Por Danielle Andrade
Publicado em 07/12/2022
Editado em 07/12/2022, às 16:47
Na última semana, profissionais da equipe de Diversidade e Inclusão da Secretaria de Educação visitaram a Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos - EMEBS Charles Michel de L'Épée, localizada no centro de Itaquaquecetuba, para conhecer o trabalho desenvolvido na educação inclusiva, além de ampliar saberes nos diferentes territórios.
O encontro teve por objetivo acompanhar as estratégias de ensino para as crianças surdas em uma escola bilíngue e o diálogo para a possibilidade de projetos futuros entre as duas secretarias. Na perspectiva da educação bilíngue, a escola oferece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e a Língua Portuguesa como segunda.
A ação intermunicipal contou com a participação dos professores bilíngues da Prefeitura de Guarulhos, Rafael Miguel e Emylle Cabral, que atuam na seção responsável pelos programas para surdos no Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas (DOEP).
A unidade escolar foi inaugurada pela Prefeitura de Itaquaquecetuba em setembro deste ano, tornando-se a primeira escola municipal de educação bilíngue para surdos em classe regular no ensino fundamental do Alto Tietê. A unidade recebeu o nome de Charles Michel de l’Éppée em homenagem ao religioso francês conhecido por elaborar métodos diferenciados para pessoas surdas, com estímulo às habilidades de leitura e escrita de maneira inovadora.
Atualmente oferece atendimento para estudantes da etapa de Educação Infantil e Ensino Fundamental, e pretende atender também a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).