Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Portal da Secretaria de Educação de Guarulhos


Turma do curso de espanhol do Cemear convida trupe chilena para bate papo



Por Carla Maio
Publicado em 17/08/2017
Editado em 27/01/2020, às 13:02

543 visualizações

O clima era de novidade e intercâmbio de experiências entre os alunos do 3º módulo do Curso de Língua Espanhola do Cemear – Centro Municipal de Educação e Artes – e os atores da companhia chilena Tarea Urgente. Convidados para um bate papo com a turma sobre os aspectos culturais do idioma, a equipe aproveitou para falar do espetáculo Cordones Industriales, apresentado pela companhia no Teatro do Adamastor Centro, na última segunda-feira (14).

“Recebê-los foi muito gratificante, os alunos já têm um nível de aprendizado bastante maduro e puderam compreender com tranquilidade o contexto cultural do espetáculo”, explica a professora de espanhol Elvira Maria dos Santos. Para Elvira, o diálogo com os chilenos também permitiu aos alunos compreender as diferenças e variações linguísticas entre os falantes de espanhol de diferentes países.

Encantado com a língua espanhola desde a adolescência, Jesanias da Fonseca Coelho, de 33 anos, conta que já havia estudado em outras escolas antes de conhecer o curso do Cemear. “Aqui, nós temos a oportunidade de fazer estudos sobre o cotidiano e a cultura dos países, vivemos a língua espanhola plenamente”, vibra. Funcionário de uma companhia aérea no Aeroporto Internacional de Guarulhos, Jesanias gostou muito da oportunidade de conversar e compartilhar conhecimentos com os chilenos.

Para a atriz Valéria Yañez, tanto os artistas quanto as pessoas com as quais eles têm a chance de interagir se transformam com esse intercâmbio. “É muito interessante poder dialogar de forma horizontal com diferentes públicos sobre nossa cultura tão arrasada pelo individualismo, nos relacionar com as pessoas em contextos que não têm o turismo como foco e por isso nos permite um relação mais próxima entre o trabalho que fazemos e aqueles que nos acolhem”. 

A companhia Tarea Urgente é uma dentre as trupes que está em Guarulhos participando do I Festival Internacional de Teatro Comunitário Panamérica Utópica.

 

Cursos de línguas do Cemear

O Centro Municipal de Educação e Artes – Cemear oferece  cursos de língua inglesa e espanhola a adultos e jovens a partir de 13 anos completos e alfabetizados. As aulas têm duração de 3 horas e acontecem 1 vez por semana. Sua duração é de 2 anos e meio.

Terceiro idioma mais falado no mundo, o curso espanhol tem ênfase no ensino de língua, pesquisa e estudo da cultura, identidade e literaturas espanhola e hispano-americana.

Já o curso de língua inglesa tem duração de 3 anos divididos em seis módulos com a possibilidade do acréscimo do nível avançado. O curso tem como principal objetivo proporcionar à população o ensino da língua priorizando as habilidades de compreensão e produção oral e escrita a fim de capacitar o aluno a utilizar o idioma a interagir com outros falantes.

 

Cordones Industriales, com a Cia Tarea Urgente

Ambientada nos conflitos trabalhistas do início da década de 1970, no Chile, durante o governo da unidade popular de Salvador Allende, Cordones Industriales mostra a realidade dos trabalhadores, que em situação de opressão extrema, eram privados de direitos básicos como, por exemplo, ir ao banheiro.

Em meio a conflitos internos entre as necessidades dos trabalhadores e o medo de represálias, as cinco atrizes do espetáculo vão mostrando como a organização em uniões territoriais, conhecidas como Cordones Industriais, permitiu que os trabalhadores pudessem lutar para exigir seus direitos.

 

 




Outras Notícias