Publicado em 07/11/2022
Editado em 08/11/2022, às 16:25
O Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas (DOEP), vice-diretores e gestores das Escolas da Prefeitura de Guarulhos participaram de uma formação do Programa Saúde na Escola (PSE) no Centro Municipal de Educação Adamastor. O encontro aconteceu no dia 27 de outubro e abordou o papel do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Guarulhos) que compõem a Rede Nacional de Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública, e a cobertura vacinal no município de Guarulhos: seus limites e possibilidades.
A formação foi realizada pelas técnicas do Departamento de Vigilância em Saúde, Magda Carvalho que é cirurgiã-dentista, especialista em Saúde Pública, Gestão em Saúde e Saúde da Família, e Priscila Ramos que é enfermeira, pós-graduada em Saúde da Família, Pronto Socorro e Terapia Intensiva.
O CIEVS Guarulhos realiza a vigilância diária de rumores e notícias nos diversos meios de comunicação para que as informações mais relevantes subsidiem a verificação e monitoramento de potenciais emergências em saúde pública.
A cobertura vacinal foi enfatizada no que diz respeito à sua valorização e importância, visto que no nosso município até setembro de 2022, a média de cobertura era de apenas 44,29%, dado apresentado pela enfermeira Priscila. De acordo com a coordenadora do PSE pela Secretaria da Saúde, Keila Costa, “esse problema de redução da imunização da população aumenta os riscos de reintrodução de doenças erradicadas no Brasil”.
Fato historicamente comprovado, antes da criação das vacinas, milhares de pessoas perdiam suas vidas ou sofriam com sequelas gravíssimas por serem acometidas por inúmeras doenças, e após a criação e aceitação da população pelas vacinas muitas doenças foram erradicadas. Por isso, nesta formação, através da apresentação de informações verídicas, diálogo e muita reflexão, impugnou-se a desinformação e o negacionismo, mostrando quão fundamental a Vacina é. A mensagem que fica e que deve ser compartilhada, é que não podemos retroceder e permitir que essas doenças retornem às nossas vidas. Vacina não faz mal, pelo contrário, faz bem, vacina salva!
O Programa Saúde na Escola (PSE) cada dia mais tem um papel fundamental para os educandos e consequentemente para toda comunidade escolar. As formações com os Vice-Diretores das escolas da Rede Própria e Gestores das Instituições Parceiras, que são os representantes do PSE nas escolas, têm sempre fomentado ações de prevenção e promoção à saúde, onde estes são os multiplicadores dos saberes cada qual em sua unidade escolar.
O PSE é uma parceria entre a Saúde e a Educação e para a coordenadora do PSE pela Secretaria de Educação, Vanessa Andrade, “a intersetorialidade é a base que nos estrutura e fortalece, por isso é necessário que cada um faça a sua parte, se sinta pertencente a este Programa e vá ao encontro do outro, pois precisamos mostrar a todos que saúde é coisa séria. Criança, jovem ou adulto doente e que sofre com a vulnerabilidade tem dificuldade em aprender e por vezes abandona a escola. É nosso papel, enquanto gestores, mudar essa realidade, planejar e realizar ações que busquem garantia de equidade e cidadania pra todos!”
Dia da Multivacinação com ênfase na poliomielite
No último sábado (5), aconteceu nas 69 Unidades Básicas de Saúde e no Ambulatório da Criança a Campanha da Multivacinação com ênfase na poliomielite. Neste dia o objetivo foi atualizar a carteirinha de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade para impossibilitar a volta de doenças que já haviam sido erradicadas no país.
A vacinação é primordial para o crescimento e desenvolvimento saudável das crianças, e como a cobertura vacinal em nosso município está baixa, precisamos falar sobre e divulgar a todos para que o maior número de crianças sejam vacinadas.