Cookie Consent by FreePrivacyPolicy.com Portal da Secretaria de Educação de Guarulhos


Professores ingressantes na rede municipal participam de formação



Por Danielle Andrade
Publicado em 14/07/2023
Editado em 20/07/2023, às 15:22

675 visualizações

Ao longo da semana cerca de 200 professores ingressantes na rede municipal de Guarulhos participaram de ação formativa, no Centro Municipal de Educação Adamastor. A partir de uma abordagem prática e integrativa, os encontros tiveram como objetivo proporcionar o desenvolvimento profissional contínuo dos educadores e maior apropriação da proposta curricular, que traz como concepção da rede a educação integral e a centralidade no educando.  

A formação, realizada pela Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas (Doep), envolveu professores efetivos de Educação Infantil e Educação Básica, além dos professores contratados emergencialmente em 2022 e 2023.  

Durante os cinco dias de formação, os professores vivenciaram diferentes dinâmicas, desde o planejamento às práticas em sala de aula. “Pensando na proposta curricular – Quadro de Saberes Necessários (QSN) de 2019, trouxemos para os professores uma formação na qual pudessem vivenciar um pouco dessa concepção e das práticas que façam sentido nos espaços escolares, tanto para os educandos quanto para os próprios professores”, destaca Fabíola Moreira, responsável pela equipe de formação do Doep.  

Em meio às temáticas abordadas estão inclusão e diversidade, além de currículo e planejamento, com foco no tema Agosto Indígena, que permeou os demais dias de formação. A partir de questões que permeiam o ambiente e as diferentes linguagens na escola, o encontro contou ainda com apresentação dos programas da Divisão Técnica de Educação Ambiental, com objetivo em ações que estão diretamente relacionadas às unidades e comunidades nas quais estão inseridas. 

“Os professores passaram por oficinas que envolveram as diferentes linguagens, arte, educação física e tecnologia, que abordaram desde a pesquisa, vivências corporais até o uso de tecnologias, por exemplo a utilização dos netbooks, entre outros”, relatou Fabíola.  

No encerramento, os professores iniciantes foram divididos em grupos para vivenciar todas as estações relacionadas aos quatro elementos da natureza (terra, ar, fogo e água), explorar diversas dinâmicas e espaços e pensar nas modalidades em que atuam e em como essas práticas podem estar inseridas no dia a dia e nos territórios educativos.   

Após a vivência em cada espaço, houve ainda uma roda de conversa na qual os participantes puderam deixar suas colaborações e contribuições, com compartilhamento de ideias e práticas.

Galeria




Outras Notícias