Por Danielle Andrade
Publicado em 30/05/2023
Editado em 31/05/2023, às 9:48
Neste ano o programa Leitura, Emancipação, Interação e Alfabetização (Leia) estabeleceu novas ações para a formação permanente de professores alfabetizadores da rede de ensino de Guarulhos. A iniciativa conta com a novidade de dez tutores para aprofundar os estudos e orientar professores do 1º e do 2º ano do Ensino Fundamental em relação a ações pedagógicas relacionadas à alfabetização na perspectiva do letramento dos alunos.
As formações são realizadas pelos tutores mensalmente, divididas em dez polos regionais, de forma organizada para contemplar a proximidade entre as unidades escolares, com um número menor de cursistas e datas, e em horário de trabalho.
O Leia foi implementado como política pública para alcançar as metas da administração municipal relativas à garantia da alfabetização para todas as crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental. Tais ações ocorrem por meio de metas progressivas, estabelecidas com base na avaliação do município e conforme a proposta curricular da rede - Quadro de Saberes Necessários (QSN).
O programa Leia foi instituído pela lei 7.865/20 e busca intensificar as ações de formação dos professores, com referência no conhecimento didático de alfabetização, compreender a concepção de ensino e aprendizagem de leitura e escrita, favorecer a organização de uma rotina de leitura e escrita coerente com a concepção de alfabetização presente na proposta curricular, potencializar a organização de ações para a aprendizagem em alfabetização e refletir sobre encaminhamentos didáticos que favoreçam a interação entre os alunos com diferentes saberes.