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Prefeitura participa do 6º Congresso Internacional de Educação em Votuporanga



Por Danielle Andrade
Publicado em 26/03/2019
Editado em 09/01/2020, às 14:40

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O subsecretário de Educação, Fernando Moraes participou na última sexta-feira (22), do evento de lançamento do 6º Congresso Internacional de Educação (CIENP), na cidade de Votuporanga. Na ocasião, Fernando foi convidado para ministrar sobre o tema “Redes colaborativas na Educação”, organizado pelo ADE Noroeste Paulista - Arranjo de Desenvolvimento da Educação. O encontro visa trabalhar de forma integrada a fim de promover o desenvolvimento da educação pública nos municípios do noroeste paulista. 

A palestra foi realizada para prefeitos, secretários municipais da educação, coordenadores, além de convidados de toda a região, e tratou sobre rede colaborativa de troca e de fortalecimento mútuo para criação de um futuro capaz de transformar e impulsionar a educação pública. “É de grande importância fazer uma discussão mais apurada para quem faz a gestão do município, sobre o conceito de política pública, não só territorial, mas também a regionalizada. Saber como eles pensam educação nessa regionalização, e também sem perder os parâmetros do padrão nacional.”, destaca o subsecretário Fernando Moraes.

A 6ª edição tem como tema central “Competências Socioemocionais” e acontece entre os dias 17 e 19 de julho, no Centro de Eventos Valério Giamatei. Entre os nomes já confirmados para esta edição, profissionais reconhecidos nacional e internacionalmente, como Leandro Karnal, Nino Paixão, Fernando Moraes e Luciana Brites. 

ADE Noroeste Paulista

O ADE Noroeste Paulista conta com cerca de 1500 especialistas e profissionais na área de Educação, na qual reúne mais de 50 municípios do interior e, é responsável por discutir a educação que irá impactar na vida de mais de 50 mil alunos da Educação Básica, de mais de 250 Escolas Públicas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Os Arranjos são constituídos por meio da integração de municípios com características sociais e econômicas semelhantes, dentro de uma determinada região, com o interesse de abordar soluções em grupo, trabalhar em rede, trocar experiências sobre questões educacionais e fomentar a cooperação entre os municípios para a implementação das ações do PAR (Plano de Ação Articulada), estabelecendo uma colaboração horizontal e intermunicipal, e uma colaboração vertical entre os entes federados, com o propósito de elevar qualitativamente a Educação num território regional, com o apoio das instituições parceiras.
 



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