Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Portal da Secretaria de Educação de Guarulhos


Festival de Ópera de Guarulhos apresenta O Cônsul, do ítalo-americano Giancarlo Menotti



Por Carla Maio
Publicado em 18/10/2021
Editado em 18/10/2021, às 10:38

727 visualizações


Para dar continuidade ao 1º Festival de Ópera de Guarulhos, a Orquestra Gru Sinfônica reapresenta o espetáculo O Cônsul, ópera em três atos do compositor ítalo-americano Giancarlo Menotti nesta sexta, 22, às 20h, e domingo, 24, às 19h, no Teatro Adamastor. Os ingressos são limitados a 300 lugares e estão disponíveis para retirada gratuita no site http://orquestrasdeguarulhos.com/. O espetáculo do dia 24 também será transmitido pelas redes sociais das orquestras no YouTube e no Facebook.

Grande sucesso da Temporada 2020 da Série No Mundo da Ópera, que estreou em novembro do ano passado, O Cônsul tem direção cênica de Pablo Maritano. Participam dessa montagem as sopranos Tati Helene e Thayana Roverso, o barítono Vinícius Atique, o tenor Giovanni Tristacci, os baixos Sávio Sperandio, Gustavo Lassen e Andrey Mira, a contralto Nathália Serrano e as mezzosopranos Juliana Taino e Ana Lucia Benedetti.

A reapresentação O Cônsul segue a lógica do 1º Festival de Ópera de Guarulhos como um todo, cujas montagens priorizam, sobretudo, a alta qualidade do elenco e, mesmo em condições adversas, garante a realização de um espetáculo com excelência. Além disso, a remontagem permite o uso de figurinos e cenários que já são parte do acervo, o que evita custos, viabiliza novas remontagens e a apresentação das orquestras de Guarulhos em espetáculos e festivais de outras cidades.

Uma obra premiada

A Ópera O Cônsul estreou em 1950, há 70 anos, e logo após sua estreia ganhou uma série de prêmios bastante importantes, dentre os quais o Pulitzer de Música. Tais premiações fizeram com que Giancarlo Menotti tornasse conhecido no ambiente lírico e se duende firmasse como criador. Na obra, ele combina tanto recursos de escrita musical explorados por compositores ligados à vanguarda criativa da época quanto uma escrita calcada nos estilos consagrados das gerações anteriores, sempre em função das necessidades do enredo.

Contrariando o imaginário popular de que as narrativas das óperas devem versar tão somente sobre enlaces amorosos, a obra conta a história de um ativista político, que cruza a fronteira para fugir da polícia, deixando sua família do outro lado. Para se juntar a ele nesse outro país, sua mãe, esposa e filho precisam de uma autorização do Consulado, mas aguardam ser atendidos e engrossam o número de pessoas que esperam por soluções, com suas vidas em suspenso. Nesse cenário dramático, Menotti problematiza a falta de empatia pelo sofrimento do outro. Muito embora escrita há 70 anos, a história é assustadoramente atual.

Para saber mais sobre os eventos culturais da cidade, acesse https://www.guarulhos.sp.gov.br/agendacultural. 

Serviço

Orquestra Gru Sinfônica apresenta O Cônsul - Série No Mundo da Ópera

Sexta, 22 de outubro, às 20h

Domingo, 24 de outubro, às 19h

Teatro Adamastor

Av. Monteiro Lobato, 734 – Macedo

Transmissão pelas redes sociais das orquestras de Guarulhos

YouTube: www.youtube.com/channel/UCS9r_T3pJEr2wnZreRGSo1g 

Facebook: www.facebook.com/ojmguarulhos/ 




Assuntos Relacionados

Cultura


Outras Notícias