Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Portal da Secretaria de Educação de Guarulhos


Grandes nomes da música erudita no Brasil participam de Masterclass no Cemear



Por Carla Maio
Publicado em 30/04/2018
Editado em 22/01/2020, às 15:25

485 visualizações

O Masterclass com a participação de alunos de violino, violoncelo e piano do Conservatório Municipal de Guarulhos na noite da última sexta-feira, 27, no Centro Municipal de Educação e Artes (Cemear) foi marcado pelas presenças dos renomados solistas Elisa Fukuda, Joel de Souza e Vera Astrachan. Os músicos estavam na cidade para espetáculo em homenagem a Beethoven e aceitaram o convite do maestro Emiliano Patarra, diretor do Conservatório, para compartilhar com os alunos um pouco de sua vasta experiência.

Durante o encontro, caracterizado como uma espécie de aula aberta, os jovens instrumentistas e ouvintes tiveram a oportunidade de adquirir conhecimentos sobre música e interpretação, tiraram dúvidas, trocaram experiências, obtendo valioso feedback dos convidados.

Em cada uma das audições, Joel, Elisa e Vera se dedicaram a orientar os alunos no modo de execução de obras cuidadosamente selecionadas para a Masterclass. Cada um deles, a seu modo, observou as particularidades das peças executadas, pontuando aspectos que precisam ser potencializados e valorizados pelos estudantes.

Para o professor de violino Eduardo Maueski Leite de Camargo, a avaliação que a professora Elisa Fukuda fez de seus alunos é algo bastante positivo: “A Masterclass é importante para que os alunos possam saber como estão em relação à visão de um instrumentista renomado como a Elisa, uma das professoras mais reconhecidas do país, sobretudo pelo seu olhar clínico e refinado a respeito do estudo desse instrumento”. 

Eduardo enfatiza que a orientação de Elisa é igualmente importante para avaliar seu trabalho como professor, pois reforça o tratamento e direcionamento oferecido aos alunos pelo Conservatório de Guarulhos. 

Quem passou pela experiência de ser avaliado foi o jovem violoncelista Lucas Teixeira de Moraes, de 16 anos, um dos músicos recém-admitido pela Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos. Guarulhense, Lucas conta que toca violoncelo desde os 8 anos e que está muito satisfeito com as aulas do Conservatório. “Com minha entrada na Orquestra, já percebi que evoluí bastante. Com a ajuda do Joel, observei algumas coisas que não tinha me dado conta antes, e que posso melhorar em muitos aspectos, principalmente com a ajuda do meu professor”. 

Para Elisa e Vera, a orientação oferecida em encontros com esse formato de Masterclass complementa o trabalho feito em sala de aula: “A Masterclass permite que alunos e professores percebam se estão na direção certa. Os alunos têm que ter calma, têm que ir degrau por degrau, sem pular etapas e sem deixar que o entusiasmo atrapalhe a realização técnica do instrumento”, pontua Elisa.

Para Vera, o nervosismo dos alunos com a presença de um convidado de fora é algo bastante normal: “Não há quem não fique nervoso diante de uma avaliação, não apenas os iniciantes, mas instrumentistas de todos os níveis, ainda assim, espero que eles tenham aproveitado as orientações”, vibra Vera, bastante graciosa.

Para conferir as fotos da Masterclass, clique aqui:
 



Assuntos Relacionados

Cultura Cemear Masterclass Música


Outras Notícias