Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Portal da Secretaria de Educação de Guarulhos


Ivanir Acosta: um profissional dedicado à Educação Física



Por Diego Alves
Publicado em 01/09/2017
Editado em 24/01/2020, às 16:56

456 visualizações

44 anos de trabalho, dedicação, empenho e muito amor pela Educação Física. O preâmbulo retrata muito bem o caráter e a trajetória profissional de Ivanir Acosta, de 64 anos, funcionário da Prefeitura de Guarulhos há quase 5 décadas.

Ivanir começou como estagiário em 1973 e de lá para cá, muitas são as histórias de superação, títulos, dificuldades que viveu e presenciou, sempre demonstrando paixão pelo esporte e pelas pessoas. O profissional guarda na memória o início de sua carreira e aqueles que o ajudaram, define a gratidão como norte do caráter de um bom cidadão. 

“Agradeço a todos aqueles que me ajudaram a chegar até aqui, porém, duas pessoas são especiais nesse percurso, os professores Bernardes e Marcos Magnoni, amigos que a Educação Física me deu para toda vida”, conta emocionado. 
As grandes biografias revelam pessoas que fazem de tudo por aquilo que acreditam. Ivanir é uma dessas pessoas. Entre treinos e conquistas, ele perdeu as contas de quantas vezes investiu tempo e dinheiro para que o esporte guarulhense tivesse o merecido destaque.

“Sou da época que os professores amavam a profissão. Não queria saber se tinha que pegar meu carro ou ir de ônibus em bairros afastados para os treinos, ajudar atletas, acompanhar seletivas. Esse sempre foi o nosso diferencial”, completou Acosta.  

O atletismo é sua paixão. O currículo de troféus e atletas formados por ele é extenso. Foram diversos títulos de Jogos Regionais, Abertos, Campeonatos estaduais e nacionais, e até Sul-Americano com a Seleção brasileira, em 1981. Dentre centenas de esportistas que passaram pelos seus ensinamentos, um deles é mundialmente conhecido: João Carlos de Oliveira, mais conhecido como João do Pulo. “Apenas fiz parte de uma equipe de professores que o treinou, mas de fato, é um orgulho ter contribuído com ele”, disse.

Atleta, técnico, dirigente e até Secretário de esporte. No dia em que o profissional de Educação Física é celebrado, pessoas como Ivanir Acosta sintetizam, de forma ímpar, o sentimento e a missão de toda classe. Um profissional que trabalha para ajudar na formação do cidadão em suas áreas afetivas, cognitivas, psicossociais e socioculturais, assim deve ser o educador físico, assim é Ivanir Acosta. 


 



Assuntos Relacionados

Escola 360 Esportes


Outras Notícias