Por Carla Maio
Publicado em 22/07/2022
Editado em 22/07/2022, às 7:52
O concerto da Orquestra Gru Sinfônica com composições de grandes mestres da música clássica como Beethoven, Brahms, Rossini, Berlioz, entre outros, abre a programação da 3ª semana de espetáculos do 52º Festival de Inverno de Campos do Jordão neste sábado (23), às 11h, no parque Capivari.
Residente do festival, a Gru Sinfônica recebe no palco os alunos do curso de regência do Festival de Campos do Jordão, sob coordenação do professor Neil Thomson.
O espetáculo estende a atividade pedagógica realizada na cidade de Guarulhos com alunos da rede municipal aos estudantes do curso de regência do festival. De acordo com o vice-prefeito e Secretário de Cultura, Professor Jesus, a ação de intercâmbio reforça o principal objetivo da Orquestra Gru Sinfônica.
“A colaboração para a aprendizagem de futuros maestros está em harmonia com atuação pedagógica qualificada dos instrumentistas da orquestra nas escolas da rede municipal, ocasião em que são oferecidas aulas de iniciação musical para as crianças, o que vislumbra a formação futura de mais músicos profissionais”, comemora o Professor Jesus.
Jovens regentes
Dentre os estudantes do curso de regência do Festival de Inverno de Campos do Jordão está o inglês Otis Enokido Lineham, de 26 anos, que em sua primeira vez no Brasil confessa estar bastante animado em reger a Gru Sinfônica. “Treinamos para lidar com orquestras em todo o mundo para tocar as mesmas músicas, mas todo mundo acaba tocando de um jeito um pouco diferente, então, como regente, tenho que aprender a lidar com isso, a fazer ajustes, ver o que todos querem e precisam e isso é uma experiência muito agradável”, vibra o jovem regente.
Ao longo de toda a semana, os instrumentistas da Gru Sinfônica e os estudantes de regência passaram por uma imersão em estudos e ensaios, oportunidade de interação profunda, voltada à especialização dos cursistas.
“Já trabalhei com o maestro Patarra em outras situações como pianista, mas essa é a primeira vez que venho reger a orquestra da cidade. Estou muito honrado e satisfeito com a disponibilidade imediata e o carinho de todos os instrumentistas em abraçar o repertório e toda essa construção coletiva. É uma grande oportunidade para todos nós fazer um repertório com a classe de regência”, diz o regente Flávio Lago, 34.
O resultado desse trabalho será apresentado no dia 23, em Campos do Jordão e, no dia 24, domingo, às 20h, no Bosque Maia, em Guarulhos, durante o 1º Festival de Inverno de Guarulhos, com um programa que traz grandes compositores da música de concerto.
Profissionalismo
Para o coordenador do curso de regência do festival de Campos de Jordão, o professor escocês Niel Thomson, a parceria com a Gru Sinfônica é grande oportunidade de aprendizado para os regentes em formação, considerando o alto nível de colaboração, responsabilidade, seriedade e disciplina dos músicos da Gru Sinfônica.
“Ser regente é difícil. Quando você é violonista, você tem um violino em casa e pode praticar todos os dias; mas, quando você é regente, você não tem uma orquestra em casa para praticar, então, essa forma de aprender tem que ser em frente de 50 pessoas e isso pode ser um pouco estressante”, explica Thomson.
Atividade de formação especializada na área de música de concerto, o Festival de Inverno de Campos do Jordão é um dos mais importantes do país e de toda a América Latina. Para o maestro Emiliano Patarra, regente das orquestras de Guarulhos, o festival se caracteriza como um momento de celebração.
“Todas as atenções do universo orquestral voltam-se para Campos de Jordão durante o festival e fazer parte disso é estar em meio ao que há de mais importante no mundo da música de concerto. As orquestras de Guarulhos são parte dessa engrenagem e estamos muito contentes com o convite e a conquista desse espaço”, diz Patarra.
Para conferir a programação completa do 52º Festival de Inverno de Campos do Jordão acesse http://www.festivalcamposdojordao.org.br/. Para conhecer os eventos culturais que acontecem em Guarulhos acesse https://www.guarulhos.sp.gov.br/agendacultural.
Fotos: Gezer Amorim