando e a Educação Física.

Downloads essenciais

Nesta seção você vai encontrar arquivos importantes para sua participação nos Jogos Escolares !

Este ano estamos realizando a 11ª edição do JEM

O evento tem como objetivo geral promover a integração entre os Educandos das Escolas da Prefeitura de Guarulhos pela efetiva participação de vivências das práticas corporais, para uma educação integral de qualidade, e de construção social, multidimensional, de igualdade, equidade, respeito a sustentabilidade, e compromisso com a diversidade, reconhecendo as identidades culturais dos educandos, e ancoragem social dos conhecimentos das práticas corporais como patrimônio cultural.

A Etapa Escolar aconteceu no período de 02/05 a 19/05

A Fase Escolar é o momento em que todos os educandos terão a oportunidade de participar dos Jogos Escolares 2023.

Esse é o momento para abrirmos as portas da escola e deixar a alegria e o movimento dos jogos invadirem o ambiente escolar, contagiando e convidando a todos os envolvidos para vivenciarem as diferentes manifestações relacionadas as práticas corporais.

A realização deste momento sugere o planejamento e um olhar diferenciado para a realidade de cada escola. Por isso é significativa à participação de toda a equipe escolar para a realização desta etapa.

No período de 24/04 a 28/04 as escolas que participarem da Etapa escolar, deverão enviar o cronograma das atividades da Etapa Escolar no e-mail jem@educacao.guarulhos.sp.gov.br, este de extrema importância para que a Comissão Organizadora do JEM 2023 possa fazer o acompanhamento.

A educação escolar com olhar a diversidade deve proporcionar a construção da autonomia dos sujeitos pautados pela ética, empatia e resiliência, cujos valores compreendem a escola como lugar de criação e recriação contemplando o multiculturalismo como uma liberdade conquistada de cada cultura, um diálogo crítico entre as diversas culturas.

Essa vivência, visa à experimentação das práticas corporais culturalmente embasados, e desenvolver-se em torno do histórico contexto socioeconômico a partir da vivência da cultura local, regional e étnica, e da experimentação que permitam ao Educando refletir sobre a sua ação enquanto sujeito social capaz de transformar e interagir com o ambiente em que vive.

Considerando as concepções de educação da rede e os princípios que norteiam o JEM, a escola poderá realizar um festival de jogos e brincadeiras envolvendo todos os Educandos (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos- EJA), assim como outras possibilidades que a escola possa desenvolver juntamente com o seu coletivo.

As escolas que quiserem compartilhar a etapa escolar poderão enviar as fotos e vídeos das atividades no e-mail jem@educacao.guarulhos.sp.gov.br, para colocarmos no portal, ou marcar as redes sociais da SE, como também na hashtag #jemgru2023.